O Processo de beatificação da irmã Benigna passou essa semana por uma importante etapa rumo ao reconhecimento da Igreja. Os seus restos mortais foram exumados e procedem da retirada de uma relíquia e posterior reconhecimento por um agente enviado pelo Vaticano.
Depois desse processo os restos mortais de irmã Benigna foram transladados para o Noviciado N. Senhora da Piedade, em Belo Horizonte - MG.
SUA VIDA DE DEDICAÇÃO AOS POBRES E A IGREJA
Em 16 de agosto de 1907, nasceu na cidade mineira de Diamantina, Maria da Conceição Santos. De família simples, ela recebeu de seus pais os verdadeiros valores cristãos da religião Católica. Mesmo pequenina, revelava dons divinos e manifestava vocação para a vida religiosa. Participava de celebrações da Santa Missa, coroações, procissões e reza do terço. Em sua terra natal, Irmã Benigna fez o curso primário e aprendeu a tocar vários instrumentos musicais. Era uma jovem muito virtuosa. Como catequista e professora de violão, evangelizava crianças e adultos. Despertava em seus companheiros de infância e mocidade grande amor pelas coisas divinas.
No dia 11 de fevereiro de 1935, dedicado a Nossa Senhora de Lourdes, Maria da Conceição Santos ingressou na Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. Em 19 de março do mesmo ano, dia dedicado a São José, ela fez seus primeiros votos religiosos nesta congregação mineira, passando a se chamar, a partir desta data, Irmã Benigna Victima de Jesus. Por amor e inspiração divina, ela escolheu este nome, entregando-se à plena vontade de Deus. niciou seu apostolado prestando serviços religiosos nos locais designados pela congregação. A Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, em Itaúna/MG, foi o primeiro local onde trabalhou. Lá, fez os votos perpétuos no dia 6 de janeiro de 1941 e diplomou-se em enfermagem. Em 1º de janeiro de 1943, foi nomeada Madre Superiora, assumindo, então, a direção desta casa. Em seu novo cargo, fundou uma maternidade que deu assistência às mães carentes. Depois de 12 anos de dedicação e trabalho, Irmã Benigna encerrou, com louvor, sua missão em Itaúna, com a certeza de que, através da fé e devoção a Nossa Senhora, havia levado luz a muitas famílias.
A exemplo dos Santos, Irmã Benigna também sofreu calúnias, na Serra da Piedade, Irmã Benigna foi colocada em um chiqueiro, adquirindo, assim, várias doenças. Dr. José Nogueira, médico e amigo, ao visitá-la, percebeu a extrema fragilidade de sua saúde e, temendo o pior, comunicou o fato à diretora da casa, dizendo-lhe que a congregação seria responsabilizada por ele, caso algo acontecesse à religiosa.
Em 1950, Irmã Benigna foi designada a prestar serviços em um Asilo Hospital, na cidade de Lambari/MG. Incansável, ela deixou ali suas marcas, desenvolvendo um grande trabalho como parteira e enfermeira, dedicando carinho e amor a todos, sem distinção, e ensinando que a oração é a força para vencer todas as dificuldades e o caminho para se obter as graças de Deus, junto a Nossa Senhora. O número de pessoas daquela cidade que reconheciam dons especiais e divinos em Irmã Benigna era cada vez maior.
ORAÇÃO PARA SE OBTER GRAÇAS POR INTERMÉDIO DAS DORES DE IRMÃ BENIGNA
Autor: José Vanderlei das Dores
Ó Deus, que ensinastes a vossa serva Irmã Benigna a aceitar, com grande resignação, todo sofrimento e humilhação a que esteve opressa, nós Vos suplicamos: ensinai-nos também a aceitar dignamente e com humildade as provações que nos são necessárias para nossa salvação.
Ó Irmã Benigna, intercedei por nós junto a Deus para merecermos obter os dons do Divino Espírito Santo, para bem nos conduzir, durante a nossa caminhada aqui na Terra. E, assim, invocá-lo: “Ó Fonte de luz e fortaleza, que nos faz conhecer o bem e praticá-lo, ensinai-nos a orarmos ao Deus de nossa vida e a aceitarmos, ó Senhor, o Vosso jugo que nos fará leves”.
Ó Irmã Benigna, queremos, nesta breve oração, honrar as dores localizadas no Vosso Santo Corpo e, em nome delas, solicitar-vos: sede nossa advogada junto a Deus, para que obtenhamos as graças necessárias (...) e a salvação eterna. E, se depender de Vossa Vontade, ó Deus, nós vos pedimos: concedei apressar a santificação de Vossa Serva, Irmã Benigna, e, assim, poderemos dar-Vos graças pelos benefícios que temos recebido, sempre que invocamos a eficácia de sua intercessão.
Ó Deus, que nos presenteais com o dom da vida, nós Vos bendizemos e Vos suplicamos que, como Vossa serva, dominemos o ódio, a malquerença e o orgulho e, pela Vossa Santa Cruz, concedei-nos aprender a vencer todos os inimigos visíveis e invisíveis. E, pelos méritos de Irmã Benigna, ó Deus, vencer as ciladas do demônio e nos conduzir ao Reino da Eterna Glória, através das dificuldades desta vida. Assim vos pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade com o Espírito Santo por todos os séculos.
Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário