segunda-feira, 31 de outubro de 2011

FINADOS: Veja os horários de missa no cemitério de Mococa

 
Cemitério Municipal - Mococa
O feriado de finados (02 de novembro) deve ser reservado para que façamos memória e oração por nossos familiares e amigos que já não estão entre nós. Em Mococa a programação de missas e celebrações e extensa no cemitério municipal durante todo o dia:

06h30min – Paróquia São Sebastião
08h00min – Paróquia São Domingos e Paróquia Santa Cruz
10h00min – Paróquia Santa Terezinha
12h00min às 16h00min – Adoração e Reza do  terço
16h00min – Paróquia Santa Luzia


Às 19h30min haverá missa na Paróquia São Domingos.

Participe desse dia oração pela vida!

sábado, 29 de outubro de 2011

POPULAÇÃO MUNDIAL SERÁ DE 7 BILHÕES ATÉ O FINAL DE OUTUBRO, DIZ ONU

Até o fim deste mês de outubro, a população mundial chegará a 7 bilhões de pessoas. A previsão é do Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa.

Num relatório da agência, divulgado nesta quarta-feira, as Nações Unidas alertaram sobre a urgência de investimentos em saúde e educação para responder à demanda do aumento global.



Disparidades

O documento, “O Estado da População Mundial 2011” sugeriu que apesar de ganhos como a longevidade, ainda há muitas disparidades entre o padrão de vida de ricos e pobres, meninos e meninas, homens e mulheres.

Segundo o Unfpa, medidas políticas tomadas agora podem ser decisivas para construir um futuro próspero ou marcado por desigualdades e decadência ambiental.

O especialista em população, Paulo Saad, falou à Rádio ONU, de Santiago do Chile, sobre o envelhecimento da população e da importância dos investimentos em escolas.

Saiba mais sobre os números



Campanha da Fraternidade 2012 e o aumento da população mundial

A Campanha da Fraternidade 2012 trará à discussão um dos temas que precisam ser discutidos amplamente e que tem intensificado seus efeitos no aumento da população mundia: o acesso à rede pública de saúde.

Medidas que assegurem tratamentos mais humanizados e eficientes à todos são garantias de um envelhecimento com qualidade, porém ainda existem em nosso país e no mundo regiões onde o socorro não chegou.


Fonte: Portal Bragança/Rádio ONU

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PARÓQUIA REALIZA CHÁ DA PRIMAVERA, PARTICIPE!

No domingo, dia 30 de outubro, a paróquia São Domingos realizará o Chá da Primavera - 2011.

A partir das 15:00 h no salão comunitário da igreja São Lucas os participantes poderão saborear delícias preparadas para o evento, além de se divertirem e ganharem prêmios com as rodadas de bingo.

O evento visa arrecadar fundos para a manutenção da paróquia e bem realizar os trbalho na comunidade. Os convites podem ser comprados antecipadamente por 10,00 R$ cada, com os participantes das pastorais ou na secretária da paróquia.

PARTICIPE, ESPERAMOS POR VOCÊ!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

BENTO XVI: "Dimensão espiritual é elemento 'chave' para a paz"


Agência Ecclesia
 Bento XVI concluiu hoje (27) o encontro inter-religioso que convocou para Assis (centro da Itália), afirmando que a “dimensão espiritual” é um “elemento chave para a construção da paz”.
O Papa falava diante de 300 representantes religiosos e académicos, procedentes de 50 países, reunidos numa jornada de oração e reflexão pela paz e a justiça no mundo que assinalou o 25.º aniversário da primeira iniciativa do género, promovida por João Paulo II.
“O evento de hoje mostra como a dimensão espiritual é um elemento chave para a construção da paz. Através desta peregrinação única, fomos capazes de nos comprometermos num diálogo fraterno, aprofundar a nossa amizade e aproximarmo-nos em silêncio e na oração”, disse, em inglês, na Praça de São Francisco.

Líderes cristãos, judeus, muçulmanos, hindus, budistas, representantes de religiões africanas e asiáticas, bem como um grupo de agnósticos, renovaram neste encontro um ‘solene compromisso comum pela paz’.
“Vamos continuar a reunir-nos, vamos continuar a estar juntos nesta jornada, em diálogo, na construção diária da paz e no nosso compromisso por um mundo melhor, um mundo no qual cada homem e mulher, cada povo, possam viver de acordo com as suas legítimas aspirações”, declarou o Papa.

Em seguida, 12 líderes religiosos e um representante dos agnósticos, participantes nesta jornada, assumiram o empenho de “trabalhar no grande canteiro da paz”.
O compromisso comum manifesta a “convicção de que a violência e o terrorismo se opõem ao autêntico espírito religioso”, condenando “qualquer recurso à violência e à guerra em nome de Deus ou da religião”.

A convivência “pacífica e solidária”, a promoção de uma “cultura do diálogo” e o respeito pelas convicções de “crentes e não crentes” foram outras metas apontadas em Assis, antes de um momento de oração comum, em silêncio.
“Após renovarmos o nosso compromisso pela paz e termos trocado uns com os outros um sinal de paz, sentimo-nos ainda mais profundamente envolvidos, juntamente com todos os homens e mulheres das comunidades que representamos, na nossa jornada humana comum”, disse Bento XVI.

O Papa explicou o gesto escolhido para a conclusão do evento, a entrega de uma lamparina aos participantes, símbolo do desejo de serem “portadores, em todo o mundo, da luz da paz”.

Agência Ecclesia

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CAMPANHA DO GOV. DO ESTADO DE SP CITA QUERMESSES

    Lei nº 14.592, de 19 de outubro de 2011, que "Proíbe vender, ofertar, fornecer, entregar e permitir o consumo de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 (dezoito) anos de idade, e dá providências correlatas".

    Note-se que no Parágrafo Único do art. 1º faz referências a "quermesse", não ficando a mesma isenta das proibições e consequentes sanções da referida lei. As igrejas apoiam essa resolução, e declaram que já zelam para que em suas festas religiosas, as quais disponibilizam bebidas alcóolica, não haja consumo por menores de idade.


    O Governo do Estado de São Paulo quer assegurar à criança e ao adolescente a proteção de sua saúde e qualidade de vida futura, prevenindo danos relacionados ao consumo de álcool e uma possível incapacidade de atingir seus objetivos familiares, profissionais e sua inserção social.

    Mesmo proibida para menores, a ingestão de álcool por adolescentes cresceu nos últimos anos e é hoje um grande problema de saúde pública. Estudo realizado em 1996 pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo em dez estados brasileiros, mostrou que 19% dos jovens entre 10 e 18 anos tomavam bebida
alcoólica mais de seis vezes por mês. Em 1989, esse índice era de 14%. Os que consumiam álcool cerca de 20 vezes por mês passaram de 8% para 12%. Entre maio e julho de 2011, uma pesquisa realizada no Estado de São Paulo pelo Instituto Ibope apontou que 94% dos adultos e 88% dos adolescentes acham fácil, ou muito fácil, menores de 18 anos conseguirem bebidas alcoólicas. E que 39% já compraram bebidas pessoalmente.

    Quanto ao Aviso de Proibição: O aviso deverá ter no mínimo 25 cm de largura por 20 cm de altura. Em todos os casos, as cores e proporções dos modelos deverão ser mantidas.

Colaboração: Acessoria Jurídica da Diocese de S. J. Boa Vista

 

Vamos todos lutar contra e fiscalizar o consumo de álcool por menores!
Quem vende comete crime!


Mais informações e materiais para a Campanha:

ELEITA NOVA DIRETORIA DO CONSELHO TUTELAR DE MOCOCA

    A eleição para composição da nova diretoria do Conselho Tutelar de Mococa aconteceu na tarde desta terça-feira (25) na Câmara Municipal, e traz ótimos resultados para os paroquianos.

Foto: Gabriel Delena - Jornal do Meio Dia
    Três dos cinco membros eleitos moram e participam de nossa paróquia: Em um total de 1.407 votos que, o mais votado entre os pretendentes foi Altair Vicente Alves - com 159 votos. Na sequência Rosely A. Nunes Martins Costi - 152 votos, Eloisa Elena Garofalo Monaco -  147 votos, Benedito Celso Tomé - 146 votos e Aguinaldo Aparecido Dias - 103 votos.

    Destaque para Rosely Costi que é coordenadora da Catequese Paroquial e já desempenhava um trabalho de amparo às necessidades físicas e temporais das crianças e adolescentes na paróquia.

VOTOS DE UM ÓTIMO TRABALHO À EQUIPE, PROMOVENDO OS DIREITOS DE MENORES EM NOSSA CIDADE.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

FIÉIS VISITAM A CRUZ E O ÍCONE DA JMJ O DIA TODO EM MOCOCA

A comunidade católica de Mococa e região está em festa! Receber a cruz missionária e o ícone de N. Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude que irá acontecer no Rio de Janeiro em 2013 juntamente com o papa Bento XVI, é um orgulho.
Quem já participou das celebrações que iniciaram-se ontem (segunda feira, dia 24) com a chegada solene na entrada da cidade, diz que é uma experiência única e indiscritível, "ficar tão perto desses símbolos enviados pelo chefe da Igreja Católica ao Brasil emociona", diz um dos fiéis.
Logo pela manhã foi rezada a primeira missa na presença da cruz e do ícone, centenas de pessoas acompanharam  a celebração presidida por Monsenhor Orlando e o clero da cidade, a partir das 13:00 H está prevista carreta passando por todas as paróquias de Mococa.

A programação com a Cruz e o Ícone é extensa, e se arrasta até o fim do dia com a missa de despedida na Comunidade Providência Santíssima, quando serão entregues à diocese de Jaboticabal.

A cobertura completa você acompanha aqui no blog da Paróquia São Domingos!

MOMENTOS DA MISSA DA MANHÃ E VISITAÇÃO DOS FIÉIS
Fotos: Geni Appolinário
"Proibida a reprodução das imagens sem citar a origem: psdomingosmococa.blogspot.com"





  

MOMENTO HISTÓRICO: Cruz e Ícone da JMJ chegam à Mococa

Mocoquenses, religiosos e fiéis, receberam na noite desta segunda-feira (24) a Cruz missionária e o ícone de Nossa Senhora, com muita alegria nas Praças da Cidadania.

Os símbolos vieram da cidade de Mogi Guaçu, e estão em peregrinação por nossa diocese até hoje (25). Depois da chegada a cruz e o ícone foram conduzidos em procissão até o convento São José - Comunidade Providência Santíssima, onde permaneceram por toda a madrugada em vígília e irão cumprir extensa agenda nessa terça feira. A cobertura completra você acompaha aqui no blog da Paróquia São Domingos.

MOMENTOS DA CHEGADA
Fotos: Geni Appolinário
"Proibida a reprodução das imagens sem citar a origem: psdomingosmococa.blogspot.com"

















segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SEMANA MISSIONÁRIA DE MOCOCA: Catequistas e Ministros da Eucaristia se reunem para refletir a missão

Como parte da Semana Missionária da cidade Mococa, os ministros da eucaristia e os catequistas se reuniram na noite dessa segunda-feira (24), para juntos refletirem sobre o tema missão, em comunhão com a igreja do Brasil que celebra o mês missionário em outubro.

Iluminados pelas palavras do padre Guto puderam crescer um pouco mais na vivência da Palavra e compreenderem de forma definitiva sua importância na construção do Reino em nosso meio. Todos somos necessários na vinha do Senhor!

A programação da Semana Missionária segue com a chegada da Cruz e do ícone de N. Senhora à Mococa e ainda acontecerão encontros com os coroinhas, grupo de jovens, grupos marianos e grupos de oração, cada dia o evento acontece em uma paróquia da cidade, integrando à todos.


MOMENTOS DA SEMANA MISSIONÁRIA: Ministros e catequistas (paróquia São Domingos)

Fotos: Geni Appolinário







CRUZ MISSIONÁRIA VISITA MOCOCA, PARTICIPE!

 
Mococa, juntamente com a cidade de Mogi Guaçu, foram as escolhidas para recebere a visita da cruz missionária e do ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude de 2013 que acontecerá no Brasil - Rio de Janeiro.

O ícone e a Cruz foram entregues à juventude brasileira pelo papa Bento XVI em Madrid, logo após o anúncio da sede da próxima JMJ, e deverão perigrinar pelo país inteiro até 2013 no encontro mundial.

Programação completa em Mococa:
Durante a madrugada haverá Vigília de Oração no Convento da Comunidade Missionária Providência Santíssima
6h- Missa de encerramento da Vigília
8h- Oração da manhã
9h- Adoração da Cruz das Paróquias Santo Antônio e São Cristóvão
10h- Adoração da Cruz das Paróquias Sagrada Família e Santa Cruz
11h- Adoração da Cruz das Paróquias São Sebastião, Santa Teresinha e Santuário Nossa Senhora do Rosário
12h- Oração do Terço

13h- Início da carreata passando em frente das igrejas matriz de todas as paróquias da cidade de Mococa:
13h- Convento São José
13h15- Paróquia São Cristóvão
13h30- Paróquia Sagrada Família
13h45- Paróquia São Domingos
14h- Paróquia Santa Cruz
14h15 – Paróquia São Sebastião
14h30- Paróquia Santa Clara
14h45- Paróquia Santa Teresinha
15h- Paróquia Santa Luzia

15h15- Missa pelos enfermos e idosos
16h- Adoração da Cruz das Paróquias São Domingos, Santa Luzia e Nossa Senhora da Luz
17h- Oração da tarde
19h- Missa solene de despedida dos símbolos da JMJ. No final da missa a Cruz será entregue à Diocese de Jaboticabal e será feita uma carreata até a saída da cidade de Mococa.

(Informações portal da Diocese de S. João da Boa Vista)
Não deixe de participar!

sábado, 22 de outubro de 2011

22 DE OUTUBRO: Dia do Beato João Paulo II

O dia da memória litúrgica do Beato João Paulo II foi definido através de decreto da Congregação para o Culto e a Disciplina dos Sacramentos. A data coincide com o início do pontificado do Papa polonês, em 1978, quando ele celebrou a primeira missa como Bispo de Roma e chefe da Igreja Católica.


Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos  por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor.

Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco.

Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos…, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos.
Amém.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

COMEÇA A DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

Fraternidade e Saúde Pública
"Que a saúde se difunda sobre a Terra"

Começou a divulgação do cartaz, da oração e do hino oficial da Campanha da Freternidade 2012 (CF) pela CNBB. No próximo ano, a partir da celebração de quarta-feira de cinzas, que abrirá a quaresma e a CF 2012, reflitiremos sobre a problemática da saúde pública em nosso país e no mundo.

A Campanha cria ambiente favorável para a discussão e mobilização social para a mudança em nosso sistema de saúde. Discutiremos também o acesso dos idosos e mais necessitados à tratamentos humanizados e eficientes. Vamos viver e refletir esse momento proposto para a Igreja do Brasil.

Cartaz da CF 2012 - Fraternidade e Saúde Pública

Oração da CF 2012

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.

23 DE OUTUBRO: Dia Mundial das Missões

Campanha Missionária 2011: “Missão na Ecologia”


A Campanha Missionária é realizada todos os anos no mês de outubro, destacando o Dia Mundial das Missões, (penúltimo domingo do mês, este ano dia 23) uma jornada de solidariedade em favor da missão universal da Igreja, celebrado todos os anos desde 1927. É uma oportunidade para os cristãos de todo o mundo agradecer a Deus pelo dom da fé e um apelo à corresponsabilidade na evangelização, aqui e em todo o mundo.

    O tema escolhido para a Campanha Missionária 2011 é "Missão na Ecologia". A temática está diretamente ligada à Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, que refletiu sobre "Fraternidade e a vida no planeta", e teve como lema "A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22).

   Organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias - POM, a Campanha Missionária este ano une-se aos apelos de governos, organismos internacionais e nacionais pela preservação do meio ambiente e uma maior conscientização ecológica, numa perspectiva global. O objetivo é dar uma dimensão universal ao tema da CF, concebendo o mundo como um todo conectado e interdependente. Todas as iniciativas se voltam para a universalidade da missão no cuidado da vida no planeta.

    Muitos são os motivos para esta chamada de atenção ecológica. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas. As iniciativas têm como foco a promoção do manejo sustentável, a conservação e desenvolvimento das florestas em todo o mundo e a conscientização do papel decisivo que elas desempenham no desenvolvimento sustentável para a geração atual e futura.

    Contudo, a maior razão para a preocupação da Igreja com o tema é que a vida no planeta está ameaçada e pede a nossa atenção para ver, compreender e agir antes que seja tarde demais. A humanidade já se deu conta de que a exploração voraz dos recursos naturais deve ser substituída pelo uso responsável e sustentável, guiado por relações justas e fraternas, tendo a economia solidária como alternativa às leis do mercado total

Vida plena para todos

    As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015, indicam tarefas específicas em torno dos temas da espiritualidade Missionária, da Paróquia Missionária e dos Projetos de Nova Evangelização (DGAE 78) e destacam cinco urgências: Igreja em estado permanente de missão, casa da iniciação à vida cristã, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral, Igreja: comunidade de comunidades e Igreja a serviço da vida plena para todos.

    Jaime C. Patias No âmbito das ações propostas pelas Diretrizes da CNBB, encontramos a seguinte orientação: "Importante campo de ação, hoje, é educar para a preservação da natureza e o cuidado com a ecologia humana, através de atitudes que respeitem a biodiversidade e de ações que zelem pelo meio ambiente. Entre essas ações, destaca-se a preservação da água, patrimônio da humanidade, evitando sua privatização, do solo e do ar. O esforço por maior crescimento econômico deve ser orientado para o desenvolvimento sustentável" (DGAE 114).

    Em sintonia com essa visão, no Mês das Missões renovemos nosso compromisso em favor da vida no planeta na certeza de ajudar todas as pessoas que habitam a "casa comum", a descobrirem e assumirem sua missão numa perspectiva universal. O convite é começar a olhar para a natureza e perceber como as mãos humanas estão contribuindo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, com sérias ameaças para a vida em geral, sobretudo, a dos mais pobres e vulneráveis.


 
Uma nova civilização ou uma nova cultura humana exige relações diferentes com o planeta e com a natureza. Essa mudança de mentalidade exige conversão e só é alcançada através de uma educação que gera transformação, garantia da sobrevivência dos povos e culturas no mundo plural.

Revista Missões
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...