CONSELHOS


Visando uma melhor organização dos trabalhos pastorais e administrativos da paróquia dois importantes espaços de tomata de decisões foram unificados: o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e o Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP). Com a unificação será possível uma maior transparência nos rumos da condução paroquial, além da maior participação que poderá ser mais efetiva, uma vez que serão compartilhados os objetivos e metas. Os participantes desses conselhos são líderes e coordenadores das pastorais e movimentos das comunidades da paróquia São Domingos.

O CPP consiste numa instância de organização da prática pastoral da Igreja, tendo como objetivo principal ser sinal da comunhão que deve reinar entre todas as comunidades, pastorais e movimentos da Paróquia, bem como testemunhar que todos são irmãos e chamados a trabalhar juntos para o amadurecimento da vida comunitária, formando, assim, o único Corpo de Cristo. Os objetivos são: promover a unidade e a corresponsabilidade das forças vivas da paróquia, examinando, planejando, avaliando, liderando, e dinamizando as ações pastorais da paróquia e propondo prática sobre elas; visa ser também um elemento de integração das pastorais, associações, movimentos, sendo um sinal de consciência, de coparticipação, de corresponsabilidade e de Comunhão.

O CAEP é um órgão previsto no Código de Direito Canônico. Tem como função, auxiliar o pároco na administração correta e responsável dos bens paroquiais, com vista a proporcionar à comunidade paroquial os meios materiais necessários à realização integral da sua missão. A existência deste órgão e a sua missão são resultado prático dos princípios emanados do Concilio Vaticano II quanto à necessidade de participação e co-responsabilização dos leigos na Igreja, nomeadamente no que se refere à existência e gestão dos meios necessários à concretização da sua missão evangelizadora. A Igreja necessita de bens temporais estritamente necessários, para a realização dos seus fins, designadamente, o culto divino, a sustentação do clero, a manutenção de obras de caridade e o apostolado.

Sendo assim, para um trabalho mais próximo das comunidades, compartilharemos os objetivos e desafios de ambos os conselhos. Visando assim, encontrar um caminho comum, que permita uma ação pastoral humanizada e misericordiosa em nossa paróquia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...