quarta-feira, 30 de novembro de 2011

VATICANO: Papa clama pelo fim da pena de morte no mundo

 
Bento XVI lançou hoje um apelo aos países de todo o mundo para que promovam iniciativas “legislativas e políticas” com o objetivo de “eliminar a pena de morte”.

O Papa falava no Vaticano, durante a audiência pública desta semana, na qual saudou delegações de várias nações reunidas a convite da comunidade católica de Santo Egídio na iniciativa contra a pena capital intitulada ‘No Justice without Life’ (Não há justiça sem vida).
“Espero que as vossas deliberações encorajem as iniciativas legislativas e políticas que estão a ser promovidas num número crescente de países para eliminar a pena de morte e continuar o progresso substancial feito para tornar a lei penal conforme à dignidade humana dos prisioneiros e à manutenção efetiva da ordem pública”, disse, em inglês.

A iniciativa da Comunidade de Santo Egídio, com sede em Roma, conta a adesão de mais de 1400 cidades de 87 países, incluindo 66 capitais, entre as quais Lisboa.



Outras 57 cidades portuguesas unem-se a este momento simbólico, durante o qual cada localidade é convidada a iluminar um monumento "emblemático" contra a pena de morte.

Esta é a décima edição do evento, que representa, segundo os seus promotores, “a maior mobilização planetária dos dias de hoje” pelo fim da pena capital, de forma “definitiva”, em todos os países.

Segundo a comunidade católica, 23 países aplicaram a pena de morte em 2010, depois de muitos deles terem deixado de executar pessoas durante anos.

O presidente de Santo Egídio, Marco Impagliazzo, lamentou esta terça-feira, em Roma, que devido à crise económica tenha surgido um tipo de "populismo superficial" para defender a pena capital, que ainda existe em 50 países.

Agência Ecclesia

terça-feira, 29 de novembro de 2011

ADVENTO E COMPROMISSO

A vinda de Cristo e sua presença entre nós já é um fato. Ele continua presente na Igreja e no mundo, prolongando-se até o final dos tempos. Mas, se Cristo está presente, que sentido tem esperar sua vinda?

A liturgia celebra o mistério de Cristo, ao mesmo tempo presente e ausente; posse e herança; graça e promessa. Portanto, o Advento se situa entre o “já” e o “ainda não” da salvação de Cristo.

Na verdade, Ele está presente entre nós; sua presença, porém, não é ainda total, definitiva. Bilhões de pessoas ainda não ouviram a mensagem do Evangelho, não reconheceram Cristo, não pertencem à sua Igreja.

Constatamos também que o mundo ainda não foi ainda inteiramente reconciliado com o Pai e muito falta para que a Boa Nova atinja e transforme todas as esferas do mundo e da história. É preciso, portanto, continuar anunciando a vinda do Senhor e implorar: “Venha a nós o vosso Reino”!
PLENITUDE E ESPERANÇA

A partir da vinda histórica já realizada no Natal, celebramos, na esperança, a vinda definitiva do Senhor no final dos tempos. Portanto, o Natal é antecipação de sua vinda gloriosa.
Nossa esperança não é vã e sem significado. Enquanto Cristo não for tudo em todos para a glória de Deus Pai, temos motivos para aguardar a plena realização do Reino de Deus. Dessa forma, a cada ano, nossa espera torna-se mais intensa, mais ardente, mais comprometida.

São Bernardo abade, comentando o espírito que deve perpassar esse tempo, comenta:
“Guarda, pois, a palavra de Deus, porque são felizes os que a guardam; guarda-a de tal modo que ela entre no mais íntimo de tua alma e penetre em todos os teus sentimentos e costumes. Alimenta-te deste bem e tua alma se deleitará na fartura” (Sermão V: “in adventum Domini”).

NOVENA DE NATAL E CAMPANHA DE EVANGELIZAÇÃO


Mais uma vez somos convocados a nos prepararmos bem para celebrar a memória do nascimento do Menino Deus. Já é hora de providenciar o nosso livrinho e começar a organizar nossos grupos para preparar e realizar bem a novena. Nada de improvisação; os que vão coordenar os encontros devem estar bem por dentro do assunto, preparar os cânticos, visitar e orientar cada uma das famílias onde vão ser realizados os encontros. É importante que as famílias estejam presentes e participem de todos os encontros.

Há alguns anos, a Igreja no Brasil realiza, durante o advento, a campanha para a evangelização. Qual a finalidade desta Campanha?

Para todos tomarmos consciência da importância da evangelização. E para participarmos de uma contribuição especial para que seja formado o fundo para a evangelização. Embora o “dia D” desta campanha seja o 3º domingo (3º fim de semana) do advento, é preciso, desde o início, ir motivando o povo para que saiba o que está fazendo e faça com generosidade a sua oferta. Não se deve deixar para a última hora. Lembro que todas as ofertas das celebrações dos dias 17 e 18 de dezembro, que estejam no envelope ou não, devem ser enviadas na íntegra para a diocese, que, do total, enviará uma parte para a CNBB e ficará com a outra para constituir o fundo diocesano de evangelização. Com estes recursos poderemos levar adiante com mais segurança o processo de formação nos dois polos, de Pastos Bons e Balsas, nas diaconias e paróquias. Isso implica gastos com a infra estrutura, com alimentação, com assessores, com viagens e com material. Parte deste fundo será destinado para o orçamento das pastorais e movimentos eclesiais, a fim de que possam organizar suas atividades evangelizadoras.

Se os fiéis entenderem bem do que se trata, farão sua oferta com mais consciência e maior generosidade.

Dom Enemésio Ângelo Lazzaris
Bispo Diocesano de Balsas - MA

O livro da Novena de Natal pode ser adquirido na secretária paroquial. Organize seu grupo! mobilize seus vizinhos e amigos!

Mensagem do coordenador diocesano de pastoral - Pe. Joãozinho

O Advento é o tempo litúrgico que lembra a todos nós da necessidade de estarmos vigilantes, vivendo em oração e fazendo o bem, preparando o encontro definitivo com o Senhor. Neste tempo acontece, também, a preparação para a celebração da memória do Natal de Jesus.

A Igreja anuncia, neste tempo do Advento, que o Verbo de Deus se encarna no meio de nós para curar nossos males. Por isso, no Advento, fazemos a Campanha para a Evangelização. O lema: "Ele veio curar nossos males", foi escolhido em sintonia com o tema da próxima Campanha da Fraternidade sobre a Saúde Pública. Diante do sofrimento humano, a Igreja anuncia o amor misericordioso de Jesus, que está sempre junto de nós e nos acompanha em todos os momentos da vida. A Igreja, através da evangelização, mostra o rosto do Bom Samaritano, que olha com carinho e solicitude para todos os doentes e necessitados.
Estamos iniciando o Projeto Diocesano de Evangelização "Ide e Anunciai" ( Mc 16,15). A missão dos discípulos de Jesus é EVANGELIZAR.

A Campanha para a Evangelização é para que todos tomemos consciência da importância e urgência da evangelização, pois muitos são os males que precisam ser curados. Por isso, a Coleta de todas as missas dos dias 10 e 11 de dezembro é destinada à obra evangelizadora da Igreja, e a coleta deverá ser enviada integralmente à Cúria Diocesana. Com esta coleta, a Diocese poderá manter o Projeto de Evangelização e atender às necessidades de algumas pastorais.

Esperamos que todos participem desta Campanha para a Evangelização. Contamos com o apoio e incentivo de todos os padres, para que conscientizem os seus fiéis da importância desta Campanha para o trabalho pastoral da nossa Diocese.
Pe. Joãozinho
coordenador diocesano de pastoral

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CATEQUESE PAROQUIAL REALIZA GINCANA COM OS CATEQUIZANDOS

O final de semana foi bastante movimentado para os catequistas e catequizandos da paróquia. Aconteceu nos dias 26 e 27 a Segunda Gincana da Catequese Paroquial, que contou com a presença de centenas de crianças e jovens, pais e comunidade. As festividades marcam o fim do semestre nas atividades da Catequese Paroquial, que foi concluído com a missa especial com as crianças, onde aconteceram muitas surpresas.

A equipe vencedora foi a vermelha, seguida pela verde e azul, porém mais que ter um campeão a gincana buscou despertar nas crianças o fervor solidário com a prova de arrecadação de alimentos que ajudou as pastorais sociais da paróquia e a Casa de Adolescentes coordenada pela Rosária.

VEJA MOMENTOS DA FESTA
Fotos: Geni Appolinário 


































sábado, 26 de novembro de 2011

27 NOVEMBRO: Dia de Nossa Senhora das Graças

Em 1830, no dia 27 de novembro, Catarina de Labouré, noviça da congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo em Paris, presenciou uma aparição de Nossa Senhora.  A Virgem de Nazaré apareceu-lhe sobre um globo e seus pés esmagavam uma serpente.  De suas mãos saiam raios de luz, que disse ser as graças que Maria alcançava para os homens.
Após a Virgem proferir essas palavras, a frase “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós” apareceu ao redor da imagem, formando um quadro. 

A imagem virou, então, e em seu verso apareceu um a letra “M”, com uma cruz e os corações de Jesus e de Maria.  A Virgem pediu, então, que fosse cunhada uma medalha com o modelo da aparição (frente e verso) e que todas as pessoas que a usassem receberiam graças especiais.

Esta medalha passou a ser conhecida como Medalha Milagrosa e a devoção a Nossa Senhora das Graças estendeu-se ao mundo inteiro, persistindo até aos nossos dias.

Medalha milagrosa

Oração a Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora das Graças, medianeira entre os homens e vosso Divino Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, ouvi propícia a prece que vos faço.  Auxiliai-me, Senhora, socorrei-me na aflição.  Pelo Sangue derramado na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso amantíssimo Filho, peço-vos, Senhora, a graça de... (pedir a graça).
Fostes escolhida pelo vosso Divino Filho para nossa advogada e protetora.  Desde que subistes ao céu, jamais cessastes de operar milagres e de atender às orações dos que recorrem a vós, Nossa Senhora das Graças.  Maria Santíssima possuís um inesgotável tesouro de graças.  Tenho fé, Senhora, que não me faltareis com o vosso auxílio e que, apesar dos meus pecados, me concedereis a graça que, cheio de confiança em vós, vos rogo.  Assim seja!
(Rezar 3 Aves Marias)

Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...