PARÓQUIA

PARÓQUIA SÃO DOMINGOS


A Paróquia São Domingos, a quinta a ser criada e instalada na cidade Mococa, ganhou o seu perfil territorial com o desmembramento de comunidades que pertenciam às Paróquias São Sebastião e Sagrada Família. 

A comunidade São Lucas, que outrora pertencia à Sagrada Família já possuia um histórico de caminhada, quando foi atrelada à paróquia. Enquanto que a Comunidade São Domingos surgiu um pouco depois. O fato é que o Bairro São Domingos foi crescendo e surgiu a necessidade de uma assistência religiosa mais frequente. 


O primeiro lugar de reuniões e celebrações foi um galpão que a comunidade alugou. Ali aconteciam os eventos da comunidade e o povo ia tornando-se Igreja.

Depois, através da Associação de Amigos de Bairro, conseguiu-se um terreno onde foi construída uma Capelinha para celebrações, reuniões, catequese e outros eventos.

Com este passo a comunidade ganhou dimensão maior e foi nascendo o sonho de se construir uma igreja maior que pudesse abrigar um número maior de fiéis. Assim foram lançadas as bases que hoje é Paróquia São Domingos.


Igreja São Domingos - Mococa - SP 

Igreja São Lucas - Mococa - SP 

Foi D.Dadeus Grings quem criou e instalou a paróquia no dia 26 de dezembro de 1997. Na ocasião deu posse ao seu primeiro pároco: Padre Wagner Baia da Rocha. Depois, em 08 de dezembro de 1.999, tomou posse como o pároco o então Padre Fernando José Jorge, que foi substituído pelo Padre Durval Cola em 24 de junho de 2001. 

Neste período além de seminaristas, também colaboraram nos serviços pastorais o Padre Maurício P. de Arantes e do Diácono Natalino José de Moraes.

Em seguida, veio o Padre João Marcos Moreira que foi provisionado na função de pároco no dia 22 de dezembro de 2002 ficou a frente da igreja até agosto de 2011.

Atualmente quem desempenha a missão de pastor, guiando nossa paróquia é o padre Helio Ricardo Martinatti, cuja posse foi em 03 de setembro de 2011. Nesse período já trabalharam como vigários os padres Edson Baron, de 2013 a 2014, e em 2015 o padre Diogo Maciel.

Contudo, vale lembrar que uma paróquia só existe quando o pastor tem o rebanho junto de si. E leigos e leigas que dedicam e doam seu tempo e dons às comunidades. Felizmente a Paróquia São Domingos conta com bons agentes de pastoral e são eles com o pároco que tornam a comunidade viva e atuante.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...