sexta-feira, 31 de julho de 2015

A Diocese de São João da Boa Vista completa 55 anos de instalação

A Diocese de São João da Boa Vista completa 55 anos de instalação. Uma longa caminhada repleta de exemplos de superação e fé, no anúncio do cordeiro entre nós. Peçamos à Deus que ilumine sempre nosso bispo Dom David Dias Pimentel e todos que o auxiliam; todo o clero diocesano e também os fiéis que animam as paróquias. Enfim, que essa data acenda em nós o desejo de servir com mais intensidade nossa diocese!

História da Diocese de S. João da Boa Vista

Desmembrada da Arquidiocese de São Sebastião de Ribeirão Preto, a Diocese de São João foi instalada oficialmente na tarde do dia 31 de julho de 1960 com a posse de seu primeiro Bispo, Dom David Picão, nomeado pelo Papa João XXIII.

Tendo sido transferido para a Diocese de Santos como Bispo Coadjutor, Dom David deixou a Diocese de São João da Boa Vista no dia 22 de junho de 1963. No breve período de vacância, foi eleito pelos Consultores Diocesanos no dia 25 de junho de 1963 para Vigário Capitular D. Agnelo Rossi, Arcebispo de Ribeirão Preto.

O segundo Bispo de São João, Dom Tomás Vaquero, foi nomeado pelo Santo Padre Paulo VI, no dia 02 de julho de 1963, tendo sido sagrado na Matriz de São José de Mogi Mirim dia 15 de agosto, e tomado posse em São João, no dia 1º de setembro de 1963. Dom Tomás, de saudosa memória, pastoreou a Diocese de 1963 a 1991, vindo a falecer em São João no dia 02 de agosto de 1992.

Em janeiro de 1991, o Santo Padre João Paulo II nomeou como terceiro Bispo de São João, Dom Dadeus Grings, tendo sido ordenado Bispo em 15 de março de 1991, na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, por Dom Tomás Vaquero, na ocasião Bispo emérito de São João da Boa Vista. Dom Dadeus tomou posse em São João em 19 de abril de 1991 e pastoreou a Diocese até o ano 2000, quando em 12 de abril, o Santo Padre João Paulo II o nomeou Arcebispo Coadjutor de Porto Alegre, onde se tornou titular sucedendo a Dom Altamiro Rossato.

Depois de um período de vacância, o Santo Padre João Paulo II nomeou como quarto Bispo de São João da Boa Vista, Dom David Dias Pimentel, em 07 de fevereiro de 2001. Sua posse em São João deu-se na Solenidade da Anunciação do Senhor, a 25 de março, em uma Solene Concelebração Eucarística presidida no Centro de Integração Comunitária, onde estiveram presentes várias autoridades, eclesiásticas e civis, e um grande número do Povo de Deus vindo das Paróquias da Diocese.

A Diocese de São João, situada a Nordeste do Estado de São Paulo, faz limites com a Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP) e Pouso Alegre (MG), e com as Dioceses de Guaxupé (MG), Amparo (SP) e Limeira (SP). Abrange a dezoito municípios paulistas: São João da Boa Vista, Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Estiva Gerbi, Mococa, Mogi Guaçu, Itobi, Espírito Santo do Pinhal, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.

Com a proteção de São João Batista e as graças do Imaculado Coração de Maria, a Diocese de São João se prepara ansiosamente para a grande festividade em comemoração de seu Jubileu de Ouro de instalação que aconteceu no ano de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...