Sacerdotes do mundo inteiro estão reunidos, em Roma (Itália), para o 3º Retiro Mundial de Sacerdotes, que acontece a partir desta quarta-feira, 10, até domingo, 14.
Neste ano, o tema do encontro é “Chamados à santidade para a nova evangelização”. O evento é organizado pela Renovação Carismática Católica Internacional e pela Fraternidade Católica. O evento deve reunir mais de mil sacerdotes provenientes de 90 países, dos cinco continentes.
Durante o encontro, o arcebispo de Israel, dom George Bacouni, testemunhou junto aos sacerdotes sobre a perseguição aos cristãos. Dom George salientou ainda que a perseguição realizada em países como Iraque, Líbano e Síria, obriga os cristãos a deixarem para trás toda uma estrutura familiar e financeira. Há relatos de casos de extrema violência e submissão a leis brutais.
“Estive por nove anos no sul do Líbano, durante a guerra entre Israel e o Hezbollah em 2006. Na ocasião, minha diocese perdeu uma Igreja que foi totalmente destruída. Parte da reitoria foi destruída ou parcialmente danificada. Nos países mulçumanos, os rebeldes destroem tudo”, contou Dom George.
O arcebispo ressaltou aos sacerdotes que a situação dos cristãos era melhor durante o governo de Saddam Hussein, do que a vivida hoje pelas pessoas, com o surgimento de grupos radicais como Al-Qaeda e o Estado Islâmico.
O fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, fez uma pregação nesta sexta-feira, 12, no retiro mundial de sacerdotes, em andamento em Roma desde o último dia 10. O tema da pregação foi ‘Deixa que o amor de Deus te transforme’.
O monsenhor contou que recebeu esse tema com alegria porque ele mesmo é uma pessoa transformada pelo amor de Deus. “Eu já completei, graças a Deus, 50 anos de sacerdócio no dia 8 de dezembro e não trocaria nada por esses 50 anos. Eu realmente começaria tudo de novo como se fosse hoje o dia da minha ordenação”.
Aos sacerdotes do mundo inteiro reunidos em Roma, monsenhor deixou uma mensagem de gratidão a Deus pelo ministério de cada um. “Nós damos graças Àquele que chamou você e lhe deu forças, Jesus Cristo nosso Senhor, porque julgou você digno de confiança e o chamou para o seu ministério”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário