quinta-feira, 30 de junho de 2011

CATEQUESE PAROQUIAL CONVIDA À TODOS PARA A "IV FESTA NO ARRAIÁ"

A catequese Paroquial convida à todos para mais uma Festa no Arraiá - 2011.

Dia: 02 de julho
Às 19:00 H
No salão de festas da Comunidade São Lucas - COHAB I

PARTICIPE!


quarta-feira, 29 de junho de 2011

29 DE JUNHO: DIA DO PAPA


No dia 29 de junho, a Igreja celebra a festa de São Pedro, o apóstolo que Jesus escolheu para ser o chefe dos apóstolos, como se lê não só no Evangelho de São Mateus (16, 18), mas também em São João (21, 16-18). Através da imagem das chaves Cristo prometeu-lhe a chefia da cidade e entregou-lhe o rebanho todo. Por ser a festa de São Pedro, é o dia do papa, que é seu sucessor.
O atual é Bento XVI. Neste dia todos os católicos do mundo rezamos por ele, pedindo ao Senhor que as luzes do Espírito Santo o iluminem e o fortifiquem para o bem da Igreja.


O poder do Papa na Igreja não é de um soberano absoluto, cujo querer é lei. Mas sua missão é por-se a serviço da palavra de Deus e fazer que esta palavra de Deus esteja no coração de todos. É pois Ele que ilumina os passos da humanidade e aponta os caminhos do Evangelho em nome de Jesus Cristo.

Por ser criatura humana, carrega em si, não obstante a excelsitude de seu cargo e de sua missão, as qualidades e limitações da natureza humana. Daí as diferenças pessoais dos Papas. Para os que temos fé, sabemos ver nos Papas, que a história nos retrata, tanto a autoridade suprema em nome de Jesus, como as diferenças pessoais de cultura, de psicologia, de origem e de formação.

No Papa atual Bento XVI, temos de reconhecer sua invejável cultura teológica, doutor que é em teologia. Sua tese de doutorado foi sobre a teologia de Santo Agostinho.
Além do preparo inrtelectual no campo da teologia, Bento XVI é “expert” na arte musical. Pianista, levou para seus aposentos o piano, que possuia quando cardeal. Isto se deve ao ambiente musical de seu lar e da sua família. Hoje, nas poucas horas vagas do seu dia, consegue deslisar os dedos ageis na sonora brancura do teclado. E sua preferência é por Mozart. Ele mesmo recorda que, “na sua paróquia de origem, quando nos dias de festa, tocavam uma Missa de Mozart, para mim era como se estivessem abertos os céus”.
Homem muito discreto, vive no silêncio de seu palácio, de modo que pouco ou quase nada se sabe de sua vida pessoal. Apenas, por indiscrição de um cardeal, com quem almoçava às vezes, antes de ser papa, sabe-se que aprecia doce e chocolate. Sem dúvida um bom gosto...

Sabe-se por confidência dele mesmo, que no seminário, quando jovem, sua “verdadeira tortura” era a hora do esporte, por não se sentir dotado para o exercício físico.

Estas pinceladas, que tentam mostrar a personalidade do nosso atual Pontífice, têm a pretensão de fazê-lo mais conhecido, admirado e amado. E no seu dia, que é a festa de São Pedro, o Senhor O conserve, O faça feliz e iluminado para o bem de nossa Igreja. E sempre abençoado, como diz seu próprio nome.

Dom Benedicto de Ulhoa Vieira


BENTO XVI É O 263º PAPA DA HISTÓRIA.






segunda-feira, 27 de junho de 2011

SANTOS DE JUNHO: 29/06 - SÃO PEDRO E SÃO PAULO

 

São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia. Filho de Jonas, era pescador e casado. André, seu irmão, encontrou Jesus e comentou com Pedro a respeito do Messias. Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu como um de seus escolhidos, trocando seu nome para Pedro, que significa pedra, rocha. A partir deste dia, Pedro deixou de ser pescador de peixes para se tornar pescador de homens.
Pedro tinha um temperamento impulsivo, mas uma imensa generosidade e um grande amor ao Mestre. E Jesus coloca-o em evidência sempre, marcando-o como o futuro chefe da Igreja. Em Cesaréia de Filipe, Jesus diz a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus, e tudo que ligares sobre a terra será ligado também no céu, e tudo que desligares na terra será também desligado no céu”. (Mt.16 13-20).

Paulo, nascido em Tarso, era chamado de Saulo ou Saul antes de sua conversão. Educado por Gamaliel, um dos grandes Mestres de Lei da época, era um homem duro e cumpridor das Leis e conhecedor da palavra de deus. Perseguia e aprisionava os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos. Converteu-se a caminho de Damasco, perseguindo os cristãos, quando o Senhor permitiu que ficasse cego e caísse do cavalo para que o ouvisse e se convertesse. Depois de sua conversão, foi batizado e preparou-se para o ministério, se tornando um grande missionário e fundando muitas comunidades cristãs. De perseguidor passou a ser perseguido, sofreu muito pela fé em Jesus, foi preso várias vezes, e morreu decapitado (cortaram a sua cabeça).


 Escreveu treze Epístolas (cartas) e ficou conhecido como “Apóstolo dos gentios” (povo estrangeiro, que falava muito sobre moral, mas na verdade não praticavam o que falavam, muitas vezes são citados nos Evangelho)."

 

 

São Pedro e São Paulo são fundamentos da Igreja

“Os dois Santos padroeiros de Roma, mesmo tendo recebido de Deus carismas e missões diferentes, são ambos fundamentos da Igreja una, santa, católica e apostólica, permanentemente aperta à dinâmica missionária e ecuménica”, indicou Bento XVI.
“Não se trata de uma declaração fruto de um raciocínio, mas de uma revelação do Pai ao pescador da Galileia”, disse o Papa.
“Simão Pedro é tão próximo ao Senhor que ele mesmo se torna uma rocha de fé e de amor sobre a qual Jesus edificou a sua Igreja”, acrescentou.
Já sobre São Paulo, Bento XVI recordou que o Apóstolo “difundiu o Evangelho com a Graça divina, semeando a Palavra de verdade e de salvação no meio dos povos pagãos”.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO CONVIDA À TODOS PARA O TRÍDUO DO SAGRADO CORAÇÃO


Participe do tríduo de preparação para a festa do Sagrado Coração de Jesus, na Igreja Matriz de São Domingos

Dia 28/06 às 15:00 H

Dia 29/06 às 19:00 H

Dia 30/06 às 15:00 H



CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Ó Jesus, sabemos que foste manso e oferecestes, por nós, o Vosso Coração.
Coração coroado por espinhos e pelos nossos pecados.
Sabemos que hoje também rezais pela nossa salvação.
Jesus, lembrai-Vos de nós quando cairmos no pecado.
Fazei que, por meio do Vosso Santíssimo Coração, todos nós, seres humanos, nos amemos.
Desapareça o ódio do seio da humanidade.
Mostrai-nos o Vosso amor.
Todos nós Vos amamos e desejamos que o Vosso Coração de Pastor nos proteja de todo o pecado.
Entrai em todos os corações, ó Jesus!
Batei. Batei à porta do nosso coração.
Sede paciente e perseverante.
Nós continuamos ainda fechados, porque não compreendemos a Vossa vontade.
Batei continuamente.
Fazei, ó bom Jesus, que saibamos abrir para Vós os nossos corações, ao menos quando nos lembrarmos da Vossa paixão, que sofrestes por nós.
Amém.

domingo, 26 de junho de 2011

26 DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO USO DE CROGAS

Efeitos e Consequências do uso do crack 

Vida social

O comprometimento da concentração e da memória em função do consumo do crack, a agressividade, muitas vezes associada ao uso da droga, assim como a fissura e a sensação de incapacidade física do usuário prejudicam a permanência na escola. “A comunidade escolar tem dificuldade em administrar esses comportamentos e o usuário também não consegue se adequar ao ritmo escolar”, afirma Raquel Barros, da ONG Lua Nova.
A perda progressiva das capacidades cognitivas e comportamentais também tem reflexos diretos na vida profissional do dependente de crack. Com baixa produtividade e dificuldade para estabelecer relacionamentos estáveis, a perda do emprego é uma consequência natural.

“Uma pessoa que se sente desvalorizada, não consegue conhecer seu potencial e suas capacidades, muito dificilmente consegue manter sua produtividade ou investir nas suas potencialidades”, conclui Raquel.

É preciso apostar na reconstrução da rede social, não apenas para ajudar o dependente a superar os problemas decorrentes do uso do crack, mas também para ajudá-lo em sua reinserção social e reformulação de seu projeto de vida.
Confira nos vídeos e no áudio abaixo a avaliação de especialistas sobre as mudanças na vida social e familiar de usuários da droga.





26 DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO USO DE DROGAS

Efeitos e Consequências

Criança e adolescente

Crianças e adolescentes que fazem uso contínuo de crack podem ter o desenvolvimento cerebral comprometido, com impacto direto na capacidade cognitiva, ou seja, na maneira como o cérebro percebe, aprende, pensa e recorda as informações captadas pelos cinco sentidos. Assim, é comum que usuários da droga apresentem dificuldades de aprendizado, raciocínio, memória, concentração e solução de problemas, o que afeta o progresso acadêmico, o comportamento e a frequência escolar. “Eles tendem a ter histórias de prejuízo no desempenho educacional, possuem menor probabilidade de ter um emprego formal na vida adulta e maiores índices de envolvimento criminal do que usuários de cocaína em pó”, afirma Felix Kessler, psiquiatra da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ilustração subjetiva retratando os principais impactos do uso da droga
Crédito da imagem: Portal Brasil
Usuários crônicos que estão em fase de desenvolvimento ainda podem apresentar distúrbios de conduta, transtornos afetivos e alimentares, além de transtornos ansiosos como fobia social e quadros de estresse. Sintomas do Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) são frequentes em usuários de substâncias psicoativas, como o crack, assim como problemas de autonomia e habilidade para estabelecer relações interpessoais.
Por não terem meios próprios para conseguir dinheiro, crianças e adolescentes também estão mais suscetíveis a adotarem atitudes de risco para comprar a droga, sendo submetidos à exploração sexual comercial, em relações desprotegidas.

sábado, 25 de junho de 2011

O DEUS INATINGIDO

    Parece que se espalhou a idéia, jamais confirmada, de que “quanto mais culto, mais ateu”. 

    Esse é um boato que se  procura espalhar, para dar um ar de vencedores, aos que se distanciaram de Deus. Já o aforismo de que “meia ciência afasta de Deus, e muita ciência aproxima de Deus” continua sendo confirmado. Pode até ter sido uma imprudência. Mas entrei em contacto com vasta literatura agnóstica ou atéia dos nossos dias (para ver o que os adversários estavam tramando). Não tenho a impressão de que sempre sejam despidos de sinceridade. Mas tais obras me deram a nítida convicção de que nem de longe entraram na essência do assunto.

    O que esses pensadores abordam e procuram destruir não é o admirável Deus de Jesus Cristo, o mistério por excelência, mas a divindade descrita por Descartes, Leibniz e outros. Para começar, nenhum dos críticos aborda o Deus-comunidade das três divinas pessoas. Assumem como seu tema o deus solitário, que seria apenas uma força do universo. E não uma pessoa, como já ensinavam os judeus. Realmente, esse deus-força nada me diz. Eu quero o Deus vivo, o Deus comunicação, que deseja a minha realização plena. Ouvi-os falar muito contra o Deus Criador, pouco contra Jesus Cristo, e nada contra o Espírito de vida (parece que o desconhecem).

    Pergunto-me: por que essa luta hercúlea contra a divindade? Tudo nasce de um grande equívoco. Trata-se da alternativa: só existe espaço, ou para mim, ou para Ele. Na verdade o Pai Justo (como fala Jesus), é extraordinariamente audaz e confiante na criatura humana. Pôs o universo em perigo, ao confiar ao “homo sapiens” a guarda do cosmos. O que é um alto risco. Deus, que não é adepto da tragédia (quando tudo termina mal), prefere o drama, onde as dificuldades podem ser ciclópicas, mas tudo termina bem. A impressão que me fica, salvo melhor juízo, ao conhecer o pensamento filosófico de vários ateus, é que eles nada captaram ainda do Deus de Jesus Cristo. Este continua sendo um mistério desafiador. Apesar de tantos mal-entendidos, Ele não seqüestra nossa liberdade. “Há um Deus no céu que revela os segredos” (Dn 2, 28).

Dom Aloísio Roque Oppermann scj

Arcebispo de Uberaba - MG

GALERINHA LIGADA NO BLOG DA PARÓQUIA SÃO DOMINGOS

Um grande abraço para todos os catequizando da Geni, que estão sempre ligados no Blog da nossa paróquia!

Agradecemos os milhares de acessos que já alcançamos em pouco tempo de vida! Continuaremos informando e anunciando a Palavra de Deus na internet!


quinta-feira, 23 de junho de 2011

MOMENTOS DA FESTA DE CORPUS CHRISTI NA PARÓQUIA

Fotos: Geni Appolinário











SANTOS DE JUNHO: 24/06 - SÃO JOÃO BATISTA



João Batista, chamado o "homem enviado por Deus".

 Filho de Zacarias e Isabel, primo de Jesus. Nasceu em Ain-Karim, perto de Jerusalém, e seu nascimento foi anunciado a sua mãe pelo anjo Gabriel . Ele viveu recluso em um deserto da judéia e depois começou a pregar as margens do Rio Jordão e batizando grande numero de penitentes. Finalmente Jesus Cristo veio para ser batizado por ele antes de ir a Galiléia para iniciar sua pregação. João continuou perto do Rio Jordão e foi preso a mando do Rei Herodes (Diz a tradição que como João pregava com veemência, contra a relação de Herodes com sua amante e rainha Herodias, a filha Salomé de Herodias que era uma bela mulher e conseguiu seduzir Herodes e exigiu dele a cabeça de João em um bandeja em troca de seus favores que foi subsequente decapitado).

João, o batista, é o precursor do Messias A tradição diz ainda que ele nasceu livre do pecado original e foi santificado ainda no útero de sua mãe e sua carreira como profeta é descrita nos evangelhos.
João é venerado com como um dos primeiros a seguirem um vida de austeridade monástica. Na arte litúrgica ele é mostrado batizando Jesus e com uma bastão que termina numa cruz.
É o santo padroeiro da amizade.


VAMOS ORAR À SÃO JOÃO BATISTA

Glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino Redentor, primogénito da graça de Jesus e da intercessão de sua Santíssima Mãe, que fostes grande diante do Senhor, pelos estupendos dons da graça de que fostes maravilhosamente enriquecido desde o ceio materno, e por vossas admiráveis virtudes, alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, que me dê a graça de o amar e servir com extremado afecto e dedicação até a morte.
Alcançai-me também, meu excelso protector, singular devoção a Virgem Maria Santíssima, que por amor de vós foi com pressa á casa de vossa mãe S. Isabel, para serdes livre do pecado original e cheio dos dons do Espírito Santo. Se me conseguirdes estas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderoso valimento, estou certa de que, amando até a morte a Jesus e a Maria, salvarei minha alma e no céu convosco e com todos os Anjos e Santos amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre gozos e delícias eternas.
Amém!

São João Batista é o padroeiro de nossa diocese!


quarta-feira, 22 de junho de 2011

PARTICIPE DA CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI NA PARÓQUIA SÃO DOMINGOS

Participe da missa e procissão de Corpus Christi na igreja matriz da Paróquia São Domingos.


QUINTA-FEIRA (23/06)
ÀS 08:30 H
NA IGREJA MATRIZ DE SÃO DOMINGOS


Toda comunidade deve estar presente celebrando a grande festa da eucaristia. Alimento para as necessidades físicas e espirituais.


PARTICIPE!

terça-feira, 21 de junho de 2011

A ARTE DOS TAPETES DE RUA NA FESTA DE CORPUS CHRISTI

A Festa de Corpus Christi é um das celebrações mais importantes de nossa igreja, lembra Jesus no mistério eucarítico, e proporciona um espetáculo maravilhoso de arte e religiosidade. São utilizadas dezenas de toneladas de materiais para a ornamentação das ruas, como areia, vidro moído tingido, serragem, entre outros, e seus tapetes coloridos atraem milhares de pessoas.

Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
É a única procissão do calendário litúrgico em que o Santíssimo Sacramento é retirado da igreja e pode passar pelas ruas da cidade. Por onde passa o ostensório é aclamado, dai a ideia de remeter à chegada de Jesus em Jerusalém que foi recebiddo, conforme narram as escrituras, com fervor de um rei, com tapetes de galhos, flores e tecidos.
O barroco enriqueceu esta festa com todas as suas características de pompa. Em todo o Brasil esta festa adquiriu contornos do barroco português. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza..
No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando.
MATÃO - SP
A festa oferece diversas atrações. Além das ornamentações, que começam ainda pela madrugada, nas proximidades da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, no Centro, uma ampla estrutura é montada para receber os visitantes, com praça de alimentação explorada por entidades assistenciais, passeio turístico, feira de artesanato, área de recreação, exposições e espaço para artistas e músicos.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

COMUNIDADE CELEBRA A MISSA DA MÃE RAINHA

Todo terceiro sábado do mês celebramos a Missa da Mãe Rainha.
Na foto, as Coordenadoras da paróquia que zelam pelas capelinhas que visitam as famílias.

CORPUS CHRISTI: A FESTA DA EUCARISTIA





A ORIGEM DA FESTA

Sua origem está ligada a um milagre acontecido na Idade Média. O sacerdote Pedro de Praga fazia peregrinação indo à Roma. Nessa viagem, parou para pernoitar na vila Bolsena, não longe de Roma e se hospedou na Igreja de Santa Catarina. Na manhã seguinte, foi celebrar uma missa e pediu ao Senhor que tirasse as dúvidas que ele tinha em acreditar que Jesus estava presente na Eucaristia. Era difícil para ele acreditar que no pão e no vinho, estava o corpo de cristo.

Na hora em que ergueu a hóstia, esta começou a sangrar (sangue vivo). Ele assustado, embrulhou a hóstia e voltou à sacristia e avisou o que estava acontecendo. O sangue escorria, sujando todo o chão no qual apareciam vários pingos. Isso foi informado ao Papa Urbano IV, que estava em Orvieto, que mandou um bispo a essa vila verificar a veracidade de tal fato. O bispo viu que a hóstia sangrava e o chão, o altar e o corporal (toalha branca do altar) estavam todos manchados de sangue. O bispo pegou as provas do milagre e voltou para mostrar ao Papa. O Papa, entretanto, sentia algo estranho e resolveu ir ao encontro do bispo. As carruagens se encontraram na Ponta do Sol e o Papa desceu de sua carruagem e ao ver todas as provas do milagre, ajoelhou-se no chão e se dobrou sobre aquela hóstia sangrando e exclamou: "Corpus Christ (Corpo de Cristo)!"

Até hoje, ainda existem essas provas do acontecido. Ai começou a ser celebrado o dia de Corpus Christi e todos passaram a acreditar que Jesus está presente na hóstia consagrada. Fizeram então, pela 1ª vez a procissão com o Cristo passando pela cidade e até hoje esse ritual acontece. Para acreditar tudo depende da nossa fé. Isso é um MISTÉRIO DA FÉ. Corpus Christi é Jesus presente na hóstia consagrada em corpo, sangue, alma e divindade. Ninguém vê Jesus na hóstia, mas acreditamos pela nossa fé.

A CENTRALIDADE DA EUCARISTIA NA VIDA DA IGREJA
    A Igreja vive da Eucaristia.
Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja. É com alegria que ela experimenta, de diversas maneiras, a realização incessante desta promessa: « Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo » (Mt 28, 20); mas, na sagrada Eucaristia, pela conversão do pão e do vinho no corpo e no sangue do Senhor, goza desta presença com uma intensidade sem par. Desde o Pentecostes, quando a Igreja, povo da nova aliança, iniciou a sua peregrinação para a pátria celeste, este sacramento divino foi ritmando os seus dias, enchendo-os de consoladora esperança.

     Teriam os Apóstolos, que tomaram parte na Última Ceia, entendido o significado das palavras saídas dos lábios de Cristo? Talvez não. Aquelas palavras seriam esclarecidas plenamente só no fim do Triduum Sacrum, ou seja, aquele período de tempo que vai da tarde de Quinta-feira Santa até à manhã do Domingo de Páscoa. Nestes dias, está contido o mistério pascal; neles está incluído também o mistério eucarístico

    Do mistério pascal nasce a Igreja. Por isso mesmo a Eucaristia, que é o sacramento por excelência do mistério pascal, está colocada no centro da vida eclesial. Isto é visível desde as primeiras imagens da Igreja que nos dão os Actos do Apóstolos: « Eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fracção do pão, e às orações » (2, 42). Na « fracção do pão », é evocada a Eucaristia. Dois mil anos depois, continuamos a realizar aquela imagem primordial da Igreja. E, ao fazê-lo na celebração eucarística, os olhos da alma voltam-se para o Tríduo Pascal: para o que se realizou na noite de Quinta-feira Santa, durante a Última Ceia, e nas horas sucessivas. De facto, a instituição da Eucaristia antecipava, sacramentalmente, os acontecimentos que teriam lugar pouco depois, a começar da agonia no Getsémani. Revemos Jesus que sai do Cenáculo, desce com os discípulos, atravessa a torrente do Cedron e chega ao Horto das Oliveiras. Existem ainda hoje naquele lugar algumas oliveiras muito antigas; talvez tenham sido testemunhas do que aconteceu junto delas naquela noite, quando Cristo, em oração, sentiu uma angústia mortal « e o seu suor tornou-se-Lhe como grossas gotas de sangue, que caíam na terra » (Lc 22, 44). O sangue que, pouco antes, tinha entregue à Igreja como vinho de salvação no sacramento eucarístico, começava a ser derramado; a sua efusão completar-se-ia depois no Gólgota, tornando-se o instrumento da nossa redenção: « Cristo, vindo como Sumo Sacerdote dos bens futuros [...] entrou uma só vez no Santo dos Santos, não com o sangue dos carneiros ou dos bezerros, mas com o seu próprio sangue, tendo obtido uma redenção eterna » (Heb 9, 11-12).

A hora da nossa redenção. Embora profundamente turvado, Jesus não foge ao ver chegar a sua « hora »: « E que direi Eu? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto é que cheguei a esta hora! » (Jo 12, 27). Quer que os discípulos Lhe façam companhia, mas deve experimentar a solidão e o abandono: « Nem sequer pudestes vigiar uma hora Comigo. Vigiai e orai para não cairdes em tentação » (Mt 26, 40-41). Aos pés da cruz, estará apenas João ao lado de Maria e das piedosas mulheres. A agonia no Getsémani foi o prelúdio da agonia na cruz de Sexta-feira Santa. A hora santa, a hora da redenção do mundo. Quando se celebra a Eucaristia na basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, volta-se de modo quase palpável à « hora » de Jesus, a hora da cruz e da glorificação. Até àquele lugar e àquela hora se deixa transportar em espírito cada presbítero ao celebrar a Santa Missa, juntamente com a comunidade cristã que nela participa.

    « Foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia ». Estes artigos da profissão de fé ecoam nas seguintes palavras de contemplação e proclamação: Ecce lignum crucis in quo salus mundi pependit. Venite adoremus - « Eis o madeiro da Cruz, no qual esteve suspenso o Salvador do mundo. Vinde adoremos! » É o convite que a Igreja faz a todos na tarde de Sexta-feira Santa. E, quando voltar novamente a cantar já no tempo pascal, será para proclamar: Surrexit Dominus de sepulcro qui pro nobis pependit in ligno. Alleluia - « Ressuscitou do sepulcro o Senhor que por nós esteve suspenso no madeiro. Aleluia ».

     Mysterium fidei! - « Mistério da fé ». Quando o sacerdote pronuncia ou canta estas palavras, os presentes aclamam: « Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus! ».

    Com estas palavras ou outras semelhantes, a Igreja, ao mesmo tempo que apresenta Cristo no mistério da sua Paixão, revela também o seu próprio mistério: Ecclesia de Eucharistia. Se é com o dom do Espírito Santo, no Pentecostes, que a Igreja nasce e se encaminha pelas estradas do mundo, um momento decisivo da sua formação foi certamente a instituição da Eucaristia no Cenáculo. O seu fundamento e a sua fonte é todo o Triduum Paschale, mas este está de certo modo guardado, antecipado e « concentrado » para sempre no dom eucarístico. Neste, Jesus Cristo entregava à Igreja a actualização perene do mistério pascal. Com ele, instituía uma misteriosa « contemporaneidade » entre aquele Triduum e o arco inteiro dos séculos.


    Este pensamento suscita em nós sentimentos de grande e reconhecido enlevo. Há, no evento pascal e na Eucaristia que o actualiza ao longo dos séculos, uma « capacidade » realmente imensa, na qual está contida a história inteira, enquanto destinatária da graça da redenção. Este enlevo deve invadir sempre a assembleia eclesial reunida para a celebração eucarística; mas, de maneira especial, deve inundar o ministro da Eucaristia, o qual, pela faculdade recebida na Ordenação sacerdotal, realiza a consagração; é ele, com o poder que lhe vem de Cristo, do Cenáculo, que pronuncia: « Isto é o meu Corpo que será entregue por vós »; « este é o cálice do meu Sangue, [...] que será derramado por vós ». O sacerdote pronuncia estas palavras ou, antes, coloca a sua boca e a sua voz à disposição d'Aquele que as pronunciou no Cenáculo e quis que fossem repetidas de geração em geração por todos aqueles que, na Igreja, participam ministerialmente do seu sacerdócio.

Extraído da CARTA ENCÍCLICA
ECCLESIA DE EUCHARISTIA DO SUMO PONTÍFICE
JOÃO PAULO II


domingo, 19 de junho de 2011

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - MADRID 2011 (16 - 21 Agosto)

Toda a Juventude católica do mundo está convidada neste ano pelo Papa Bento XVI a estar “enraizada e edificada em Cristo” e a ser “firme na fé”, por meio da Jornada Mundial da Juventude de 2011 (JMJ-2011), que acontecerá nas belas e acolhedoras terras de Madri, capital da Espanha.

Milhares de jovens de todo o mundo movidos pelo desejo de celebrar o seguimento de Jesus, se encontrarão com o papa no mês de agosto em Madri, para uma experiência que deseja marcar a vida de todos os jovens do mundo que fazem opção de estar sempre enraizados e edificados em Cristo.


A Delegação Oficial do Brasil para a Jornada Mundial da Juventude 2011 está sendo organizada pela CNBB através do Setor da Juventude, que levará mais de 600 jovens, assessores, religiosos, padres e bispos para Madrid.
As Pastorais da Juventude do Brasil estão inseridas nesse processo e têm a felicidade de participar da delegação oficial com um grande número de delegados de todos os cantos do Brasil, sem contar com os jovens, assessores e amantes da juventude que participam por iniciativa própria, com intuito de vivenciar este importante e marcante acontecimento da vida da Igreja Católica, em favor a Juventude discípula de Jesus Cristo.
Para ajudar na preparação e na vivência da JMJ 2011, a Coordenação Nacional da PJ está preparando textos e roteiros, que serão divulgados e disponibilizados, para aqueles que irão ou não para a JMJ. O desejo é que todos os grupos de jovens do país possam viver um pouco da JMJ mesmo não estando em Madri.




NOSSA DIOCESE NA JORNADA


A Diocese de São João da Boa Vista estará presente em Madrid com vários jovens de nossas paróquias. E os que não poderão ir à Madrid, terão a oportunidade de celebrar a Jornada Diocesana da Juventude no dia 21 de Agosto de 2011.
Todos os Jovens da nossa Diocese estarão reunidos em Estiva Gerbi, com a presença do nosso Bispo Dom David , Pe. João Cândido da Silva Neto (Coordenador Diocesano de Pastoral), Pe. Carlos Aloísio da Silva (Assessor da Comissão Diocesana para a Juventude) entre outros.
 

sábado, 18 de junho de 2011

ESTÃO DECIDIDOS OS TEMAS DAS FUTURAS CAMPANHAS DA FRATERNIDADE



CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012
"Fraternidade e a Saúde Pública"

O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep) aprovou o cartaz da Campanha da Fraternidade 2012, que vai discutir o tema “Fraternidade e a Saúde Pública” sob o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra".
O texto foi estudado, pelos bispos do Consep, juntamente com os secretários e assessores executivos da CNBB, que apresentaram sugestões ao texto. O estudo foi precedido de uma palestra feito pelo diretor do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Otaliba Libâneo de Moraes Neto, que apresentou dados da saúde pública no Brasil. O coordenador da Pastoral da Saúde, André Luiz de Oliveira, também apresentou aos bispos dados sobre a saúde no país.

Cartaz
Os bispos escolheram também o cartaz de divulgação da Campanha. A peça vencedora é do publicitário Marcelo Jacynto de Godoy, de Campinas (SP). Ele concorreu com mais de 70 cartazes que participaram do concurso promovido pela CNBB.

O texto-base e o cartaz serão lançados no dia 7 de julho, em São Paulo. A publicação será feita pelas Edições CNBB.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013
"Fraternidade e Juventude"

Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita pelo Conselho Episcopal Pastoral.
O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.

O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.

Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.

A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...