As principais evidências da atividade da medicina por Luca foi legada por São Paulo, na epístola aos colossenses, quando se refere a "Lucas, o amado médico" (4.14). Outra prova indireta da sua condição de médico consiste na terminologia empregada por Lucas em seus escritos. Em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo.
A profissão de médico pressupõe que ele tenha dedicado muitos anos ao estudo. A sua formação cultural transparece nos seus livros: o Evangelho foi escrito num grego correto, cristalino e bonito, rico de vocábulos. Lucas é o evangelista que mais pintou a fisionomia humana do Redentor, a sua mansidão, as suas atenções para com os pobres, para com os desprezados, para com as mulheres, e para com os pecadores arrependidos. Lucas é o biógrafo de Nossa Senhora e da infância de Jesus.

Depois da perseguição e morte dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, nada sabemos com certeza da vida de Lucas. A tradição, recolhida pelos primeiros escritores eclesiásticos e santos padres, conservou a memória de suas viagens apostólicas pelo mediterrâneo oriental, até morrer mártir.
Mas a importância, realmente excepcional, da ação de Lucas na vida da Igreja reside não em sua pregação itinerante, mas em sua obra como escritor.
Nos Atos dos Apóstolos, Lucas deixou-nos a história das primeiras comunidades cristãs; é a fonte principal para o conhecimento da primeira difusão do Cristianismo no mundo.
No terceiro evangelho, Lucas apresenta uma narração da vida do Senhor que, embora seguindo o esquema comum aos sinóticos, destaca alguns traços peculiares só por de recolhidos: a infância de Jesus, a apresentação de Jesus como Salvador, as parábolas da misericórdia...
São Lucas evangelista, rogai por nós!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário