quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE PE. HELIO



    Padre Helio Ricardo Martinatti, filho de Elio Aparecido Martinatti e Terezinha Micheloni Martinatti nasceu aos 02 de julho de 1972 em Santa Cruz das Palmeiras – SP. Mas desde de criança viveu e cresceu em Casa Branca – SP.
    Tem como irmã Rosângela de Fátima Martinatti  Sabaini casada com Carlos Cesar Sabaini e Amélia Cristina Martinatti (in memóriam).
Até aos 17 anos de sua vida morou na propriedade rural de seus pais em Casa Branca. Depois nas necessidades estudantis fizeram com que mudasse para Casa Branca para continuar seus estudos de Ciências Contábeis em São João da Boa Vista, terminando o curso no ano de 1991. Trabalhou por muitos anos em cooperativa de crédito rural em Casa Branca.

    Sua vocação surgiu dentro dos grupos de oração da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Casa Branca, por onde foi enviado ao seminário diocesano em São João da Boa Vista.
Entrou para o seminário em 1996 e cursou toda a sua preparação no seminário Coração de Maria em São João da Boa Vista. Terminou seus estudos filosóficos e teológicos em 2002, quando foi ordenado diácono por Dom David Dias Pimentel em 03/08/2002, vindo trabalhar em Mococa na Paróquia Santa Clara na vila Carvalho até janeiro de 2003.
 
    Aos 16 de fevereiro de 2003 foi ordenado presbítero por Dom David Dias Pimentel, tendo como missão 03 meses trabalhando em Dourados – MS, 11 meses como vigário paroquial na Paróquia Coração de Jesus em São João da Boa Vista – SP.
Foi nomeado primeiro pároco da Paróquia Santa Cruz em Espírito Santo do Pinhal – SP. Lá trabalhou por 7 anos, 2 meses e 25 dias.
No dia 05 de agosto de 2011 foi nomeado pároco da Paróquia São Domingos em Mococa, a posse ocorrerá em 03 de setembro de 2011.
    Meu lema sacerdotal “Seduziste-me Senhor e eu me deixei Seduzir” (Jr 20,7).
Desejo que vocês paroquianos sintam-se seduzidos pelo Senhor, como São Pedro e os apóstolos se sentiram.

    Essa é minha missão, que vocês mocoquenses sintam-se seduzidos pelo Senhor. Sei que ainda preciso  me adaptar.  Que o trabalho é árduo, mas com a força do Espírito Santo a intercessão de Maria Santíssima, conseguirei realizar bem minha missão. Desde o dia que fui nomeado já coloco cada paroquiano nas minhas orações, e desejo a vocês que façam uma experiência concreta do amor do Cristo Ressuscitado.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PE. HELIO INICIA SUA MISSÃO À FRENTE DA PARÓQUIA SÃO DOMINGOS


Padre Hélio nomeado o novo pároco da paróquia São Domingos no último dia 05 de agosto, por D. David e o colégio de consultores, iniciará sua nova caminhada nessa semana.

A posse, celebração que marca oficialmente o inicio de seu ministério, será realizada no dia 03 de setembro (sábado) às 19:30 H, na igreja matriz de São Domingos, presidida pelo bispo diocesano.

Padre Hélio estava à frente da paróquia Santa Cruz em Espírito Santo do Pinhal, e é natural de Santa Cruz das Palmeiras - SP. Ele já esteve em Mococa quando realizou sua pastoral, ainda diácono, na paróquia de Santa Clara na Vila Carvalho.

O Blog e toda a comunidade se alegra com sua chegada, Pe. Hélio, e roga ao Senhor que nos abençõe e que nosso trabalho produza bons frutos para que dessa maneira continuemos a lançar nossas redes em mares cada vez mais profundos e fecundar corações perdidos na escuridão do pecado e da morte, mostrando-lhes a luz que emana do Pai!

Que o exemplo de nosso padroeiro São Domingos, homem que viveu intensamente a sua fé e a professou pelos confins da Terra, vos inspire e revigore suas forças nos momentos de dificuldades!

SEJA BEM VINDO!
MENSAGEM DO PADRE HÉLIO À TODA A COMUNIDADE PAROQUIAL SÃO DOMINGOS:

"A todos os paroquianos da Paróquia São Domingos, vocês já estão no meu coração. Desde a minha nomeação como Pároco já estou rezando por todos vocês.
Deus vos abençõe.

PE. HELIO"

MOMENTOS DO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA DA FESTA DE S. DOMINGOS

FOTOS: Geni Appolinário










PARABÉNS PELO TRABALHO DE TODOS, CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO DE NOSSA PARÓQUIA!

sábado, 27 de agosto de 2011

NESSE FINAL DE SEMANA CELEBRAMOS O DIA DO CATEQUISTA

Parabéns a esses homens e mulheres que doam um pouco de seu tempo para edificar a obra de Cristo em nosso meio a partir de seu trabalho e testemunho de vida!

Muito Obrigado especial aos que se empenham em nossa paróquia!


Alguns dos catequistas da paróquia

RITO DE RENOVAÇÃO DOS COMPROMISSOS DO CATEQUISTA

P – Queridos catequistas, é com alegria que, neste Dia Nacional do Catequista, convido-vos a renovar vosso compromisso de catequistas diante de toda a comunidade. Para isso, peço que cada um levante sua mão direita na direção do Evangeliário.

CATEQUISTAS: Senhor Jesus,
aqui reunidos em teu nome,
queremos renovar nosso compromisso de Catequistas
para fazer conhecido teu nome e teu amor.
Renovamos o compromisso de levar tua Palavra
e construir tua Igreja a serviço do Reino,
indicando o caminho do discipulado
a quem nos foi confiado.
Dá-nos a força do teu Espírito
para podermos viver
e realizar nossa vocação de catequista. Amém.

P – Queridos catequistas, convido-vos a pedir o auxílio da graça divina, para que possais viver e praticar o compromisso que acabastes de renovar:

ORAÇÃO DE COMPROMISSO DO CATEQUISTA

Senhor da messe,
tu me chamas a ser Profeta.
Um Catequista com renovado ardor missionário;
atento às exigências do nosso tempo;
com os olhos abertos à realidade de nossa comunidade.


Fiel a ti, à Igreja e à humanidade.Conceda-me Senhor,
sabedoria evangélica e esperança criativa,
coragem nos conflitos e perseguições,
fé quando a busca é incerta
esperança quando os problemas nem sempre são resolvidos.


num compromisso de Fé e Vida,
ajudai-me a nunca trair minha missão.
Reaviva sempre em mim o sentido da responsabilidade,
a tarefa de educar o teu povo,
sabendo respeitar a sua cultura.

Maria, modelo do catequista e Estrela da Evangelização,
abençoa-me, para que a teu exemplo,
eu viva com fidelidade meu sim,
testemunhando com minha vida o teu filho Jesus Cristo,
ao que me forem confiados. Amém!

P – Deus confirme o compromisso que manifestastes diante da Igreja reunida aqui na nossa comunidade, e vos conceda a graça da perseverança e da sabedoria para conduzir vossos catequizandos nos caminhos do Evangelho em nome do Pai (+) e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

BLOG HOMENAGEIA PE. JOÃO MARCOS QUE DEIXARÁ A PARÓQUIA

   
Foram quase nove anos à frente de nossa igreja, tempo o bastante para lançar suas raízes e conquistar inúmeros corações. Foi um período de intenso aprendizado, sendo possível vislumbrar, em comunidade, objetivos comuns de unidade e dedicação à obra do Reino, pois para Deus sempre devemos ofertar o melhor! É isso que fica!
Posse na Paróquia S. Domingos em 2002

Padre João Marcos assumiu numerosas “personas” durante seu trabalho, e talvez essa seja a virtude mais louvável de um líder, saber quais são as metas e adaptar-se por atingir-las. E esse papel de condutor garantiu à nossa paróquia o prestígio que conquistamos na cidade e na diocese, tal qual um maestro que se empenhou na regência de uma canção e que para isso teve que ensinar aos músicos a afinação de seus instrumentos. Todos precisam tocar a mesma sinfonia.
Outra faceta é a de pastor, que conhecia suas ovelhas pelo nome, e sentia falta delas quando não estavam no redil. Isso nos fazia sentir parte de uma igreja da qual todos teem sua importância e valor. Nas pregações, sabia quem era seu público e a maneira de fecundar-lhes o coração, colocando ao serviço do Pai todo seu conhecimento e vivência na fé. Em nenhum momento nos restringiu a boa notícia, mesmo quando seu lado humano estava sem forças e desanimado, suas perdas pessoais lhe deram vigor para continuar a semear. A vocação sempre lhe fez disponível!
Muitos contaram com sua ajuda e presença nos momentos de dificuldades, sempre havia uma palavra de conforto e ânimo, isso estreitava os laços de afeto e confiança. Assim por inúmeras vezes a relação se deu entre amigos, onde sempre um torce pelo sucesso do outro. E de uma maneira muito especial todas as conquistas, dos que se dispuseram a aprender, passaram pela experiência de enriquecer a mente e o espírito e puderam usar isso para suas vidas. E isso permanece!
Posse na Paróquia S. Domingos em 2002
Talvez o zelo seja sua marca registrada. Da obra mais grandiosa ao mínimo detalhe é preciso trabalhar com afinco e dedicação, pois um ambiente bem organizado e especialmente preparado é o passo primeiro da evangelização, é preciso sentir-se parte para acolher a mensagem salvadora do Pai por inteira. E assim o padre João Marcos tornou-nos todos exigentes, atentos e cada vez mais comprometidos com o projeto que se realiza em nossas vidas. Aprendemos que detalhes emocionam e podem pesar no conjunto da obra.
Porém agora é chegada a hora de fazer as malas! O que levar nessas bagagens?  Padre, coloque toda a nossa admiração, carinho e amizade. Leve também o exemplo de nosso padroeiro, São Domingos, homem de oração e fiel na fé.  Muito obrigado pelos ensinamentos que o senhor abriu mão e deixará entre nós, certamente eles irão multiplicar-se em seus projetos futuros! Tudo valeu muito a pena!
OBRIGADO POR TUDO!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PE. JOÃO MARCOS SE DESPEDE DA PARÓQUIA S. DOMINGOS APÓS QUASE 9 ANOS DE TRABALHO


Pe. João Marcos

O bispo D. David Dias Pimentel decidiu, juntamente com o Colégio dos Consultores, no dia 05 de agosto várias transferências de párocos na diocese. Entre elas a do Padre João Marcos Moreira que estava em nossa paróquia desde 22 de dezembro de 2002, e a partir de agora irá desempenhar suas funções em Mogi Guaçu. Nesse final de semana ele celebrará as últimas missas como pároco.
Pe. Hélio Martinatti



A partir do dia 03 de setembro, quando será realizada a celebração de posse, o novo pároco da paróquia São Domingos será o padre Hélio Ricardo Martinatti, que trabalhava em Espírito Santo do Pinhal.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MOCOCA É PONTO DE PARTIDA PARA O "CAMINHO DA FÉ"

Mococa é ponto de partida para quem deseja fazer peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida nos moldes do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Trata-se do Caminho da Fé, criado pela Associação Amigos do Caminho da Fé em 2003 e que é sediada em Águas da Prata. Atualmente, são cinco pontos de partida (Mococa, São Carlos, Cravinhos, Divinolândia e Cravinhos), todos com destino ao Santuário de Aparecida. Percorrendo 497 km, dos quais 300 km atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfaltos, o peregrino, além de ter contato com o verde exuberante da região, experimenta uma sensação de superação e aventura.
O Caminho da Fé faz parte do “Rotas de São Paulo”, um projeto da Secretaria de Turismo do Estado que tem como objetivo divulgar o melhor do turismo do Estado de São Paulo.
De acordo com os idealizadores, o Caminho da Fé “é inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, Espanha, foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida”.

Sebastião Brandt Cardoso, 1º lugar no I Concurso de Fotografias do Caminho da Fé – divulgação

Reproduzindo a experiência do Caminho de Santiago de Compostela, o peregrino leva consigo uma credencial desde o início de sua rota, documento que ele deve carimbar em pousadas ao longo do trajeto para ter direito a um certificado de conclusão ao fim da viagem.
O Caminho da Fé a partir de Mococa existe há 4 anos e começa no Plaza Hotel, onde o peregrino adquire a credencial e segue o trajeto em busca de autoconhecimento e superação até chegar a Aparecida. Até hoje mais de 700 peregrinos já fizeram este trajeto com partida em Mococa, a pé ou de bicicleta, e  de acordo com especialistas consultados pelo mococa24horas, uma pessoa a pé e em boas condições físicas gasta 18 dias para percorrer este trajeto de Mococa a Aparecida, já de bicicleta leva de 5 a 8 dias.


Informações: Mococa 24 Horas

"IDE E FAZEI DÍSCIPULOS DE TODOS OS POVOS" É O LEMA DA JMJ DE 2013 NO BRASIL


Bento XVI anunciou hoje que o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, na cidade  do Rio de Janeiro, será “Ide e fazei discípulos de todos os povos”, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Na audiência geral que aconteceu na manhã desta quarta-feira (24) em Castel Gandolfo, próximo de Roma, o Papa revelou também que a Jornada de 2012, que se assinalará nas dioceses católicas, vai ser dedicada ao lema “Alegrai-vos sempre no Senhor”, apelo extraído da carta de São Paulo aos Filipenses.

Na oportunidade que se dirigiu aos fiéis reunidos no pátio interior da residência pontifícia de férias, Bento XVI recordou a sua participação na JMJ que decorreu em Madrid de 16 a 21 de agosto, tendo qualificado de “emocionante” o maior evento católico juvenil a nível mundial.
“O encontro de Madrid foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo”, assinalou o Papa, acrescentando que a JMJ foi uma “ocasião especial para refletir, dialogar, trocar experiências positivas e, sobretudo, rezar em conjunto e renovar o empenho de radicar a vida em Cristo”.

Agência Ecclesia

domingo, 21 de agosto de 2011

JMJ DE 2013 SERÁ NO BRASIL!

A cidade do Rio de Janeiro vai acolher a próxima edição das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), em 2013, anunciou hoje em Madrid Bento XVI, sob o aplauso dos brasileiros presentes no local.
“Compraz-me agora anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro. Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão-de pô-la em marcha e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira”, disse o Papa, depois da missa de encerramento da JMJ 2011.


É a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira vez que a iniciativa saiu de Roma.
A edição do Rio de Janeiro acontecerá com um ano de antecipação, em 2013, para evitar que coincida com o Campeonato do Mundo de Futebol, disputado na mesma cidade, em 2014.
“Queridos amigos, antes de nos despedirmos e no momento em que os jovens de Espanha entregam aos do Brasil a cruz das Jornadas Mundiais da juventude, como Sucessor de Pedro confio a todos os presentes esta insigne incumbência: Levai o conhecimento e o amor de Cristo ao mundo inteiro. Ele quer que sejais os seus apóstolos no século XXI e os mensageiros da sua alegria. Não O desiludais”, pediu o Papa.

Agência Ecclesia

sábado, 20 de agosto de 2011

JMJ 2011: PAPA QUER SEMINARISTAS SEM MEDO


Bento XVI preside hoje a uma missa para cerca de cinco mil seminaristas de vários países, na catedral de El Almudena, pedindo que não se deixem “amedrontar por um ambiente onde se pretende excluir Deus”.
“Pode acontecer que vos desprezem, como se costuma fazer com quem aponta metas mais altas ou desmascara os ídolos diante dos quais muito se prostram hoje”, alertou, na homilia que proferiu.

Numa missa inserida no programa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, que decorre em Madrid até domingo, o Papa disse que os seminaristas devem estar preparados para enfrentar uma sociedade na qual “os principais critérios por que se rege a existência são, frequentemente, o poder, o ter ou o prazer”.
"Nós devemos ser santos para não gerar uma contradição entre o sinal que somos e a realidade que queremos significar", apelou.
No início da celebração, Bento XVI foi saudado pelo arcebispo local, cardeal Rouco Varela, e por um seminarista, em nome da assembleia.
“Não é fácil hoje, Santo Padre, a missão de ser testemunhas de Cristo. Custa-nos muito chegar a nossos irmãos distantes ou não crentes”, disse o jovem.
O Papa disse, mais tarde, que “ninguém escolhe o contexto nem os destinatários da sua missão”.

“Cada época tem os seus problemas, mas Deus dá em cada tempo a graça oportuna para os assumir e superar com amor e realismo”, indicou, acrescentando que “em toda e qualquer circunstância em que se encontre e por mais dura que esta seja, o sacerdote tem de frutificar em toda a espécie de boas obras”.
Aos seminaristas, Bento XVI pediu que vivam os anos da sua formação “com profunda alegria, em atitude de docilidade, de lucidez e de radical fidelidade evangélica, bem como numa amorosa relação com o tempo e as pessoas” do meio em que vivem.
“Em primeiro lugar, devem ser anos de silêncio interior, de oração permanente, de estudo constante e de progressiva inserção nas atividades e estruturas pastorais da Igreja”, acrescentou.

O Papa aludiu ainda à importância do “celibato”, declarando que os futuros padres devem cultivar a “disponibilidade” para poderem viver “o desprendimento dos bens da terra, a austeridade de vida e a obediência sincera e sem dissimulação”.
Uma opção, acrescentou, que passa também pela “caridade até ao fim para com todos, sem excluir os afastados e pecadores”.
“Por Cristo, sabemos que não estamos caminhando para o abismo, para o silêncio do nada ou da morte, mas seguindo para a terra prometida, para Ele que é nossa meta e também nosso princípio”, apontou.
Pouco antes do fim da missa, Bento XVI anunciou que São João de Ávila [Espanha, 1500-1569], patrono do clero espanhol, vai ser declarado 'Doutor da Igreja', acedendo ao pedido da Conferência Episcopal local. 

Agência Ecclesia 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

JMJ 2011: BENTO XVI CELEBRA VIA-SACRA COM A JUVENTUDE

  
Bento XVI preside esta tarde à celebração da via-sacra, devoção católica inserida no programa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que está a decorrer em Madrid, na qual são lembradas as vítimas de aborto, terrorismo e catástrofes naturais.
Saudado com o grito “Esta es la juventud del Papa” [Esta é a juventude do Papa] à chegada ao altar montada na Praça de Cibeles, centro da capital espanhola,
As meditações, assinadas pelas religiosas da Santa Cruz, que se dedicam aos mais pobres, recordam os sofrimentos dos jovens causados pela guerra, conflitos, perseguições devidas à fé, marginalidade e toxicodependência.

Os passos da também chamada “via crucis” evocam igualmente “as vítimas do aborto, terrorismo e catástrofes naturais”, diante de dezenas de milhares de fiéis.
Acompanhada por archotes, a Cruz dos Peregrinos, símbolo da JMJ, vai ser carregada por dez jovens de várias procedências.

Cada uma das etapas dispostas ao longo do percurso, no centro da capital espanhola, vai ser sublinhada por uma escultura da Semana Santa espanhola, conjunto de “valor histórico, artístico e devocional incalculável” e revelador de uma “religiosidade popular plurissecular”, segundo a organização da JMJ. 
Além das tradicionais 14 estações, que retratam os momentos da condenação e execução de Jesus, está exposta uma outra escultura, dedicada a Nossa Senhora das Dores, à qual o Papa vai dirigir a sua oração conclusiva.

Informações: Agência Ecclesia

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

RÁDIO ESPERANÇA E VIDA E COM. FANUEL COMEMORAM 10 ANOS DE VIDA

Por volta das 20h do dia (17),  na sede da Rádio Comunitária, aconteceu a Missa em comemoração aos 10 anos da 87,9 FM e da Comunidade Fanuel. O fundador da comunidade, Luiz Braz Mariano, destaca "que há uma década eles levam a palavra de Deus a todos os lares de Mococa através da Esperança e Vida".






Centenas de pessoas participaram da Santa Missa, celebrada pelo Padre Celso, e juntos todos louvaram e agradeceram pela existência da rádio e da comunidade. Mas, não era só o pessoal que estava lá que acompanhou a Missa não! A rádio transmitiu Ao Vivo a Missa que chegou a diversos lares em Mococa.


Informações: Jornal do Meio-Dia

JMJ 2011: PAPA DENUNCIA DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA NO PRIMEIRO DISCURSO NA ESPANHA

 O Papa denunciou hoje as injustiças por motivos religiosos que vitimam os cristãos, durante o primeiro discurso que proferiu em Espanha, onde até domingo participa na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

“Há muitos que, por causa da sua fé em Cristo, são vítimas de discriminação, que gera o desprezo e a perseguição, aberta ou dissimulada, que sofrem em determinadas regiões e países”, afirmou o Papa no aeroporto de Barajas, em Madrid, minutos depois de chegar à capital espanhola.
Bento XVI criticou também as ideologias que querem afastar os jovens de Cristo, “privando-os dos sinais da sua presença na vida pública e silenciando mesmo o seu santo Nome”, tendo apelado aos fiéis para se manterem firmes na fé.

“Volto a dizer aos jovens, com todas as forças do meu coração: Que nada e ninguém vos tire a paz, disse o Papa, que apelou a um testemunho dos católicos “sem ocultar a própria identidade cristã, num clima de respeitosa convivência com outras legítimas opções e exigindo ao mesmo tempo o devido respeito pelas próprias”.

O discurso lembrou os problemas experimentados pelos jovens, nomeadamente a “dificuldade de encontrar um trabalho digno”, a perda de emprego ou um estatuto laboral “muito precário”, enquanto que outros “precisam de prevenção para não cair na rede das drogas, ou de uma ajuda eficaz, caso desgraçadamente já tenham caído nela”.
A intervenção salientou os objetivos da viagem à capital espanhola: “Venho aqui para me encontrar com milhares de jovens de todo o mundo, católicos, interessados por Cristo ou à procura da verdade que dê sentido genuíno à sua existência”.

A pertença religiosa “revigora os jovens e abre os seus olhos para os desafios do mundo onde vivem, com as suas possibilidades e limitações”, frisou o Papa, que aludiu à “superficialidade”, “consumismo” e “hedonismo imperantes”, bem como à “banalidade na vivência da sexualidade”, “egoísmo” e “corrupção”.

Os jovens “sabem que, sem Deus, seria difícil afrontar estes desafios e ser verdadeiramente felizes”, afirmou Bento XVI, depois do discurso de boas vindas proferido pelo rei Juan Carlos.

Agência Ecclesia

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

AGOSTO É O MÊS DAS VOCAÇÕES

Por que tamanha importância dada ao tema vocação? Porque a vocação é o início de tudo. Quando ouvimos ou usamos a palavra vocação, logo a entendemos num sentido bastante vago e geral, como sendo uma inclinação, um talento, uma qualidade que determina uma pessoa para uma determinada profissão, por exemplo, vocação de pedreiro, de mãe, de médico.



E nessa compreensão também a vocação de sacerdote, de esposos, de leigos cristãos. Essa compreensão, porém, não ajuda muito no bom entendimento do que seja vocação quando nós, na Igreja, usamos essa palavra.

Vocação, em sentido mais preciso, é um chamamento, uma convocação vinda direta-mente sobre mim, endereçada à minha pessoa, a partir da pessoa de Jesus Cristo, convocando-me a uma ligação toda própria e única com Ele, a segui-lo, (cf. Mc 2,14). Vocação, portanto, significa que anterior a nós há um chamado, uma escolha pessoal que vem de Jesus Cristo, a quem seguimos com total empenho, como afirma São Paulo na Carta aos Romanos: "Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus." (Rom 1, 1)

Vocação é chamado e resposta. É uma semente divina ligada a um sim humano. Nem a percepção do chamado, nem a resposta a ele são tão fáceis e tão "naturais". Exigem afinação ao divino e elaboração de si mesmo, sem as quais não há vocação verdadeira e real.

 
Essa escolha pessoal, de amor, é concretizada de uma forma bem objetiva no Sacramento do Batismo, que por isso se torna fundamento e fonte de todas as vocações. É neste chão fértil, carregado de húmus divino, regado pelo sangue de Jesus, que brotam as vocações específicas, aquelas que cabem diferentemente a cada um. Algumas delas são mais usuais e comuns, como a de casal cristão, de leigo cristão, de catequista, de animador da caridade na comunidade.

O mês vocacional quer nos chamar à reflexão para a importância da nossa vocação, descobrindo nosso papel e nosso compromisso com a Igreja e a sociedade. Reflexão que deve nos levar à ação, vivenciando no dia-a-dia o chamado que o Pai nos faz. Que a celebração do mês vocacional nos traga as bênçãos do Pai para vivermos a nossa vocação sacerdotal, diaconal, religiosa ou leiga. Todas elas são importantes e indispensáveis. Todas elas levam à perfeição da caridade, que é a essência da vocação universal à santidade.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

15 DE AGOSTO: FESTA DA ASSUNÇÃO DA VIRGEM MARIA


Maria, Filha diletíssima de Deus Pai, Mãe de Deus Filho e Esposa do Espírito Santo, reúne em si todos os privilégios que uma criatura pode conter, sem transpor os limites entre o ser contingente e o Criador. Partícipe da união hipostática relativa, é Ela o pináculo da criação como que proporcional à Santíssima Trindade. Elevada a tão sublime grau de glória, Maria também é capaz de extremos atos de ternura para com os homens.

Esta é a vitória de Maria, celebrada nesta festa da Assunção. Ela está coroada de Doze estrelas, na fronte, por ter assumido e vencido, no seu papel de Mãe de Jesus e Mãe da Igreja.
Na sua Assunção, Maria diz-nos agora: Olhai: a minha vida era dom de mim mesma. E agora esta vida perdida, de entrega e serviço, alcança a verdadeira vida: a vida eterna, a vida plena, a vida repleta de sol, circundada pela luz de Deus.
A vida não se conquista, tomando-a para si, mas oferecendo-a e multiplicando-a, pelos outros.

A Assunção da Virgem Maria representa a fé da Igreja na obra da redenção. Entre as formas de redenção a Igreja reconhece uma forma radical de redenção: Unida ao Filho na vida e na morte, a Igreja sabe que Maria foi associada à glória do Filho Ressuscitado.

A Assunção é a Páscoa de Maria. Criatura da nossa raça e condição, Mãe da Igreja, a Igreja olha para Maria como figura do seu futuro e da sua pátria.
Só Deus pode dar uma recompensa justa aos serviços prestados aqui na terra; só ele pode tirar toda dor, enxugar todas as lágrimas, encher nossa vida de alegria.
A festa da Assunção de Maria nos faz crer que a vocação da humanidade é chegar à plena realização e à vitória definitiva sobre todas as mortes.

domingo, 14 de agosto de 2011

NOSSA HOMENAGEM AOS PAIS - Homens que Deus inspirou para cuidarem da criação





Hoje é dia dos Pais, um dia especial, festivo, que faz parte da estação mais fria do ano, o inverno. Porém este dia por ser especial, aquece até mesmo a brisa gelada da manhã e mais ainda cada coração, e faz parecer que estamos no verão.
E é no verão que as flores desabrocham, o ciclo da vida recomeça, novamente há luz! Não podemos permitir que a escuridão encubra nossos sentimentos e congele nossas emoções. Que tipo de estação estamos cultivando em nossas famílias?
Relações gélidas e impessoais, ou fraternas e abertas ao diálogo e a troca de experiências, pois os filhos não precisam de pais gigantes ou cinematográficos, basta que sejam seres humanos disponíveis, que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar-se o coração com todas as suas virtudes e também seus limites.

Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar. Essa é a beleza da um pai, que se torna amigo, nunca lhe falta luz para clarear os caminhos dos seus. E filhos saibam que eles já trilharam caminhos muito mais difíceis e desafiadores, e de lá tiram o brilho de seus faróis! 
A vocês, que provêem a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado. A vocês, que iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que os trilhássemos sem medo e cheios de esperanças, não bastaria agradecer. A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos. Pela longa espera e compreensão quando nos faltou entendimento, não bastaria um muitíssimo obrigado. A vocês, pais por natureza, por opção e amor, não bastaria dizer, que não temos palavras para agradecer tudo isso. Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos arduamente uma forma de descrever uma emoção ímpar. Uma emoção intensa que jamais seria traduzida por palavras.

Se você ainda não o agradeceu lembre-se: a eternidade pode durar apenas um segundo. Tome consciência que o tempo passa, e o arrependimento por não ter pedido desculpas ou ter aberto mão de situações é um sentimento que dói!

Obrigado, pai, por orientar o meu caminho, feito de lutas e incertezas. Mas, também de muitas esperanças e sonhos. Obrigado por ser você mesmo, inspirado por Deus, nosso Pai!
PARABÉNS!

sábado, 13 de agosto de 2011

O PAI (É preciso conhecê-lo!)

    Deus é pai de todos. Pedir para que ele deserde ou castigue os outros, não é próprio de quem é seu filho. Por isso mesmo, todo tipo de guerra, ódio, vingança, rancor, desonestidade, discriminação, exclusão, desrespeito à vida e a dignidade do semelhante é querer um pai exclusivo para si. Ele nos enviou seu filho natural, ou seja, de sua natureza divina, para nos ensinar e realizar o elo de verdadeira fraternidade entre os humanos. Somente na vida de fraternidade entre nós é possível considerar Deus nosso pai. Jesus nos dá o direito de chamar e ter o pai dele como nosso. Até nos ensina a orar ao pai nosso. Não é simplesmente pai meu. Por isso, também através da oração nos comprometemos em viver a irmandade, superando a lesão ao bem do outro, mesmo sendo de outra mentalidade, religião, partido, ideologia, etnia, condição social...

    O pai terreno só exerce boa paternidade quando se amolda aos ditames do Pai divino, obedecendo a ele com humildade e amor. Os filhos humanos, igualmente se realizam quando  sabem amar e obedecer a seus pais, configurando-se ao Filho de Deus. Teríamos famílias verdadeiramente felizes, mesmo com as dificuldades próprias de quem vive com os limites da natureza humana. Assim como Deus Pai ama o Filho Divino e não o deixa subjugado para sempre aos limites da natureza humana, fazendo-o ressuscitar, Ele também ama os que se parecem com esse Filho no tentar imitá-lo com a doação de si em bem dos irmãos.

    Se há um só Pai divino, os filhos humanos têm seu amor e são estimulados a  viverem a humanidade com a marca do divino. A família humana que se preza como tal, fará tudo para ter o amor do Pai na prática de sua convivência. Na amplitude da família humana, precisamos fazer todo o esforço para minimizarmos os efeitos deletérios da maldade, da injustiça e desclassificação dos outros, principalmente os mais fragilizados. Numa família a lógica de atenção especial e principal leva todos ao cuidado mais diligente com quem está doente ou vive em necessidades especiais.

    Precisamos fazer grande revisão na convivência social. Não é possível encontrarmos coerência por parte de quem diz aceitar a paternidade divina e nada fazer para que a vida no planeta, especialmente a humana, não seja tão espezinhada. Ações políticas precisam ser efetivadas para a melhora do atendimento às necessidades básicas de inúmeras pessoas vivendo em situação de exclusão social no mundo, no nosso país e em nossas comunidades urbanas e rurais. A consciência de cidadania nos deve levar a saber votar com inteligência e responsabilidade, para não elegermos pessoas que se aparentam boas, até cristãs, mas que são raposas que querem tomar conta do que é bem do povo para roubar e utilizar tudo em benefício de minorias inescrupulosas e desonestas. Se aceitassem realmente que o Pai divino é bom mas também justo, não dormiriam em paz enquanto não fizessem tudo para que seus irmãos mais fragilizados pudessem ser beneficiados com o dinheiro dos impostos para o atendimento de sua vida digna.

    Elevamos nossos pedidos ao Pai divino em bem de todos os que são chamados de pais ou líderes terrenos. Assim serão felizes em atenderem realmente as necessidades dos filhos humanos para haver um verdadeiro convívio de irmandade e fraternidade entre todos.

Dom José Alberto Moura, CSS

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros - MG

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

12 DE AGOSTO: HOJE É O DIA NACIONAL DA ARTE




A arte é uma autêntica e inequívoca expressão e produto final de um grande campo das habilidades humanas. Portanto a arte tem um valor antropológico, à medida que servirá como registro e informação da sociedade que a produziu.

A arte é também do ponto de vista psicológico a sublimação de nossos recalques, em termos menos técnico, a arte é uma das vias pela qual o ego faz uso para extravasar alguma ou algumas energias (catexias) direcionadas para um objeto inexistente ou perdido. Veja o caso de pessoas que depois de um grande trauma descobrem grande prazer nas artes. Nesse sentido a arte tem um valor psicoterapêutico.

A arte também serve para legitimar nossas impressões e opiniões sobre aquilo que nos cerca de forma a poder através dela interagirmos com os demais. Logo a arte tem um valor social à medida que integra as pessoas dentro do meio.


PARABÉNS À TODOS QUE ACREDITAM EM SEU TALENTO E NA SUA ARTE!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE DE 2013 PODE SER NO BRASIL

Jornais vaticanos anunciaram  que a cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como a próxima sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento, que é trienal e estará na sua 38ª edição , acontecerá em 2013 e não em 2014 como estava previsto, já que o Brasil sediará a Copa do Mundo de futebol neste ano. A “cidade maravilhosa” ganhou a concorrência de Seul, a capital da Coreia do Sul.
O aúncio oficial acontecerá no encerramento da JMJ 2011,dia 21 de agosto, em Madrid na Espanha, pelo Santo Padre, Bento XVI.
Conforme a agência de notícias “Vatican Insider”, – iniciativa do jornal La Stampa para divulgar informações sobre a Santa Sé – a JMJ deverá ampliar a relevância assumida “pelo colosso brasileiro como novo ator geopolítico global”, que além da Copa do Mundo de 2014, sediará os Jogos Olímpicos em 2016. Se confirmada será a segunda vez que Bento XVI virá ao Brasil,a primeira visita foi em 2007.


A JMJ foi criada em 1984 por iniciativa do então Papa e hoje Beato João Paulo II. Desde que o Papa Bento XVI assumiu o Trono de Pedro, em 2005, as Jornadas ocorreram na cidade de Colônia, na Alemanha, em 2005, e em Sidney, na Austrália, em 2008. A próxima edição acontecerá entre 16 e 21 de agosto deste ano, em Madri, Espanha.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013
"Fraternidade e Juventude"


Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita pelo Conselho Episcopal Pastoral.
O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. 



Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...