quinta-feira, 31 de março de 2011

SENTENÇA A FAVOR DO CRUCIFIXO

 

 O Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi, assinalou que a sentença da Corte Européia de Direitos humanos, a favor dos crucifixos nas salas de aula das escolas, é uma "sentença histórica" que respeita as bases da civilização européia e a liberdade religiosa.

    Em sua declaração sobre a sentença  da Corte Européia que resolveu que os crucifixos permanecerão nas salas de aula das escolas públicas da Itália não viola o direito dos pais a educar os seus filhos de acordo às suas convicções, o porta-voz vaticano disse que a sentença deste tribunal "foi recebida com satisfação por parte da Santa Sé".


    "Trata-se de uma sentença histórica, como demonstra o resultado ao que chegou a Grande Sala ao final de um exame profundo sobre a questão", acrescentou.
"De fato, rebateu desde todos os pontos de vista uma sentença de primeira instância, adotada por unanimidade por uma Câmara do Tribunal, que suscitou não só o recurso do Estado Italiano, mas também o apoio de numerosos Estados europeus, como nunca antes tinha acontecido, e a adesão de muitas organizações não governamentais, expressão de um amplo sentimento da população".

    Com esta sentença, continuou, reconhece-se que "a cultura dos direitos do homem não deve ficar em contraposição com os fundamentos religiosos da civilização européia, aos quais o cristianismo deu uma contribuição essencial".
Do mesmo modo, a resolução reconhece que "é um dever garantir a cada país uma margem de avaliação do valor dos símbolos religiosos na própria história cultural e na identidade nacional e do lugar de sua exposição (como foi confirmado nestes dias também por sentenças de tribunais supremos de alguns países europeus)".

terça-feira, 29 de março de 2011

QUARESMA, TEMPO DE VENCER AS TENTAÇÕES

Preparemo-nos para a Páscoa definitiva
 Antigamente, a Quaresma era o período durante o qual – por meio da penitência e da provação – os catecúmenos* se preparavam para receber o batismo na noite de Páscoa. A Liturgia sempre coloca Jesus no Evangelho do Primeiro Domingo da Quaresma vencendo as tentações do demônio. O Nosso Senhor e Mestre não só vence como também nos dá as dicas para vencermos o nosso inimigo e as tentações pequenas e grandes que enfrentamos todos os dias.

O objetivo desta reflexão de hoje será avaliar a nossa defesa e aumentar as nossas resistências diante das tentações e celebrar a vitória com o Senhor Jesus.

O Senhor derrotou o maligno por meio da
Docilidade ao Espírito Santo, pois “no deserto, Ele era guiado pelo Espírito”, da Palavra: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem”; da Oração: “Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus”; do Jejum: Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome”, e pela Adoração: “Adorarás o Senhor teu Deus, e só a Ele servirás”.
Exercendo Sua autoridade que vinha de uma vida coerente e santa. Isso fica bem claro na leitura deste Evangelho.

De maneira semelhante como o antigo povo de Israel partiu durante quarenta anos pelo deserto para ingressar na Terra Prometida, a Igreja, o novo povo de Deus, prepara-se durante quarenta dias para celebrar a Páscoa do Senhor. Embora seja um tempo penitencial, não é um tempo triste e depressivo. Trata-se de um período especial de purificação e de renovação da vida cristã para que possamos participar com maior plenitude e gozo do mistério pascal do Senhor.

Jesus Cristo, ao dar início à caminhada do novo povo de Deus, se dirige ao deserto como lugar de encontro com o Pai, lugar de recolhimento, onde Ele se revela, onde escuta Sua Palavra. E diferente do antigo povo da Aliança, que sucumbe à tentação, se revolta, tem saudade "das cebolas do Egito", onde eles tinham o que comer, mas eram escravos, o Senhor vence a tentação, vence o demônio pela oração, pelo jejum, pela Palavra e pela obediência ao Pai.

A Quaresma é um tempo privilegiado para intensificar o caminho da própria conversão. Esse caminho supõe cooperar com a graça, para dar morte ao "homem velho" que atua em nós. Trata-se de romper com o pecado, que habita em nosso coração, nos afastar de tudo aquilo que nos separa do plano de Deus, e, por conseguinte, de nossa felicidade e realização pessoal.

No pórtico da Quaresma recém-começada, encontramos Jesus tentado pelo diabo. A Bíblia tem vários nomes para esse personagem, mas em todos subjaz a mesma incumbência da sua missão: o que separa, o que arranca; diabo, 
dia-bolus
: o que divide. O demônio – no meio do mundo que o ignora e o torna frívolo – está mais presente que nunca: nos medos, nos dramas, nas mentiras e nos vazios do homem pós-moderno, aparentemente descontraído, brincalhão e divertido.

Com Jesus, como com todos nós, o diabo procurará fazer uma única tentação, ainda que com diversos matizes: romper a comunhão com Deus Pai. Para este fim, todos os meios serão aptos, desde citar a própria Bíblia até fantasiar-se de anjo da luz. As três tentações de Jesus são um exemplo muito atual: da sua fome, converta as pedras em pão; das suas aspirações, torne-se dono de tudo; da sua condição de filho de Deus, coloque a sua proteção à prova. Em outras palavras: o 
dia-bolus
buscará conduzir o Senhor por um caminho no qual Deus ou é tido como banal e supérfluo ou como inútil e nocivo.

Quem duvida de que existem mil diabos, que nos encantam e seduzem a partir da chantagem das suas condições e, apresentando-nos tudo como fácil e atrativo, e que nos separam de Deus, dos demais e de nós mesmos?

Jesus venceu o diabo! A Quaresma é um tempo privilegiado para voltarmos ao Senhor, unindo novamente tudo o que o tentador separou.
Jejuando quarenta dias no deserto, Cristo consagrou a abstinência quaresmal. Desarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a Páscoa definitiva. (Prefácio do 1° Domingo da Quaresma).

Padre Luizinho, Com. Canção Nova

sexta-feira, 25 de março de 2011

CNBB DIVULGA MENSAGEM PELA BEATIFICAÇÃO DE JOÃO PAULO II

   
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, hoje, 25, uma mensagem pela beatificação do papa João Paulo II, que ocorrerá no dia 1º de maio, em Roma. A mensagem foi aprovada pelo Conselho Permanente da entidade, reunido em Brasília desde quarta-feira, 23. A reunião terminha hoje, ao meio dia.
    Na mensagem, a CNBB exalta as virtudes de João Paulo II, lembrando suas três visitas ao Brasil. “Entre nós, ele foi carinhosamente acolhido e aclamado como ‘João de Deus’”, recorda a mensagem.
   Segundo a CNBB, João Paulo II foi marcado pela espiritualidade da cruz que “o acompanhou na experiência da orfandade e da pobreza, nas atrocidades da guerra e do regime comunista, mas principalmente no atentado sofrido na Praça de São Pedro”.
   A CNBB destaca, ainda, o empenho do papa na defesa da vida e da família. “O mundo inteiro foi edificado pelo seu empenho em favor da vida, da família e da paz, dos direitos humanos, da ecologia, do ecumenismo e do diálogo com as religiões”, diz a mensagem.

LEIA A MENSAGEM NA ÍNTEGRA

quinta-feira, 24 de março de 2011

ESPECIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011


CRIANÇAS E JOVENS DA CATEQUESE PAROQUIAL TRABALHAM OS TEMAS DA CF 2011 VISANDO A CONSCIENTIZAÇÃO

A proposta era de que conseguissem convercer o maior número de pessoas atráves de suas ideias e ações.
Algumas delas serão publicadas aqui no blog da paróquia!

Mais cartas, agora da turma da catequistas Lourdinha (5ª etapa) - São Lucas.
Logo teremos outras turmas!
JÚLIA SIQUELLI CAMPOS

terça-feira, 22 de março de 2011

BLOG ATINGE MAIS DE 1.000 VISUALIZAÇÕES EM MENOS DE 2 MESES!

O blog da Paróquia São Domingos ultrapassou a marca de 1.000 visualizações em menos de 2 meses de existência - uma média de mais de 20 acessos por dia.
 Entre o internautas que visitam a página, além dos brasileitros,  estão leitores de vários países da América Latina e Estados Unidos, entre outros!

Obrigado e continuaremos postando notícia de nossa paróquia e temas interessantes para formação e informação!

ESPECIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

 
22 de março: Dia Mundial da Água - “ÁGUA PARA AS CIDADES: RESPONDER AO DESAFIO URBANO”

    O tema esse ano visa incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas, concentrando a atenção internacional sobre o impacto da rápida industrialização, o crescimento urbano da população e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.
    Pela primeira vez na história humana, a maioria da população mundial vive nas cidades e este panorama continua a crescer, de forma mais rápida do que a infra-estrutura das cidades pode se adaptar. A ONU prevê que, utilizando os padrões atuais de consumo, em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima individual de água para as necessidades básicas. Atualmente cerca de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável. A projeção indica um agravamento significativo quando a população mundial atingir os cerca de 10 bilhões de habitantes. As mudanças climáticas poderão acarretar alterações significativas dos padrões atuais de distribuição de chuvas nos continentes. Podemos aliar a essa previsão, a estimativa de que, em 2025, dois terços da população mundial estará vivendo em cidades, e isto se agrava quando se considera que as maiores taxas de crescimento ocorrerão nos países pobres em desenvolvimento.
    Observando-se o processo de urbanização no Brasil, verifica-se que em quatro décadas houve a inversão de 80% de população rural, em relação à população total, na década de 1940, para 80% de população urbana no final do século XX. Pode-se perceber então, o alto grau de transformação que a sociedade brasileira vem sofrendo. As implicações advindas desse fato são de ordem social, econômica, política e ambiental. Os reflexos causados sobre a saúde humana, sobre os recursos naturais consumidos e, por fim, a implicação que a interação de todas essas variáveis necessariamente determina nas políticas públicas é de grande magnitude.

sábado, 19 de março de 2011

COMUNIDADE DE JOVENS JAVÉ COMEMORA 7 ANOS


    "Não tenhais medo, avançai para águas mais profundas!" (Lucas, 5, 1-11), com esse mandamento do senhor Jesus três pessoas tomaram a decisão de montar uma comunidade de jovens em nossa paróquia.

 

   Isso aconteceu em março de 2004, essas pessoas eram Ailson, Gislei, João Campos ( “Campinho” ). E o começo não foi fácil a primeira reunião não teve nenhum jovem somente os Três pilares que se reuniram para pedir a Deus que mandasse a eles jovens dispostos a encontrar o caminho da fé .

 

    E com o tempo passando os jovens foram chegando e tomando conta do salão paroquial da São Lucas, mas faltava algo muito importante à comunidade não tinha nome, e através de uma eleição o nome escolhido foi JAVE (Jesus Alimento de Vida Eterna).

    Domingo após Domingo, a semente de Deus foi semeada no coração de Centenas de jovens que passaram em nossa comunidade, mas nem tudo foi flores em nossa caminhada em certo momento de nossa jornada tivemos uma grande perda, talvez fosse melhor dizer uma tríplice perda, os nossos pilares tiveram que abandonar o barco, mas como foi dito por eles em sua despedida  Eles eram árvores grandes que tampavam a luz do sol e não deixavam as mudas ao seu redor crescer.

   As mudas cresceram e tomaram a frente do movimento, não foi fácil algumas vezes pensamos em parar e jogar tudo para o alto e desistir, mas Deus estava ao nosso lado em cada provação, derrota, imprevisto. Vamos parar de falar em pontos negativos e sim no lado bom da “comu”, assim apelidada carinhosamente pelos seus integrantes, as amizades, festas, chácaras, encontros, semanas jovens, carnavais com cristo, visitas, shows, e todo o domingo a tarde 2:30.


   Nesse mês vamos fazer 7 anos de luta, evangelização, bênçãos,união, amizades. E se Deus quiser teremos vida longa, e teremos muitos domingos a tarde para poder levar o nome do senhor a outros jovens. E vamos sempre avançar para águas mais profundas e jogar a rede do senhor para que a semente plantada a 7 anos atrás continue dando os frutos.

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!

Todo domingo às 14:30 H no salão da comunidade São Lucas!

DIA 19 DE MARÇO É DIA DE SÃO JOSÉ

   Não há quem não se admire diante de uma pessoa singularmente dotada por Deus de dons especiais de bondade, de humildade e de silenciosa dedicação àqueles que estão sob sua responsabilidade. No calendário religioso da Igreja, dia 19 de março, a liturgia nos apresenta a extraordinária figura de São José, que teve a missão de ser, diante da lei, o responsável pela vida de Jesus. Sua missão é admirável, silenciosa e altíssima.
    O Evangelho de São Mateus (13, 55) o designa como “tekton” que o latim traduziu por “faber”, isto é: o que trabalha com madeira. E a liturgia o apresenta como “o homem justo”, dócil à voz de Deus. É ele o humilde operário de Nazaré a quem coube a alta e honrosa missão de ser o pai legal de Jesus Cristo. A ele cabe o epíteto de homem justo.
    Não conservou o Evangelho nenhuma palavra de São José. Seu silêncio revela o homem adorante da vontade de Deus que se tornou o modelo da vida interior, submisso às ordens que lhe vinham do céu. São Mateus registra esta docilidade: “Agiu conforme o anjo lhe ordenara” (Mt 1,024ss): “tomou o menino e a sua mãe (Mt 2, 2 ss) e fugiu de Herodes. Tal obediência só se explica por sua grande fé.
    Todos os patriarcas, profetas e santos do Testamento Antigo, esperaram a realização das promessas que Deus lhes havia feito. Somente São José possuiu o que a palavra de Deus havia prometido: o Meesias.
    No silêncio de sua vida, São José foi o privilegiado servo de Deus que pode conviver com o Salvador esperado há séculos, tomá-lo nos seus braços, ser por Ele chamado de pai e sustentá-lo com o suor do seu trabalho. Eis pois aí a grandeza singular de São José.

   Dom Benedicto de Ulhoa Vieira

sexta-feira, 18 de março de 2011

CATEQUESE PAROQUIAL REALIZARÁ "DIA DA SOBREMESA"

Nos dias 19 e 20 de março (sábado e domingo) as comunidades São Domingos e São Lucas da Catequese Paroquial realizarão o "Dia da Sobremesa" nos horários de missa das igrejas.
Serão deliciosos pratos e doces!

A renda arrecadada com a venda dos quitutes será revertida em prol das crianças e jovens de nossa paróquia.

Participe! Colabore!

quarta-feira, 16 de março de 2011

CONFISSÕES EM MOCOCA


Confira a programação das confissões nas paróquias de Mococa:

16.03 – Quarta-feira
   19:30 – São Cristóvão

17.03 – Quinta-feira
            15:00 – Santa Luzia
   19:30 – Santa Luzia

22.03 – Terça-feira
  15:00 – São Domingos – São Lucas
            19:30 – São Domingos

23.03 – Quarta-feira
             15:00 – Santo Antonio
   19:30 – Santo Antonio

24.03 – Quinta-Feira
   19:30 – São Benedito das Areias
            19:30 – N. Senhora da Luz – Igaraí

29.03 – Terça-feira
 15:00 - São Sebastião 
 19:30 – São Sebastião

30.03 – Quarta-feira
   15:00 – Santuário do Rosário
   19:30 – Santa Cruz

31.03 – Quinta-feira
               19:30 – Santa Terezinha

terça-feira, 15 de março de 2011

ESPECIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011


CRIANÇAS E JOVENS DA CATEQUESE PAROQUIAL TRABALHAM OS TEMAS DA CF 2011 VISANDO A CONSCIENTIZAÇÃO

Todas as turmas e etapas da Catequese Paroquial estão dando atenção especial aos temas e debates propostos pela CF 2011 - Fraternidade e a Vida no Planeta.
Visando criar e frutificar disseminadores e defensores das ideias ambientais, além de incentivar ações concretas, trabalhos são realizados e o desafio é lançado: transpor os anceios para a prática e multiplicar a força dessa causa.

A proposta era de que conseguissem convercer o maior número de pessoas atráves de suas ideias e ações.
Algumas delas serão publicadas aqui no blog da paróquia!

Para começar algumas das crianças da turma da catequistas Geni - São Lucas.
Logo teremos outras turmas!


PARABÉNS A TODA TURMA!
MAS AS IDEIAS NÃO PODEM FICAR SÓ NO PAPEL!
MÃOS À OBRA!

sábado, 12 de março de 2011

DIA DO IDOSO - Envelhecer com qualidade de vida: um desafio

Dia 13 de março comemoramos o "dia do idoso"
 
    A população brasileira está envelhecendo. Hoje, no Brasil, há 18 milhões de idosos, o que corresponde a pouco mais de 10% do total da população. Estima-se que, em 2025, essa porcentagem corresponda a 14%.
    Todos os seres vivos sofrem um natural e esperado processo de envelhecimento e, para que este ocorra da melhor forma possível, é importante estarmos preparados para enfrentar os desafios que a população de idosos representa.
    É preciso aceitar essa fase como um importante capítulo do livro da vida. Então, como se manter bem, mesmo na presença de algumas doenças crônicas, tão comuns nessa faixa etária, além de manter a qualidade de vida?

• Muitas doenças são crônicas, e não é possível ter a cura delas, mas podem e devem estar controladas.
• Mantenha hábitos saudáveis: não fume, não beba em excesso, evite ambientes com ruídos intensos e exposição solar sem proteção. Tenha uma alimentação rica em fibras (frutas e verduras) e pobre em gorduras saturadas.
• Pratique uma atividade física. Isso ajuda a melhorar a sua condição física, dá mais disposição, ajuda a controlar doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, diminuindo o estresse, a depressão e o isolamento.
• Tenha um sono adequado: dormir bem ajuda a manter o corpo em bom funcionamento.
• Pratique atividades de lazer, como passear,   viajar, fazer amigos . Enfim, tenha como lazer aquilo que lhe dá prazer.
• Tenha metas e objetivos. Planeje o seu futuro. Participe de decisões pessoais, familiares e sociais.
• Não deixe de ter atividades intelectuais. Leia muito, faça cursos, esteja por dentro dos assuntos que acontecem no mundo. Isso contribui para preservar a sua memória.
• Tenha fé, acredite em algo, cultive a espiritualidade. Estudos mostram que são úteis para manter o equilíbrio mental.

    Até o momento, a ciência não descobriu nenhum antídoto para combater o envelhecimento. Suplementação vitamínica, drogas antioxidantes e anestésicos, nenhuma dessas terapias têm base científica que comprove o retardamento dessa fase. No entanto, um estilo de vida saudável com medidas simples, como as apontadas acima, podem fazer a diferença e proporcionar melhor saúde e bem-estar.
 
O Estatuto do Idoso
    Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira idade, o estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade.

ACESSE O ESTATUTO NA ÍNTEGRA

 Imagens da visitas das crianças da Catequese Paroquial ao Lar dos Velhinhos de Mococa.

sexta-feira, 11 de março de 2011

COMUNIDADE CELEBROU QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Em uma celebração que marcou o início da quaresma e da Campanha da Fraternidade 2011 a comunidade celebrou também o espírito de caridade, penitência e esmola que nos envolve nesse período litúrgico. O enfoque ambiental, iluminado pelo tema "Fraternidade e a Vida no Planeta", se fez presente nas palavras conscientizadoras do pároco, padre João Marcos.

ÁLBUM DE FOTOS


fotos: Geni Appolinário

quinta-feira, 10 de março de 2011

ESPECIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ÁREAS PROTEGIDAS NA AMAZÔNIA


Conservar a Amazônia é uma tarefa urgente. É melhor que façamos nós mesmos antes que nos julguem incapazes e questionem nossa soberania.

    O desenvolvimento sustentável surgiu, no final da década de 80, como um novo paradigma para nortear as políticas de longo prazo de comunidades, municípios, estados, países e do Planeta como um todo. Em poucas palavras, significa melhorar a qualidade de vida dos que vivem hoje, sem prejudicar as próximas gerações que nos sucederão. Significa considerar não apenas as dimensões econômicas e sociais do desenvolvimento. Implica na incorporação de objetivos ecológicos como a conservação dos recursos hídricos, a atenuação das mudanças do clima, a conservação das florestas e da biodiversidade. Sem isso não haverá um futuro promissor para todos, ricos ou pobres.
   
    Traduzir o ideário do desenvolvimento sustentável em ações práticas e coerentes não é tarefa fácil. Significa, em muitos casos, uma mudança drástica no nosso estilo de desenvolvimento. Tomemos o caso das florestas. Nos últimos 500 anos, as florestas brasileiras vêm sendo tratadas como um garimpo estorvador. Como garimpeiros, saqueamos as florestas das suas madeiras nobres, palmitos e orquídeas, para depois atearmos fogo no resto. Como desbravadores, vemos o “mato” como sinônimo de atraso, um estorvo no caminho do progresso a ser materializado na forma de pastos e plantações. Na Mata Atlântica o sucesso foi quase completo: conseguimos saquear e remover mais de 90% desse estorvo.

    Na Amazônia estamos fazendo o mesmo. Substituindo indiscriminadamente as florestas por pastos e plantações. Isso é sustentável? Absolutamente não! Ao desmatarmos, destruímos nossos rios, ficamos sem peixes e terminamos com racionamento de água e energia hidroelétrica.

    Contribuímos para a mudança do clima, como resultado da fumaça que cobre os nossos céus e se abriga na atmosfera. Além disso, deixamos de produzir madeiras, palmitos, orquídeas etc. Muitas espécies são perdidas sem ao menos serem fotografadas por curiosos ou descritas por pesquisadores.

    Para agravar o quadro, tornamos impossível a permanência da população rural no interior, que migra rumo às cidades, compondo um quadro desolador de miséria e violência em nossas capitais. Ainda há tempo para que a Amazônia não repita a história da Mata Atlântica. Existem, felizmente, alternativas. O ponto de partida é mudar os pressupostos e orientações das políticas públicas e o comportamento e os valores de cada um de nós. O desenvolvimento pode, sim, ser feito com a manutenção das florestas. Entretanto, isso não deverá ser resultado do altruísmo dos indígenas, extrativistas, colonos, fazendeiros e empresários. Necessitamos de políticas públicas capazes de mudar a lógica econômica da fronteira do desmatamento.

    A equação é simples. A manutenção das florestas deve ser economicamente mais rentável do que os benefícios do garimpo florestal e da agropecuária. Para isso o produtor rural tem que obter maiores rendimentos dos produtos florestais madeireiros e não madeireiros e dos serviços ambientais prestados por suas florestas (conservação dos rios, biodiversidade, clima etc). O Estado do Amazonas está determinado a implementar uma política de desenvolvimento sustentável voltada para a conservação das florestas e a melhoria da qualidade de vida das populações rurais, com especial atenção para os segmentos extremamente empobrecidos.

    É inadmissível que indígenas, ribeirinhos e colonos, moradores de ecossistemas riquíssimos, sejam miseráveis e dependam de políticas assistencialistas. É também inadmissível que essas populações sejam forçadas a desmatar, na busca de melhorar o seu bem estar.

Virgílio M. Viana - Ph.D. pela Universidade de Harvard e Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas.

PARTICIPE DAS PROCISSÕES PENITENCIAIS DURANTE A QUARESMA

    Participe durante as sextas-feiras da quaresma das procissões penitenciais seguidas de missa na Igreja da comunidade São Lucas, sempre as 06:00 H.
    Uma grande oportunidade de reflexão e sacrifício que permeia o ambiente quaresmal, relembrando as tentações  e a entrega de Jesus.
    Começa nessa sexta, dia 11 de março! Participem!

quarta-feira, 9 de março de 2011

QUARTA-FEIRA DE CINZAS - Convertei-vos e credes no Evangelho!

    A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma e marca ainda o início da Campanha da Fraternidade. As cinzas que os fiéis recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, fragilidade da vida humana, sujeita à morte. É um dia de jejum e abstinência.
    Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do uso das cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). 
   Aceitando que nos imponham as cinzas, expressamos duas realidades fundamentais:

1. Somo criaturas mortais; tomar consciência de nossa fragilidade, de inevitável fim de nossa existência terrestre, nos ajuda a avaliar melhor os rumos que compete dar à nossa vida: "você é pó, e ao pó voltará" (Gn 3, 19). Somo chamado;

2. Somos chamados a nos converter ao Evangelho de Jesus e sua proposta do Reino, mudando nossa manira de ver, pensar, agir.

    Devemos nos preparar para o começo da Quaresma compreendendo o significado profundo das cinzas que recebemos. É um tempo para examinar nossas ações atuais e passadas e lamentarmo-nos profundamente por nossos pecados. Só assim poderemos voltar nossos corações genuinamente para Nosso Senhor, que sofreu, morreu e ressuscitou pela nossa salvação.
    Além do mais esse tempo nos serve para renovar nossas promessas batismais, quando morremos para a vida passada e começamos uma nova vida em Cristo.

A missa de quarta-feira de cinzas na paróquia São Domingos ocorre às 7:00 h na igreja São Lucas e às 19:00 H na matriz deSão Domingos.
   

terça-feira, 8 de março de 2011


MULHER! SIMPLESMENTE MULHER!

    Para comemorar o Dia  Internacional da Mulher muita coisa será  dita  e  publicada. Palavras  bonitas,  frases  significativas  e simpáticas.  A  mulher  será  comparada  a  jóias  e  flores,  será reconhecida tanto como boa cozinheira quanto como empresária competente  e  audaciosa.  Sua  ternura,  sensatez,  inteligência, persistência  e  equilíbrio  serão  lembrados  em  prosa,  versos  e canções em vários  ritmos e  idiomas... Sua sensibilidade, como sempre,  será  bastante  comentada!  Tudo  para  engrandecer  a
rainha do  lar!
    Tudo muito bonito e enaltecedor. Será que, no fundo, tantas homenagens não refletem uma tremenda discriminação? Sabe-se que aceitar a mulher como boa profissional, trabalhando “até” em  oficinas  mecânicas,  dirigindo  empresas,  ônibus,  foguetes espaciais, caminhões, aviões e helicópteros  tem sido difícil para a aioria  dos  homens.  Eles  não  admitem  publicamente  o reconceito, mas por dentro dizem baixinho:- “Lugar de mulher é a cozinha!”.
    Homens que pensam diferente são raros... Alguns disfarçam bem! A verdade é que a mulher, como concorrente,  representa uma ameaça e  isto reforça a discriminação, ainda que de maneira
educada e camuflada.
    Mas o  importante é que  todos se  lembrem de que mulher é ente. Gente que brilha. Gente forte. Gente que luta, que sofre, que  sente  e  que  ama  intensamente.  Ama  sua  família,  seus amigos, seu trabalho. Ama a Natureza, a Arte. Ama a Vida! Ama a Deus.
    Que se lembre de Maria, exemplo de mulher. Poderosa, fiel, discreta, corajosa, educadora, amante da simplicidade.
A mulher de hoje não precisa ser  rainha. Basta  reconhecer que os dons que Deus  lhe deu possibilitam que seja semelhante à Virgem Maria.
     Não precisa que haja um dia especial, nem que se  façam homenagens excepcionais, nem que se exagerem nos elogios. Basta que haja, realmente, igualdade. Igualdade de direitos e de deveres.
Portanto, nem escrava, nem  rainha.
    Simplesmente, mulher!


Ana Maria Zeferino - Comunidade São Domingos






















NOSSA HOMENAGEM ÀS GUERREIRAS DIÁRIAS QUE FAZEM DO SEU DIA DIA UMA ETERNA BATALHA, DE ONDE SE CONQUISTA AS VITÓRIAS!



Que Maria, em seu amor maternal, lhes conceda a saúde do corpo e da alma, vigor, e coragem para jamais desistirem dessa missão privilegiada: ser mulher!

segunda-feira, 7 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 COMEÇA NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS EM TODO BRASIL

   Na próxima quarta-feira, 9, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2011 (CF), que tem por tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta” e lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). O ato de lançamento nacional, aberto à imprensa, acontece no auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília, às 14h30, e será presidido pelo secretário geral da Conferência dos Bispos, dom Dimas Lara Barbosa.
    A programação será bastante objetiva, iniciando com a apresentação da mensagem do papa Bento XVI, saudando a Campanha. Em seguida, o secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias, exporá os objetivos da Campanha, bem como a dinâmica de sua realização nas dioceses, paróquias e comunidades do país. O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, encerra o ato falando sobre as expectativas da Igreja com a Campanha. Terminada a cerimônia, dom Dimas atende os jornalistas, numa coletiva de imprensa.
    Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...