Agora, o Pontífice entra na linha de frente na promoção do debate sobre as mudanças climáticas. Em defesa do desenvolvimento sustentável e como essas mudanças atingem os mais pobres, a próxima encíclica do Papa será um documento de vanguarda e deverá inspirar os líderes mundiais a tomarem decisões concretas para interromper esse ciclo autodestrutivo da humanidade e do planeta.
Na semana passada, o Papa lançou em sua conta no Twitter uma mensagem na qual convida à reflexão sobre o tema. “É preciso cuidar da Terra para que possa continuar a ser, como Deus a quer, fonte de vida para toda a família humana”.
Qual caminho estamos escolhendo para o planeta Terra? |
Uma pequena demonstração do que deverá ser o conteúdo da sua Encíclica. Com a presença do Secretário-Geral das Nações Unidas, um seminário sobre o tema no Vaticano é um claro chamado do Papa para que a Comunidade Internacional chegue a um acordo concreto na Convenção do Clima de Paris, em dezembro, para reduzir as emissões de gases nocivos causadores do efeito estufa. E não somente: as reflexões encíclicas do Papa servirão de modelo para que esse acordo leve em consideração aqueles que mais sofrem com as mudanças climáticas: os pobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário