SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO
Domingos nasceu no ano de 1170, em Caleruega, pequena localidade na Velha Castela, atual Espanha. Seu pai era Félix de Gusmão, pertencia a uma família muito rica; sua mãe era Joana de Aza.
Antes de Domingos nascer, sua mãe, em sonho misterioso, viu um cão que trazia na boca uma tocha acesa, de que irradiava luz sobre o mundo inteiro. São Domingos veio a ser uma luz extraordinária de caridade e de dedicação apostólica, que dissipou grande parte das trevas que havia nos corações. Domingos, foi o nome dado à criança, devido à uma devoção que a mãe tinha com São Domingos de Silos.
Durante o tempo dos estudos em Valência, que duraram seis anos, dedicou-se à parte teológica da igreja, que é aquela que estuda Deus e suas revelações. Seguido de trabalhos científicos sobre a piedade, inclusive, severas penitências. São Domingos olhou principalmente para aqueles que mais precisavam como: pobres e doentes, viúvas e órfãos. Essa vontade de ajudar o próximo era vista em suas ações: Certa vez numa grande fome, vendeu os livros para poder socorrer os necessitados. Mas Domingos ajudava os irmãos principalmente espiritualmente, já que tinha vocação para santidade.

São Domingos já tinha provado à todos o quanto era capaz de fazer pela igreja, então recebeu do papa a autorização de construir um convento em Roma, na Itália, onde conheceu São Francisco de Assis, a quem se tornou grande amigo. A partir daí a obra de São Domingos começa a crescer, e mais tarde seria inspiração para muitos outros santos que viriam! Uma característica dessa obra é o voto de pobreza, exemplo seguido por Domingos de São Francisco de Assis. São Domingos morreu no dia 06 de agosto de 1221, na idade de 51 anos. Numerosos milagres por todo o mundo são atribuídos a São Domingos. O Papa Gregório IX o canonizou, em 23 de julho de 1234. Diante do muito que São Domingos realizou na Igreja Católica, a devoção do Santíssimo Rosário, de quem era grande Apóstolo.
Segundo a igreja, São Domingos recebeu das mãos da Virgem Maria o rosário, uma arma muito poderosa para a conversão dos pecadores da época, e também foi Domingos o responsável por espalhar essa arma pelo mundo.
SÃO DOMINGOS, ROGAI POR NÓS! INTERCEDEI A DEUS POR NÓS!