PADROEIRO

SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO
Domingos nasceu no ano de 1170, em Caleruega, pequena localidade na Velha Castela, atual Espanha.  Seu pai era Félix de Gusmão, pertencia a uma família muito rica; sua mãe era Joana de Aza. 
Antes de Domingos nascer, sua mãe, em sonho misterioso, viu um cão que trazia na boca uma tocha acesa, de que irradiava luz sobre o mundo inteiro. São Domingos veio a ser uma luz extraordinária de caridade e de dedicação apostólica, que dissipou grande parte das trevas que havia nos corações.   Domingos, foi o nome  dado à criança, devido à uma devoção que a mãe tinha com São Domingos de Silos.
            Durante o  tempo dos estudos em Valência, que duraram seis anos,  dedicou-se à parte teológica da igreja, que é aquela que estuda Deus e suas revelações.  Seguido de trabalhos científicos sobre a piedade, inclusive,  severas penitências. São Domingos olhou principalmente para aqueles que mais precisavam como: pobres e doentes, viúvas e órfãos.  Essa vontade de ajudar o próximo era vista em suas ações: Certa vez numa grande fome, vendeu os livros para poder socorrer os  necessitados. Mas Domingos ajudava os irmãos principalmente espiritualmente, já que tinha vocação para santidade.  
Era visível como, o ainda jovem, menino aumentava sua fé a cada dia, e crescia perante a comunidade e a igreja. Sendo o seu principal objetivo espalhar por todo o mundo a palavra salvadora de Deus, que através de São Domingos fazia grandes conversões.     
São Domingos já tinha provado à todos o quanto era capaz de fazer pela igreja, então recebeu do papa a autorização de construir um convento em Roma, na Itália, onde conheceu São Francisco de Assis, a quem se tornou grande amigo. A partir daí a obra de São Domingos começa a crescer, e mais tarde seria inspiração para muitos outros santos que viriam! Uma característica dessa obra é o voto de pobreza, exemplo seguido por Domingos de São Francisco de Assis.São Domingos morreu no dia 06 de agosto de 1221, na idade de 51 anos. Numerosos milagres por todo o mundo são atribuídos a São Domingos. O Papa Gregório IX o canonizou, em 23 de julho de 1234. Diante do muito que São Domingos realizou na Igreja Católica, a devoção do Santíssimo Rosário, de quem era grande Apóstolo.  



     Segundo a igreja, São Domingos recebeu das mãos da Virgem Maria o rosário, uma arma muito poderosa para a conversão dos pecadores da época, e também foi Domingos o responsável por espalhar essa arma pelo mundo.

SÃO DOMINGOS, ROGAI POR NÓS!    INTERCEDEI A DEUS POR NÓS!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...