terça-feira, 26 de maio de 2015

Salvadorenhos celebram beatificação do mártir Dom Oscar Romero

Depois de 35 anos do assassinato de Dom Oscar Arnulfo Romero os salvadorenhos e salvadorenhas irão celebrar a sua beatificação. Neste domingo (23), às 10h da manhã, na Praça do Divino Salvador do Mundo, considerada símbolo nacional do país, cerca de 250 mil pessoas ouvirão a leitura da Carta Apostólica do Papa Francisco que proclamará a beatificação do arcebispo de San Salvador.

Dom Romero será o primeiro beato destas terras. A Arquidiocese de San Salvador, em nota, destacou a importância desse momento para o todo o país. "É a beatificação do salvadorenho mais conhecido e amado em todo o mundo por seu amor aos pobres, à justiça, à verdade e à Igreja. Sua vida, dedicação e entrega até o final são sinais eloquentes do compromisso de um pastor que assumiu o risco de morrer por defender seu rebanho e as pessoas mais frágeis”, assinala a nota.

"Dom Romero será o primeiro beato destas terras. Cerca de 250 mil pessoas são aguardadas para a cerimônia".

O porta-voz da beatificação, padre Cesar Sanchez, também mencionou a grandiosidade da celebração do mártir salvadorenho para a busca da paz em El Salvador.

“O país explodiu em alegria, em unidade. Nos unimos todos através do sangue de Dom Romero pedindo a paz para este país, que continua sofrendo. As palavras de Dom Romero seguem vigentes. Nos encontramos num ambiente de violência, porque há muita delinquência, organizações juvenis que delinquem, que roubam, que matam. E hoje mais do que nunca a voz de Dom Romero é importante para nós, em El Salvador. Por isso nós estamos felizes. É uma graça especial para este pequeno e sofrido país”, assinalou.

Papa envia carta por ocasião da beatificação de dom Oscar Romero

O Dominicano - Acesse nosso informativo do mês de junho

Acesse o informativo mensal da Paróquia São Domingos e saiba a programação para o mês de junho, além da mensagem de nosso pároco, padre Helio.

Acesse a Prestação de Contas do mês de abril da Paróquia São Domingos


segunda-feira, 25 de maio de 2015

Em entrevista à jornal argentino, papa Francisco diz como é ser papa

Uma entrevista sobre vários assuntos, centralizada, sobretudo, no que significa “ser Papa”. Assim foi a entrevista que o Papa Francisco concedeu ao jornal argentino “La Voz del Pueblo” em sua residência no Vaticano, a Casa Santa Marta. 

O Santo Padre fala da sua relação com o povo, do seu amor pelos pobres, de como passa seus dias, suas esperanças e preocupações.

“Gostaria tanto de ir comer uma pizza”, brinca o Papa com o jornalista Juan Berretta, “sempre fui um ‘andador’ e isso é uma coisa da qual sinto falta”. O jornalista perguntou ao Papa porque ele sempre pede que as pessoas rezem por ele. “Porque preciso disso. Preciso que a oração do povo me apoie. É uma necessidade interior”.

A entrevista é marcada por relatos inéditos sobre a vida pessoal do Papa “vindo do fim do mundo”. Jorge Mario Bergoglio diz que nunca tinha pensado em ser eleito como Bispo de Roma. Mas ao mesmo tempo, ele explica que a vida de um religioso jesuíta muda conforme as necessidades e, quando foi escolhido Papa, confiou-se totalmente a Deus, com a oração do Rosário.

O Papa e o povo

Francisco também fala na entrevista sobre o seu relacionamento com o povo e, em particular, sobre o “magnetismo” que gera nas pessoas. “Não sei bem porque isso acontece”, diz o Papa, admitindo, porém, que é como se o povo compreendesse aquilo que ele quer dizer.

“Tento ser concreto e isso que vocês chamam de magnetismo certos cardeais dizem que tem a ver com o fato de que o povo me entende”. De resto, ele diz que estar com o povo faz bem para ele, é como se sua vida se misturasse com o povo. “Psicologicamente não posso viver sem isso”.

Ele conta quais são as coisas de que mais sente falta em relação aos seus anos na Argentina: andar pelo caminho e ir a uma pizzaria comer uma pizza. “Mas pode pedi-la e fazer com que a entreguem (a pizza) no Vaticano”, observou o jornalista. “Sim, mas não é a mesma coisa. O bom é ir lá. Eu sempre fui um caminhador. Quando cardeal, me encantava andar pelos caminhos”.

O Papa tem “sono pesado”

Entrando mais na rotina de Francisco, o jornalista pergunta se o Papa consegue dormir tranquilo apesar das tensões relacionadas ao seu papel. O Papa diz que tem um sono tão profundo que deita na cama e dorme, seis horas por dia.

“Normalmente às 21h vou para o quarto e leio até quase às 22h, quando meus olhos começam a lacrimejar apago a luz e durmo até às 4h, quando me levanto sozinho, é o meu relógio biológico”.

Porém, Francisco não dispensa a “siesta”, ou seja, um pequeno repouso durante o dia. “Preciso dormir de 40 minutos a uma hora, tiro os sapatos e vou pra cama”, conta o Papa.
Com informações: Canção Nova e Rádio Vaticano

No Angelus desse domingo de Pentecotes papa Francisco expressa preocupação com os imigrantes pelo mundo

O Papa Francisco rezou a oração do Regina Coeli neste domingo (24/05), Solenidade de Pentecostes, com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro.

Na alocução que precedeu a oração, o pontífice destacou que “a festa de Pentecostes nos faz reviver o início da Igreja”. “O Livro dos Atos dos Apóstolos narra que cinquenta dias depois da Páscoa, na casa onde se encontravam os discípulos de Jesus, veio do céu um ruído, como o agitar-se de um vendaval impetuoso, e todos ficaram repletos do Espírito Santo. Os discípulos foram completamente transformados por essa efusão e o medo cedeu o lugar para a coragem, o fechamento para o anúncio e toda dúvida foi expulsa pela fé, cheia de amor. É o batismo da Igreja que começa assim o seu caminho na história, guiada pela força do Espírito Santo”, disse ainda Francisco.

“Aquele evento, que mudou o coração e a vida dos Apóstolos e dos discípulos, se repercutiu fora do Cenáculo. Aquela porta que ficou fechada durante cinquenta dias se abriu plenamente e a primeira comunidade cristã, não mais fechada em si mesma, começa a falar às multidões de várias proveniências sobre as grandes coisas que Deus fez, ou seja, sobre a Ressurreição de Cristo que foi crucificado. Cada um dos presentes ouve os discípulos falar em sua própria língua. O dom do Espírito restabelece a harmonia das línguas que tinha sido perdida em Babel e prefigura a dimensão universal da missão dos Apóstolos. A Igreja nasce universal, una e católica, com uma identidade precisa, mas aberta, que abraça o mundo inteiro, sem excluir ninguém”, frisou o Santo Padre.

Segundo o pontífice, “o Espírito Santo derramado no Pentecostes, no coração dos discípulos é o início de uma nova era: a era do testemunho e da fraternidade”. “É uma época que vem do alto, de Deus, como as chamas de fogo que pousaram sobre a cabeça de cada discípulo. Era a chama do amor que queima toda amargura; era a língua do Evangelho que atravessa os confins impostos pelos homens e toca os corações da multidão, sem distinção de língua, raça ou nacionalidade.”

“Como no dia de Pentecostes, o Espírito Santo é derramado continuamente também hoje sobre a Igreja e sobre cada um de nós para sairmos de nossa mediocridade e de nossos fechamentos e comunicar ao mundo o amor misericordioso do Senhor. Esta é a nossa missão! Também nos foi dado como dom a língua do Evangelho e o fogo do Espírito Santo para proclamarmos Jesus ressuscitado, vivo e presente em nosso meio, e aproximar os povos a Ele que é caminho, verdade e vida”, sublinhou ainda Francisco.

“Confiemo-nos à materna intercessão de Maria, que estava presente como Mãe em meio aos discípulos no Cenáculo, para que o Espírito Santo desça abundantemente sobre a Igreja de nosso tempo, encha os corações de todos os fiéis e acenda neles o fogo de seu amor”, disse ainda o pontífice.

Após a oração do Regina Coeli, o Papa disse que acompanha com preocupação a situação dos numerosos deslocados no Golfo de Bengala e no Mar de Andaman. “Exprimo o meu apreço pelos esforços realizados pelos países que acolheram essas pessoas que estão passando por grandes sofrimentos e perigos. Encorajo a comunidade internacional a prestar-lhes a assistência humanitária necessária.”

O Santo Padre recordou que neste sábado, 23 de maio, foram beatificados Dom Oscar Romero, em El Salvador, e Irmã Irene Stefani, no Quênia. O arcebispo de San Salvador foi assassinado por ódio à fé enquanto celebrava a Eucaristia.

“Este pastor zeloso, seguindo o exemplo de Jesus, escolheu estar no meio de seu povo, especialmente dos pobres e oprimidos, pagando com a sua vida. A religiosa irmã Irene, italiana das Missionárias da Consolata, serviu o povo queniano com alegria, misericórdia e terna compaixão. Que o exemplo heroico desses Beatos suscite em cada um de nós o desejo ardente de testemunhar o Evangelho com coragem e abnegação.” Francisco pediu aos peregrinos para rezarem por ele e concedeu a todos sua bênção apostólica.
Com informações: Rádio Vaticano

Prorrogada Campanha da Vacinação contra a gripe no país

O encerramento do prazo para a vacinação contra a gripe foi prorrogado no Distrito Federal e em, pelo menos, seis estados – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Santa Catarina.

A data oficial para o encerramento da campanha nacional é esta sexta-feira, 22, mas números do Ministério da Saúde apontam que apenas 38,6% dos grupos prioritários receberam a dose. A meta do governo é imunizar 80% do público-alvo.

No Distrito Federal e em São Paulo, a vacinação prosseguirá até o dia 3 de junho. No Rio de Janeiro, em Alagoas, em Pernambuco e em Santa Catarina, a nova data prevista para o encerramento da campanha é 5 de junho. A Bahia também deve encerrar a campanha em 5 de junho, mas a capital, Salvador, prorrogou a imunização até o dia 30 de maio.

O último balanço do ministério indica que, entre os grupos prioritários, as mulheres puérperas (até 45 dias após o parto) registram, até o momento, a maior cobertura (54,15%), seguidas pelos idosos (43,28%), pelas crianças com idade de 6 meses a 5 anos (37,9%), pelas gestantes (36,86%), pelos trabalhadores da saúde (32,91%) e pelos indígenas (28,8%).

Ainda segundo a pasta, também foram aplicadas 2,8 milhões de doses em pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais, na população privada de liberdade e em trabalhadores do sistema prisional.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano – A (H1N1), A (H3N2) e influenza B. O período de maior circulação da gripe no Hemisfério Sul vai do final de maio a agosto.

Após a aplicação, o corpo leva de duas a três semanas para gerar a proteção contra a gripe.

A dose é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores ou aquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Por Agência Brasil

domingo, 24 de maio de 2015

A solenidade de Pentecostes em nossa Igreja

Pentecostes era o quinquagésimo dia (em grego: pentikosti) após a Páscoa judaica, mas também o quinquagésimo dia após a Ressurreição de Cristo. Era o dia em que os judeus comemoravam com uma grande festa a entrega das tábuas da Lei a Moisés sobre o monte Sinai; assim, Jerusalém estava repleta de estrangeiros, judeus vindos de todas as partes do mundo então conhecido - eram chamados a “Diáspora” - para celebrar a festa. 

Alguns dias antes, os discípulos “reunidos em número de cerca de cento e vinte pessoas” à volta dos Apóstolos e da Mãe de Jesus haviam procedido, conforme a proposta de Pedro, à substituição de Judas com a escolha de um décimo segundo apóstolo: foram indicados dois discípulos - José, o Justo e Mathias - que haviam acompanhado os apóstolos desde o batismo de João até o dia da Ascensão e que podiam, portanto, ser testemunhas de Sua Ressurreição; após terem orado, a fim de que o Senhor “mostrasse qual dos dois havia de ser escolhido”, tiraram a sorte e esta apontou a Mathias.

Esses discípulos aguardavam em Jerusalém, como Jesus lhes havia instruído, a vinda desse “outro Consolador” que o Mestre lhes prometera antes de Sua Ascensão. Espera repleta de uma esperança radiosa. Eles iriam enfim conhecer Aquele de quem Jesus havia dito: «Convém a vós que eu vá; porque se eu não for o Consolador não virá a vós, mas se eu for enviá-lo-ei» (Jo16,7)

Já que Jesus havia partido, já que agora Ele estava sentado à direita do Pai (Mar.16, 19), Ele guardaria a Sua promessa.E portanto, no dia em que Moisés lhes dera a Lei, Jesus vem lhes dar o Espírito, pois “a Lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo". (Jo1,17)


sexta-feira, 22 de maio de 2015

Santa Rita de Cássia e o espinho da coroa de Cristo; saiba também de seu corpo incorrupto

Em 1443, veio a Cássia para pregar a Quaresma, São Tiago de La Marca. O sermão da paixão de Nosso Senhor sensibilizou profundamente Rita, que compareceram com as outras religiosas para ouvir a pregação.

Voltando ao convento, profundamente emocionada com o que ouvira, prostrou-se diante da imagem do crucifixo que se achava em uma capela interior, e suplicou ardentemente a Jesus que lhe concedesse participar de suas dores.

E eis que um espinho se destacou da coroa do crucifixo, veio a ela e entrou tão profundamente em sua testa que a fez cair desmaiada e quase agonizante. Quando voltou a si, a ferida lá estava, atestando o doloroso prodígio.

Enquanto as chagas de São Francisco e de outros santos tinham a cor do sangue puro e não eram repugnantes, a de Rita se converteu numa ferida purulenta e fétida, de maneira que a pobre vítima, para não empestear a casa, teve de ser recolhida a uma cela distante, onde uma religiosa lhe levava o necessário para viver. Ela suportou a ferida durante 15 anos.

Em 1450 foi celebrado o jubileu em toda a Cristandade e como algumas irmãs estavam se preparando para ir a Roma, Rita manifestou um ardente desejo de as acompanhar, mas seu estado de saúde estava se agravando devido a ferida que o espinho havia deixado em sua testa.

Sendo assim as irmãs acharam que Rita não deveria ir, então ela pedindo a Deus para a ferida desaparecer foi mais uma vez atendida e conseguiu acompanhar as irmãs agostinianas a Roma, com grande proveito para sua alma.

Cruz diante da qual Santa Rita recebeu o estigma
Mas logo que voltou da viagem a ferida reapareceu e também uma enfermidade incurável que lhe causava um grande sofrimento. Aquela ferida era, na verdade, fonte de celestiais doçuras para a santa, mas, ao mesmo tempo, de desgosto para as religiosas, que não podiam suportar a vista daquela repugnante ferida, vendo-se, por esse motivo, obrigada a viver isolada de suas amadas irmãs.

A santa aceitou isso como um novo favor do céu, ficando, assim, livre para tratar mais intimamente com Deus. Ali redobrou as suas penitências, os seus jejuns e as suas orações, esforçando-se em unir-se mais estreitamente com Jesus, seu celestial esposo. A maioria dos santos que têm recebido esse dom exalam uma fragrância celestial.

As chagas de Santa Rita, sem dúvida, exalavam um odor pútrido, pelo que devia afastar-se das pessoas. Por quinze anos viveu sozinha, longe de suas irmãs monjas.

Corpo incorrupto de Santa Rita

O corpo de Santa Rita de Cássia continua conservado intacto até hoje. Qualquer pessoa pode contempla-la na Igreja do Convento de Cássia, dentro de um relicário de cristal. Depois de tantos anos, seus membros ainda têm flexibilidade e pela expressão do rosto, parece estar dormindo.


quinta-feira, 21 de maio de 2015

22 de maio: Dia de Santa Rita de Cássia; conheça sua história de vida

Nasceu na Itália, em Cássia, no ano de 1380. Seu grande desejo era consagrar-se à vida religiosa. Mas, segundo os costumes de seu tempo, ela foi entregue em matrimônio para Paulo Ferdinando.

Tiveram dois filhos, e ela buscou educá-los na fé e no amor. Porém, eles foram influenciados pelo pai, que antes de se casar se apresentava com uma boa índole, mas depois se mostrou fanfarrão, traidor, entregue aos vícios. E seus filhos o acompanharam.

Rita então, chorava, orava, intercedia e sempre dava bom exemplo a eles. E passou por um grande sofrimento ao ter o marido assassinado e ao descobrir depois que os dois filhos pensavam em vingar a morte do pai. Com um amor heroico por suas almas, ela suplicou a Deus que os levasse antes que cometessem esse grave pecado. Pouco tempo mais tarde, os dois rapazes morreram depois de preparar-se para o encontro com Deus.

Sem o marido e filhos, Santa Rita entregou-se à oração, penitência e obras de caridade e tentou ser admitida no Convento Agostiniano em Cássia, fato que foi recusado no início. No entanto, ela não desistiu e manteve-se em oração, pedindo a intercessão de seus três santos patronos – São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolas de Tolentino – e milagrosamente foi aceita no convento. Isso aconteceu por volta de 1441.

Seu refúgio era Jesus Cristo. A santa de hoje viveu os impossíveis de sua vida se refugiando no Senhor. Rita quis ser religiosa. Já era uma esposa santa, tornou-se uma viúva santa e depois uma religiosa exemplar. Ela recebeu um estigma na testa, que a fez sofrer muito devido à humilhação que sentia, pois cheirava mal e incomodava os outros. Por isso teve que viver resguardada.

Morreu com 76 anos, após uma dura enfermidade que a fez padecer por 4 anos. Hoje ela intercede pelos impossíveis de nossa vida, pois é conhecida como a “Santa dos Impossíveis”.


Oração à Santa Rita de Cássia

Ó poderosa e gloriosa Santa Rita, 
eis a vossos pés um alma desamparada que, 
necessitando de auxílio, a vós recorre com a doce esperança 
de ser atendida por vós que tendes o incomparável título 
de santa das causa impossíveis.

Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa, 
intercedei junto a Deus para que me conceda a graça 
de que tanto necessito (dizer a graça que deseja). 

Não permitais que tenha de me afastar dos vossos pés sem ser atendido. 
Se houver em mim algum obstáculo que me impeça de obter a graça que imploro, 
auxiliai-me para que o afaste. Envolvei o meu pedido 
em vosso preciosos méritos e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus, 
em união com a vossa prece. 

Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança; 
por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço.  Amém!

Santa Rita de Cássia, rogai por nós

Audiência Geral: papa Francisco pede sabedoria e equilíbrio na educação dos filhos

Nesta quarta-feira (20/05), a Praça São Pedro ficou lotada de fiéis e turistas para o encontro semanal com o Pontífice. Dezenas de milhares puderam ver Francisco de perto quando deu a volta na Praça com o papamóvel, momento muito aguardado pelos fiéis.

Em sua catequese, o Papa dissertou sobre a questão da educação dos filhos na família. Para Francisco, dois elementos são essenciais: sabedoria e equilíbrio por parte dos pais, que saibam acompanhá-los passo a passo e não exigir que percorram o caminho do crescimento sozinhos. “Não exasperem as crianças pedindo o que elas não podem dar”, aconselhou.

Filhos reféns dos pais

Francisco se dirigiu também às famílias com os pais separados, pedindo que os filhos não se tornem reféns da relação, nem carreguem o peso da separação. “Devem crescer com a mãe falando bem do pai e vice-versa. Isso é muito importante, mas também muito difícil para os separados, mas é algo que pode ser feito”, observou. Segundo o Pontífice, nos últimos tempos, ‘intelectuais e especialistas’ têm criticado a educação familiar de várias formas, acusando-a de ser autoritária, conformista e repressiva. 

“Isto gerou uma fratura entre a família e a sociedade; uma crise que abrange vários âmbitos, como a escola, por exemplo, onde recaem sobre os alunos as tensões e a desconfiança entre pais e professores. E estes ‘especialistas’ se multiplicam – advertiu o Papa – ocupando o papel dos pais inclusive nos aspectos mais íntimos da educação: personalidade, crescimento, direitos e deveres. Os pais vão se privando de sua função, chegando a se autoexcluir da vida dos filhos”. 

Como exemplo, o Pontífice citou um episódio da sua infância, já narrado em outra ocasião, quando certa vez ofendeu a professora. A mãe foi chamada à escola e com educação reepreendeu o filho. "Mas em casa vocês podem imaginar o que aconteceu.....", disse. Hoje, observou, os papéis se inverteram, e são os pais que repreendem os professores.

Fazendo uma análise desta situação, o Papa admitiu que por um lado, alguns modelos educativos do passado tinham limites, mas por outro, a vida se tornou ‘avara’ de tempo e os pais, ‘sequestrados’ pelo trabalho e outras preocupações, conversam refletem e se confrontam menos com os filhos. “Mas o importante – sustentou o Pontífice – é entender ’aonde’ os filhos estão realmente em seu caminho; aonde está a sua alma”. 

Como antídoto, o Papa lembrou que “a Palavra de Deus pode oferecer um apoio à missão educativa das famílias”, disse, acrescentando que na base de tudo está o amor que Deus nos doa, que ‘tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta’... “Jesus também passou através da educação familiar e cresceu em idade, sabedoria e graça”. 

O Pontífice concluiu sua reflexão afirmando que “a boa educação familiar é a coluna vertebral do humanismo. “A sua ‘irradiação’ social é o recurso que compensa lacunas, feridas, vazios de paternidade e maternidade dos filhos menos afortunados. E esta ‘irradiação’ pode fazer milagres!”, completou.


Pais saiam do "exílio"

Antes de passar às saudações finais, o Papa pediu ao Senhor que doe às famílias cristãs a fé, a liberdade e a coragem necessárias para a sua missão. “Quando a educação familiar redescobre o contentamento de seu protagonismo, muitas coisas mudam para melhor para os pais incertos e desiludidos. Chegou a hora que os pais e as mães saiam de seu ‘exílio’ e reassumam plenamente o seu papel educativo. Esperemos que o Senhor conceda esta graça: de não auto exilar-se na educação dos filhos."
Com informações: news.va

Doação de leite materno será incentivada em campanha do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira, 20, uma campanha nacional para incentivar a doação de leite materno. A iniciativa é por ocasião do Dia Mundial de Doação do Leite Humano e tem como foco os bebês prematuros. O tema é “Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças”.

Com a campanha deste ano, a meta do Ministério é aumentar em 15% o volume de leite coletado nos 215 bancos de leite que o Brasil possui. O volume coletado atualmente representa de 55 a 60% da demanda do país. No ano passado, foram coletados 184 mil litros de leite materno, o que representou um benefício para 178 mil recém-nascidos.

Outro objetivo da campanha, realizada em parceria com a Rede BLH, é aumentar o número de novas doadoras voluntárias. “Amamentar o próprio filho é um ato de amor, mas doar leite e ajudar a alimentar outros bebês é um ato de amor ainda maior. Esse gesto de solidariedade salva vidas e forma o futuro de muitas crianças”, declarou a ministra interina da Saúde, Ana Paula Soter.

Para reforçar a importância da doação de leite, o coordenador da Saúde da Criança e do Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, informou que esse gesto já ajudou a reduzir a mortalidade infantil no Brasil. Além disso, é uma prática importante para diminuir a ocorrência de doenças infecciosas e alérgicas nos bebês prematuros de baixo peso. Outro benefício é para a própria mãe: reduz o peso mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal.

O modelo do Banco de Leite Humano Brasileiro é referência internacional e, desde 2005, o país exporta técnicas de baixo custo para implementar bancos de leite materno em 25 países da América Latina, Caribe Hispânico, África Portuguesa e Península Ibérica. Uruguai, Venezuela e Equador receberam as primeiras tecnologias transferidas e Portugal e Espanha receberam os primeiros bancos no modelo brasileiro.

Para doar leite

Segundo a ministra Ana Paula, é importante que a coleta do leite seja realizada corretamente, de forma que a doadora deve procurar o banco de leite mais próximo ou o Disque Saúde, no número 136, em caso de dúvida.

Toda mulher que amamenta pode doar leite, basta estar com a saúde em dia e não estar tomando medicamento que interfira na amamentação. Antes de realizar a coleta, recomenda-se uma higiene pessoal da mãe, o que inclui: cobrir os cabelos; usar pano ou máscara sobre o nariz e a boca; lavar mãos, braços e cotovelos com água e sabão; lavar as mamas apenas com água e secá-las em toalha limpa. Após a coleta, o leite pode ser armazenado no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias.
Com informações: Canção Nova e Ministério da Saúde

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Comunidade Fanuel realiza Tríduo de Pentecostes na paróquia, de 21 a 24 de maio; participe!


A Comunidade Católica Fanuel da paróquia São Domingos realizará o Tríduo de Pentecostes em preparação para essa grande festa litúrgica em nossa Igreja. O Tema desse ano é: "Se vivermos pelo Espírito andemos de acordo com o Espírito" (Gl 5,25).

Durante todos os dias do tríduo será celebrada a Santa Missa: nos dias 21 (quinta-feira), 22 (sexta-feira) e 23 (sábado) de maio as celebrações acontecerão às 20:00h na sede da comunidade. Logo após a missa do dia 23 haverá a vigília de pentecostes até às 24h, com adoração eucarística. No dia 24, domingo, a missa de encerramento será celebrada às 17:00h. 

As missas serão transmitidas pela Rádio Comunitária Esperança e Vida (87,9 FM), sintonize. A sede da Comunidade Católica Fanuel fica na rua Alcides Zanchi, 50, no jardim Alvorada, Mococa-SP. 

Participe conosco por uma nova unção! Enchei-vos do Espírito de Deus!

Vaticano poderá canonizar a beata madre Teresa de Calcutá durante Jubileu da Misericórdia

O Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, explicou ao Grupo ACI: “Podemos declarar como uma hipótese de trabalho a possibilidade da canonização da Beata Madre Teresa de Calcutá durante a celebração do Jubileu da Misericórdia”.

“Não existe uma data oficial para a canonização, mas podemos dizer que a Congregação para as Causas dos Santos está estudando esta causa”, afirmou o porta-voz da Santa Sé.

Os rumores da canonização da Beata albanesa começaram após a publicação do calendário oficial para o Jubileu da Misericórdia. Este Ano Jubilar começará no dia 8 de dezembro de 2015, Solenidade da Imaculada Conceição e terminará no dia 20 de novembro de 2016, Solenidade de Cristo Rei do Universo.

Conforme o calendário publicado pela Santa Sé, no domingo 4 de setembro de 2016 se celebrará uma jornada titulada “Jubileu dos voluntários e operadores da misericórdia” em memória da Beata Madre Teresa, cuja festa se celebra no dia seguinte, 5 de setembro.

No último 5 de maio, durante a apresentação oficial do Jubileu da Misericórdia, Dom Rino Fisichella, principal responsável pelo evento e Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, afirmou: “Atualmente, quem poderia ser mais reconhecida do que a Madre Teresa como aquela que viveu as obras de misericórdia? Quem seria mais capaz do que ela de sustentar o compromisso de milhões de pessoas, homens, mulheres, jovens que nas diversas formas de voluntariado que expressam a misericórdia da Igreja? Quantas associações vivem esta missão? Por que não o 4 de setembro como uma oportunidade de encontro entre eles? Não vejo a dificuldade de que isso aconteça”.

Durante mais de 45 anos a Madre Teresa atendeu os pobres, doentes, órfãos e moribundos da Índia, ao mesmo tempo, ela impulsava o crescimento da sua congregação, as Missionárias da Caridade. Morreu em 1997, aos 87 anos de idade em Calcutá, na Índia.

O milagre que requeria sua beatificação aconteceu em 1998, quando Mónica Besra, uma mulher que tinha um tumor maligno no abdômen ficou curada de maneira inexplicável. Esta mãe de cinco filhos, relatou que foi acolhida em Roma pelas Missionárias da Caridade depois de terem sido suspensos todos os cuidados médicos.

No dia 19 de outubro de 2003 o Papa São João Paulo II, grande amigo da religiosa, a beatificou na Praça de São Pedro no Vaticano.
Com informações: ACI

terça-feira, 19 de maio de 2015

Paróquia Santa Terezinha, em Mococa, realiza Caminhada da Fé 2015, em louvor à Santa Rita de Cássia

Acontece de quinta para sexta-feira dessa semana, de 21 para 22 de maio,  a quarta edição da Caminhada da Fé, em louvor ao dia de Santa Rita de Cássia. A caminhada é promovida pela Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, daqui de Mococa.

A expectativa da organização é reunir quase 4 mil pessoas, para a peregrinação que passará pelas igrejas matrizes de todas as paróquias de nossa cidade, ainda pela Comunidade Providência Santíssima e o Santuário do Rosário, percorrendo 18 km pelos bairros de Mococa.

A concentração inicial será na igreja matriz da paróquia de Santa Terezinha, às 23:00h, quando será celebrada uma missa e em seguida a caminhada, marcada para às 00:00h. Está previsto o término paras às 06:00h da manhã, com a celebração de mais uma missa na capela de Santa Rita, onde será servido um café da manhã aos participantes.

Toda estrutura de apoio está sendo preparada para emergências e acolhimento de pessoas que precisem durante a caminhada, com a ajuda da polícia militar, do Tiro de Guerra e prefeitura. Quem desejar poderá comprar o cajado, o lenço da caminhada e o CD especial com músicas e a bênção de Santa Rita. Participe e recebe muitas graças pela interseção de Santa Rita de Cássia!

Acompanhe a programação da festa e novena em louvor à Santa Rita:

Carta das igrejas sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2015; leia a íntegra


O amor de Deus, a paz de Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco!

Queridos irmãos e irmãs das comunidades cristãs no Brasil,

“Dá-me um pouco de tua água” (Jo 4.7) é o lema bíblico que o movimento ecumênico brasileiro, através do CONIC, propôs ao Conselho Mundial de Igrejas e ao Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos ao ser convidado a preparar o material da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2015.

O pedido por água, feito por Jesus à mulher samaritana, é também o testemunho ecumênico que oferecemos aos irmãos e irmãs das muitas Igrejas que anunciam a boa-nova de Jesus, nos mais diferentes contextos do mundo. A fé em Jesus Cristo precisa expressar-se nessa abertura para encontros e conversas. Não devemos ver no outro um inimigo ou uma ameaça, mas sim, reconhecer nele uma expressão do amor de Deus. Complementamo-nos e crescemos quando nos abrimos para estes encontros. Este é o nosso testemunho ecumênico.

Em contextos de intolerância e perseguições religiosas, colocamos diante das nossas Igrejas o desafio de fazer a experiência do diálogo. Saiamos de nossas casas e até dos nossos templos e vamos ao encontro de nossos irmãos, irmãs, vizinhos e vizinhas. Ouçamos o que eles ou elas têm a contar sobre sua fé, sua vida, suas experiências e dúvidas. Celebremos juntos esta vivência plural do único amor de Deus!

Nas bem-aventuranças deixadas a nós por Jesus Cristo em Mt 5.1-9 encontramos o convite para que atuemos em favor da paz, pois assim seremos chamados e chamadas de filhos e filhas de Deus. A construção da paz passa, necessariamente, pelo diálogo. Peregrinemos nessa direção para que o nosso testemunho público seja de unidade e de acolhida à diversidade.

Animamos cada grupo e comunidade a celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2015. Que esta Semana seja uma grande festa de Pentecostes!

Oramos por cada irmão e cada irmã das nossas comunidades e pedimos que as nossas Igrejas também orem por nós para que possamos servir com coerência e dedicação á causa da justiça e da paz, valores centrais do Evangelho.

Na unidade de Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner (Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB)
Pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich (Pastor Presidente da IECLB)
Dom Francisco de Assis da Silva (Bispo Primaz da IEAB)
Presbítero Wertson Brasil (Moderador da IPU)
Dom Paulo Titus (Arcebispo da ISOA)

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos está acontecendo de 18 a 24 de maio; participe!

Uma visão de unidade cristã acompanhada por respeito pela diversidade inspirou o processo de elaboração dos materiais deste ano da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). O grupo responsável pelo material, formado de representantes de igrejas e organismos ecumênicos, ressaltou o valor da unidade cristã numa época em que a intolerância religiosa cresce ao redor do mundo. O material é publicado em parceria pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e pelo Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos.

Tradicionalmente celebrada entre 18 e 25 de janeiro (no hemisfério Norte) ou em Pentecostes (no hemisfério Sul), a edição deste ano, que será comemorada entre 17 e 24 de maio, enfoca um tema inspirado no evangelho de João: “Dá-nos um pouco da tua água”.

O tema de 2015 foi inspirado pelo Evangelho de João, que fala do encontro de Jesus com a mulher samaritana, um símbolo de amor que tem o poder de diminuir as barreiras baseadas na religião, etnia ou cultura. A proposta de material foi elaborada pelo grupo e trabalho do CONIC.

O gesto bíblico de oferecer água a quem chega, como forma de boas-vindas e partilha, e algo presente em todas as religiões no Brasil. Espera-se que o estudo e a meditação propostos sobre a história de Jesus encontrando a mulher samaritana perto do poço possam ajudar as pessoas e as comunidades a perceber a dimensão dialógica do projeto de Jesus, que chamamos de Reino de Deus.

Contextos religiosos

O grupo de trabalho brasileiro procurou levar em conta os contextos religiosos do país, abordando, principalmente, o tema da intolerância religiosa. “A escolha da passagem bíblica de Jesus e a mulher samaritana foi feita devido ao forte significado desta cena para o encontro de culturas”, lembrou Romi, primeira mulher a assumir o posto de secretária-geral do CONIC. “Convidamos o CEBI para colaborar por causa de seu método de leitura popular da Bíblia, experiência bem brasileira”, acrescentou.

“Lamentavelmente, os últimos acontecimentos internacionais revelam o quanto a reflexão e ações concretas em favor do respeito à pluralidade são inadiáveis. Nosso testemunho enquanto cristãos e cristãs, ao longo da Semana, é o de afirmação de que a pluralidade é parte constitutiva do projeto de Deus”, concluiu Romi.

“No Brasil, o crescimento do fundamentalismo tem se tornado obstáculo para a afirmação do Estado laico”, afirmou Edmilson Schinelo, do CEBI. “As violações de direitos das minorias como, por exemplo, os grupos praticantes das religiões de matriz africana, muitas vezes vêm justificada por um discurso religioso carregado de intolerância”, acrescentou.

Edmilson ainda ressaltou o potencial que o material tem para a construção de diálogo entre diferentes expressões de fé. “O diálogo é um caminho permanente na construção da paz entre povos, culturas e religiões diferentes. Podemos saciar nossa sede bebendo também da água que o outro nos oferece”, encerrou.


O CONIC foi fundado em 1982 e, atualmente, tem como membros a Igreja Católica Romana, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), a Igreja Presbiteriana Unida (IPU) e a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA). Os objetivos do CONIC estão ligados à promoção e estímulo das relações ecumênicas entre Igrejas cristãs e ao fortalecimento do testemunho comum delas em favor dos Direitos Humanos.
Com informações: CONIC

Papa Francisco canoniza quatro novas santas para a Igreja


As beatas irmãs Joana Emília de Villeneuve, da França; Maria Cristina Brando, da Itália; irmãs Maria Baouardy e Maria Alfonsina Danil Ghattas, árabe-palestinas, foram canonizadas pelo Papa Francisco, na manhã deste domingo, 17, em cerimônia na Praça São Pedro.

Francisco recordou que irmã Joana “foi um sinal concreto do amor misericordioso do Senhor” ao consagrar sua vida a Deus, aos pobres, aos doentes e aos reclusos.

Sobre irmã Maria Cristina, o Pontífice afirmou que a santa “foi completamente conquistada pelo amor ardente ao Senhor” e do encontro “coração a coração” com o Senhor, recebia a força para suportar os sofrimentos.

A respeito da vida de irmã Maria Baouardy, o Papa disse que o seu constante diálogo com o Espírito Santo a permitiu “dar conselhos e explicações teológicas com extrema clareza”, apesar de ser humilde e iletrada.

“A docilidade ao Espírito fez com que ela fosse também instrumento de encontro e de comunhão com o mundo muçulmano”, frisou o Papa.
Sobre irmã Maria Alfonsina Danil Ghattas, o Papa disse que ela “soube bem o que significa irradiar o amor de Deus no apostolado”. “Ao se transformar em uma testemunha de mansidão e unidade, ela é um claro exemplo do quanto é importante sermos uns responsáveis pelos outros, de vivermos um a serviço do outro”.

Ao final da celebração, o Papa agradeceu a presença das delegações oficiais da Palestina, França, Itália, Israel e Jordânia. Ao saudar as filhas espirituais das quatro novas santas, pediu que, pela intercessão das novas santas, o Senhor conceda um novo impulso missionário aos respectivos países de origem.

“Inspirando-se aos seus exemplos de misericórdia, de caridade e reconciliação, possam os cristãos destas terras olhar com esperança ao futuro, prosseguindo no caminho da solidariedade e da convivência fraterna”, concluiu Francisco.
Com informações: Canção Nova, Rádio Vaticano

Igreja celebrou 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Neste domingo, 17, Igrejas de todo o mundo comemoraram o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Esta celebração é o único Dia Mundial estabelecido pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais.

O Papa Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de Maio de 1967.

A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes (em 2015, 17 de maio). A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Em sintonia com as reflexões do Sínodo da Família, o Papa Francisco propôs como tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2015 uma temática semelhante: “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.

Mensagem do Papa Francisco

O Pontífice trata das famílias e suas mudanças culturais, ressaltando os seus diversos aspectos e seu envolvimento com a comunicação.

Um dos destaques foi a colocação de Francisco, na qual aponta a família como “ventre” maternal das pessoas nesse mundo, onde é possível ter a experiência do encontro das diferenças na gratuidade do amor.

“Diferenças de gêneros e de gerações, que comunicam, antes de mais nada, acolhendo-se mutuamente, porque existe um vínculo entre elas.”

A mensagem também expõe a forma como os meios de comunicação social falam da família. Muitas vezes, apresentam-na como um modelo abstrato a aceitar ou rejeitar, e não como uma realidade concreta a ser vivida.

“A família mais bela, protagonista e não problema, é aquela que, partindo do testemunho, sabe comunicar a beleza e a riqueza do relacionamento entre o homem e a mulher, entre pais e filhos. Não lutemos para defender o passado, mas trabalhemos com paciência e confiança, em todos os ambientes onde diariamente nos encontramos, para construir o futuro”.
Com informações: Canção Nova

domingo, 17 de maio de 2015

Show de Prêmios e Noite do Bauru aconteceu nesse sábado na paróquia; veja as fotos

Nesse sábado, 16, aconteceu no salão da igreja São Lucas mais uma edição do Show de Prêmios e também a Noite do Bauru. Em parceria com a Pastoral Familiar e demais pastorais de nossa paróquia foram momentos de diversão e convivência comunitária. A arrecadação dessa noite ajudará a manter o trabalho evangelizador da paróquia, em especial, os preparativos para a quermesse e novena do padroeiro, São Domingos de Gusmão, que acontece em agosto. Veja as fotos dessa noite. 

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Nesse sábado, 16/05, paróquia e Pastoral Familiar realizam Show de Prêmios e Noite do Bauru


Conheça o trabalho da Câmara Eclesiástica e tira dúvidas sobre nulidade matrimonial

Frequentemente se compara a assim dita “anulação” pelo tribunal eclesiástico a uma atenuada prática para evitar o divórcio. Não é assim. E talvez convém rever os conceitos base da declaração de nulidade, que é um verdadeiro e próprio processo.

A declaração de nulidade não é “anulação do matrimônio”, mesmo se esta expressão seja muito frequente no dia-a-dia e, infelizmente, também na Igreja; mas é errada: o matrimônio se existiu verdadeiramente, não pode ser anulado. A Igreja não “anula” nenhum matrimônio, nem mesmo o Papa pode anular: “o matrimônio ratificado e consumado não pode ser dissolvido por nenhum poder humano nem por nenhuma causa, exceto a morte” (cân. 1141 CIC).

Não é “anulação”, mas “declaração de nulidade”

O cânone afirma o princípio em virtude do qual nenhum poder humano pode dissolver o matrimônio ratificado e consumado. É excluído de qualquer poder da Igreja, como também do poder vicário do Romano Pontífice. Somente em alguns casos especiais o Papa pode intervir, concedendo uma “dispensa” ou “graça”, como nos matrimônios ratificados, mas não consumados, ou aqueles ditos “mistos”, onde um dos contraentes não é batizado.
De fato, a fórmula da controvérsia à qual o tribunal eclesiástico deve responder nas causas de nulidade matrimonial recita “se consta a nulidade do matrimônio, no presente caso”. É a “constatação”, ou declaração de uma nulidade já existente e não de uma ação positiva de anulação de uma realidade que existe e que por uma intervenção da Igreja veria anulada.

Serviço à “verdade” do sacramento

O santo padre, no discurso a Rota Romana de 28 de janeiro de 2006, ressalta a importância do processo judicial: “O processo canônico de nulidade matrimonial constitui essencialmente um instrumento para verificar a verdade sobre o vínculo conjugal. O seu objetivo não é então de complicar inutilmente a vida dos fiéis, tanto menos de tornar mais doloroso o litígio (entre as partes), mas somente de oferecer um serviço à verdade”.
O acusado nesse processo não é jamais uma das partes (como se devesse estabelecer qual dos cônjuges teve a “culpa” pela falência matrimonial), mas é o sacramento, do momento no qual uma das partes, que se constitui “autor”, acusa de nulidade o próprio matrimônio.
O processo canônico é então o meio pelo qual a igreja se serve para garantir um trabalho sério e qualificado de busca pela verdade sobre o sacramento do matrimônio que vem acusado de nulidade, evitando os riscos de favorecimentos subjetivos.
Tudo isto ocorre não somente para o bem dos fiéis, mas também como garantia e tutela da dignidade e sacralidade intrínseca do “sacramento” sobre o qual se indaga: um verdadeiro serviço pastoral, para evitar toda sombra de imparcialidade.

Os motivos de nulidade

Nos motivos ou finalidades é de dever fazer uma distinção entre (1) o “finis operis”, que diz respeito ao aspecto objetivo, isto é, o fim que se quer alcançar: a declaração de nulidade; e (2) o “finis operantis”, ou aspecto subjetivo, isto é, as próprias motivações, subjetivas e pessoais.

O que é Câmara Eclesiástica
Procedimentos para o processo de nulidade matrimonial

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Hallel Aparecida acontece de 15 a 17 de maio no santuário nacional


Jovens católicos de diversas partes do Brasil se reunirão no Santuário Nacional para o Hallel Aparecida 2015, que acontece entre os dias 15 e 17 de maio. O evento de música, louvor e adoração voltado ao público jovem tem como tema “Eu vim para servir”, que acompanha a temática da Campanha da Fraternidade.

Oito módulos de formação e espiritualidade estarão prontos para acolher a juventude: Capela, Maria, Misericórdia, Jovens de Maria, Vida, Hallelzinho e Missão e Vocação.

O Hallel nasceu em Franca (SP) no ano de 1988, e hoje acontece em várias cidades do Brasil e do exterior, inclusive no Santuário Nacional de Aparecida.

A palavra Hallel carrega um forte significado; de origem hebraica, ela quer dizer “louvor”. No evento, o louvor a Deus é trabalhado com a música, e conta com grandes bandas católicas.

Romaria Nacional da Juventude: A Romaria da Juventude no Santuário Nacional de Aparecida nasceu de um pedido da Igreja do Brasil, que brota do Documento 85 da CNBB. A primeira Romaria da Juventude na Casa da Mãe Aparecida aconteceu em 2010. Este é um momento de acolhida e atividades voltadas para os jovens.

Com informações: A12

Começou a 35ª Assembleia Geral Ordinária do CELAM

Começou na terça-feira, dia 12, a 35ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), em Santo Domingo (foto), capital da República Dominicana. O arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sérgio da Rocha, e o arcebispo de São Luís e delegado da Conferência junto ao Celam, dom José Belisário da Silva, estarão presentes no evento.

O encontro acontece a cada dois anos e tem a participação de presidentes e delegados das 22 Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, além da presidência e da direção da entidade. São 56 membros na assembleia com direito a voz e voto.

A assembleia também será responsável por aprovar as diretrizes do plano global do Celam para o quadriênio 2015-2019, a partir da análise dos desafios da Igreja no continente e baseados no Evangelho e no magistério pontifício. Na ocasião ainda haverá a apresentação do Informe da gestão sobre o plano global do Celam e dos 76 Programas desenvolvidos no quadriênio 2011-2015, além da escolha da nova presidência da entidade. As Conferências Episcopais, por meio de seus delegados, irão apresentar a realidade eclesial e social de seus países.

A assembleia do Celam contará com a presença do prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina do Vaticano, cardeal Marc Ouellet; do núncio apostólico na República Dominicana, dom Jude Thaddeus; do arcebispo de Brooklyn, dom Octavio Cisneros, representando a Conferência Episcopal dos Estados Unidos; além de integrantes de organizações eclesiais como o Comitê Igreja na América Latina, a Adveniat, a Miserior, a Porticus e a Confederação Latino-Americana de Religiosos (Clar).
Com informações: CNBB e CELAM

300 Anos de Bênçãos: Continua a peregrinação da imagem jubilar de Nossa Senhora pela diocese

Desde o dia 27 de abril encontra-se em nossa Diocese de São João da Boa Vista a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Toda esta peregrinação que movimentará todas as dioceses do Brasil irá até 2017, quando estaremos celebrando os 300 anos que sua imagem foi encontrada por “três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul”.

300 anos de Bênçãos é o tema desta peregrinação. Bênçãos a todo o povo brasileiro nos ensinando, pela sua cor morena, que todos somos filhos e filhas de Deus. Convocando-nos a construir a fraternidade e a igualdade, fruto de uma consciência cristã que nos ensina a derrubar muros e construir pontes, não somente no que diz respeito à todas as raças e cores, mas a todo tipo de pensamento e cultura, e atitudes e práticas que possam gerar exclusão, intolerância, violência e morte. A simplicidade da Imagem Aparecida nos ensina que nenhum ser humano é menor e menos digno. Perante nosso Pai e nossa Mãe somos todos especiais e cabe-nos fazer nossa parte para que isto se torne sempre realidade.

Também diante da imagem de Aparecida “rompem-se as correntes da escravidão”. Escravidão a que estava submetido não somente o povo negro, mas todos os povos que honram nosso solo brasileiro. Liberdade alcançada e tantas outras a serem conquistadas, pois apesar de tantos obstáculos vencidos ainda somos uma nação acorrentada a tantas injustiças. Ou como disseram nossos bispos reunidos em Aparecida nestes últimos dias: “A corrupção, praga da sociedade é pecado grave que brada aos céus (cf. Papa Francisco – O Rosto da Misericórdia, n. 19), está presente tanto em órgãos públicos quanto em instituições da sociedade. Combatê-la, de modo eficaz, com a consequente punição de corrompidos e corruptores, é dever do Estado. É imperativo recuperar uma cultura que prima pelos valores da honestidade e da retidão. Só assim se restaurará a justiça e se plantará, novamente, no coração do povo, a esperança de novos tempos, calcados na ética”.

D. David e outros bispos da Arquidiocese de Ribeirão Preto recebendo a
imagem jubilar das mãos do reitor do Santuário Nacional de Aparecida.
Saindo daquelas redes veio ao nosso encontro para morar no santuário de nossas vidas. Para que se tornando nossa mãe buscássemos Aquele que nos fez seus filhos, quando na cruz disse ao discípulo: “Eis aí sua mãe. E, eis aí o seu filho” Jo 19, 26. E nos encontrando com seu Filho o milagre das redes cheias de peixes se atualiza em pessoas e famílias, grupos e comunidades que se empenham na construção do Reino de Deus. Reino que significa paz, perdão, mesa farta, saúde.

E certamente é tudo isso que experimentamos quando trilhamos os mesmos caminhos de Maria. Daí a atitude de milhares de devotos que se dirigem ao Santuário de Aparecida. Para lá vão para agradecer e suplicar. E certamente a Mãe acolhe a todos e os envia para a grande tarefa que é a vida. Acolhe e envia para a missão de ser família, ser Igreja viva a serviço do amor e da misericórdia.

Mas agora é Ela, que em sua imagem vem ao nosso encontro. Vamos acolhê-la como mãe, de cujas mãos recebemos o seu Filho Jesus, nosso Salvador. E a ela suplicamos, que em sua força e poder, nos mantenha nas pegadas do Cristo Vivo, “nosso irmão Primogênito”.
Pe. João Marcos Moreira

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Milhares de peregrinos celebram Nossa Senhora de Fátima, em Portugal; D. Raymundo Damasceno presidiu a celebração principal

Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal,
 durante celebração solene de hoje (13/05).
Milhares de peregrinos participaram nesta quarta-feira, 13 de maio, da Festa de Nossa Senhora de Fátima em seu Santuário em Portugal.

A celebração foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno Assis e concelebrada pelo bispo auxiliar de Aparecida Dom Darci José, o bispo de Leiria e Fátima, Dom Antônio Marto; o reitor do Santuário de Fátima padre Carlos Cabecinhas, e o reitor do Santuário de Aparecida, padre João Batista de Almeida.

Entre os peregrinos estava o grupo de 400 brasileiros que vieram de Aparecida para a entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário de Fátima. A entronização aconteceu nesse dia 12, terça-feira, e a Imagem foi colocada em um trono, na Capela das Aparições.

Segundo a assessoria de imprensa do Santuário de Fátima, cerca de 210 mil peregrinos de 30 países participaram da missa. No final da celebração, a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi enviada às dioceses de Portugal para uma visita, o que deve durar um ano.

A peregrinação faz parte das comemorações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, que será comemorado em 2017, com a possível presença do papa Francisco.

As comemorações em Fátima acontecem em união com o Santuário Nacional de Aparecida, que em 2017 celebra os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba do Sul.
Com informações: A12

13 de Maio de 1917: Nossa Senhora resplandece aos pastorinhos pela primeira vez em Fátima

Lúcia, Francisco e Jacinta estavam brincando num lugar chamado Cova da Iria. De repente, observaram dois clarões como de relâmpagos, e em seguida viram, sobre a copa de uma pequena árvore chamada azinheira, uma Senhora de beleza incomparável.

Era uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, irradiando luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente.

Sua face, indescritivelmente bela, não era nem alegre e nem triste, mas séria, com ar de suave censura. As mãos juntas, como a rezar, apoiadas no peito, e voltadas para cima. Da sua mão direita pendia um Rosário. 

As vestes pareciam feitas somente de luz. A túnica e o manto eram brancos com bordas douradas, que cobria a cabeça da Virgem Maria e lhe descia até os pés.

Lúcia jamais conseguiu descrever perfeitamente os traços dessa fisionomia tão brilhante. Com voz maternal e suave, Nossa Senhora tranquiliza as três crianças, dizendo:

Os partorinhos de Fátima
Nossa Senhora: “Não tenhais medo. Eu não vos farei mal.”
E Lúcia pergunta:
Lúcia: “Donde é Vossemecê?”
Nossa Senhora: “Sou do Céu!”
Lúcia: “E que é que vossemecê me quer?
Nossa Senhora: “Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez.”
Lúcia: “E eu também vou para o Céu?”
Nossa Senhora: “Sim, vais.”
Lúcia: “E a Jacinta?”
Nossa Senhora: “Também”
Lúcia: “E o Francisco?”
Nossa Senhora: “Também. Mas tem que rezar muitos terços”.
Nossa Senhora: “Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser mandar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?”
Lúcia: “Sim, queremos”
Nossa Senhora: “Tereis muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto”.
Ao pronunciar estas últimas palavras, Nossa Senhora abriu as mãos, e delas saía uma intensa luz.
Os pastorinhos sentiram um impulso que os fez cair de joelhos, e rezaram em silêncio a oração que o Anjo havia lhes ensinado:
As três crianças: “Ó Santíssima Trindade, eu Vos adoro. Meu Deus, meu Deus, eu Vos amo no Santíssimo Sacramento.”
Passados uns momentos, Nossa Senhora acrescentou:
Nossa Senhora: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.” Em seguida, cercada de luz, começou a elevar-se serenamente, até desaparecer.

Nossa Senhora visitou as crianças por sete vezes, sempre nos dias 13 de cada mês, exceto e no mês de agosto, pois as crianças estavam em outro lugar. 



Imagem de Nossa Senhora Aparecida é entronizada em Fátima


Milhares de peregrinos estiveram reunidos em Fátima – Portugal, nesta terça-feira (12), para a celebração de entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Santuário da Padroeira de Portugal.

A celebração presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis faz parte da programação das comemorações dos Centenários de Bênçãos, sendo os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora em Aparecida, ambos serão comemorados em 2017.

Durante a cerimônia, às vésperas do Dia de Nossa Senhora de Fátima, relembrou o diálogo da Mãe de Deus com os três pastorzinhos na sua primeira aparição.

A Imagem de Aparecida seguiu em cortejo da Capelinha das Aparições até o Santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima.

O bispo de Leiria-Fátima, dom Antonio Marto destacou durante a cerimônia que independente do título Nossa Senhora é uma só e mãe de todos os cristãos.

“Tantos peregrinos passam por aqui, tantos devotos passam por Aparecida, mas o que não podemos esquecer é que em Portugal ou no Brasil Nossa Senhora é uma só, e não podemos esquecer que ela é nossa Mãe, mãe de todos os cristãos”, enfatizou.

Para a imagem de Nossa Senhora Aparecida introduzida no Santuário de Fátima um trono especial foi construído onde ela ficará permanentemente.

No encerramento da cerimônia, o cardeal dom Raymundo Damasceno Assis pediu que esse momento de comunhão entre o Brasil e Portugal seja mais uma oportunidade de crescimento da fé das pessoas.

“Lembramos a todos que Ela é nossa Mãe, Jesus nos deu Maria como mãe ainda na Cruz, no calvário. Jesus quis não só nos fazer irmãos na filiação paterna, mas também na filiação materna. Que esses Centenários de Bênçãos, momento de comunhão entre o Brasil e Portugal possa trazer o crescimento da nossa fé e que as pessoas ao passar por aqui possa ser cada vez mais discípulos de seu filho Jesus”, concluiu.
Com informações: A12

Papa Francisco celebra Missa de abertura da Assembleia Geral da Caritas

A raiz do serviço da Caritas está na acolhida, simples e obediente, a Deus e ao próximo, disse o Papa Francisco ao celebrar nesta terça-feira, 12, a Missa de abertura da 20ª Assembleia Geral da Caritas Internacional. A Missa foi celebrada na Basílica Vaticana, em Roma.

Mencionando o tema da campanha da Caritas – “Uma família humana, alimento para todos”, o Santo Padre lembrou que muitas pessoas esperam, ainda hoje, o que comer. “O planeta tem alimento para todos, mas parece que falta a vontade de partilhar com todos”.

Não faltou na homilia do Papa uma recordação da realidade dos cristãos perseguidos, privados também do alimento da alma. “Pensando na mesa da Eucaristia, não podemos esquecer aqueles nossos irmãos cristãos que foram privados com violência seja do alimento para o corpo seja daquele para a alma: foram expulsos de suas casas e de suas igrejas, às vezes destruídas. Renovo o apelo a não esquecer estas pessoas e estas intoleráveis injustiças”.

Baseando-se nas leituras do dia, Francisco lembrou que o Evangelho leva a lavar os pés e as chagas das pessoas que sofrem, sabendo acolher o outro com a graça de Deus. Este é um gesto em que se pode ver o chamado da Caritas, disse o Papa, destacando que quem vive essa missão não deve ser considerado um simples operário, mas uma testemunha de Cristo.

Francisco lembrou que a Caritas é uma realidade da Igreja em muitas partes do mundo e realiza um serviço em nome de Cristo. E não se trata de organizações isoladas em cada lugar; não existe uma “Caritas grande” e uma “Caritas pequena”, mas sim uma única organização que tem como centro o espírito de comunhão.

“Todas são iguais. Peçamos ao Senhor a graça de entender a verdadeira dimensão da Caritas, a graça de não cair no engano de acreditar que um centralismo bem organizado seja o caminho, a graça de entender que Caritas está sempre nas periferias em cada Igreja particular e a graça de acreditar que o centro da Caritas é somente ajuda, serviço e experiência de comunhão, mas não é a cabeça de todos”.
Com informações: Canção Nova e Rádio Vaticano

terça-feira, 12 de maio de 2015

Hoje imagem de N. Senhora Aparecida será entronizada no santuário de Fátima, em Portugal; veja programação


Hoje, dia 12 de maio, os brasileiros estarão ligados em Fátima - Portugal, pois acontece a entronização da imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida no Santuário de Fátima. A cerimônia faz parte das celebrações pelos "Centenários de Bênçãos" - em 2017, o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima festejará os 100 anos da aparição de Nossa Senhora aos três pastorzinhos, e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida celebrará os 300 anos do encontro da Imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul. 

Confira programação especial da TV Aparecida:


A comitiva de Aparecida é formada por cerca de 400 pessoas entre bispos, padres e devotos de Nossa Senhora Aparecida. O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, e no bispo auxiliar da arquidiocese, Dom Darci José Nicioli também integram a comitiva.  A TV Aparecida transmite ao vivo toda a programação, direto de Fátima.

Centenário de Bençãos

No dia 18 de maio de 2014 foi celebrada a entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima na basílica de Aparecida. A cerimônia marcou o início das celebrações dos jubileus de Fátima e Aparecida em 2017. 

A missa foi presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, dom Antonio Marto, e concelebrada pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, pelo bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci Nicioli, pelo bispo de Registro, dom José Bertanha, pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas e pelo reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio da Silva, além de inúmeros padres, diáconos e religiosos. Participou ainda uma comitiva vinda de Portugal, representantes de entidades luso-brasileiras, entre outras autoridades.

Ao final da missa, todos acompanharam o andor de Nossa Senhora de Fátima até o Monumento Fátima, no Jardim Norte, onde a imagem permanecerá para a veneração dos fiéis. Ali foi realizado o rito de bênção da Imagem e do monumento. Com pétalas caindo da Torre Brasília, a imagem foi retirada do andor e colocada sob o monumento, onde dali abençoará todos os romeiros e romeiras que vierem visitar a Casa da padroeira dos brasileiros. A multidão tomada de emoção honrou a Mãe de Fátima, a Mãe de Jesus, com uma longa salva de palmas.

Veja imagens da celebração de 2014, em Aparecida-SP


Com informações: A12
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...