quarta-feira, 23 de novembro de 2011

22 DE NOVEMBRO: Dia do Músico e de Santa Cecília


As primeiras noções musicais foram concebidas pelos homens pré-históricos, que passaram a perceber a sonoridade do mundo ao seu redor. O som da tempestade, o canto dos pássaros, o farfalhar das folhas, o mar, e é claro o som da própria voz. Segundo a Bíblia, o responsável pelas primeiras músicas, foi Jubal, o pai de todos que tocavam harpas e órgãos.Em todas as culturas e nações a música pode ser encontrada de várias formas, pois possui a capacidade de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais e religiosos de um povo ou nação.


Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.

A evolução das música  e de seus músicos pode ser notada por gerações e gerações, e acompanhadas com os sucessos clássicos e contemporâneo.  A música na atualidade é tão essencial nas nossas vidas, que não saberiamos dizer o que seria de nós sem a música, e isso é possível porque os músicos se dedicam a essa arte de maneira excepcional.
Por outro lado, a história de Santa Cecília, narrada no Breviarium Romanum, a apresenta como uma jovem de família nobre que viveu em Roma no século III, nos princípios do cristianismo, decidida a viver como monja desde a infância. Mas apesar dos pais a terem dado em casamento a um homem chamado Valeriano, a jovem convenceu o noivo a respeitar-lhe os votos e acabou convertendo-o à sua fé, passando os dois a participar diariamente da missa celebrada nas catacumbas da via Ápia.Em seguida, Valeriano fez o mesmo com o irmão Tibúrcio, e com Máximo, seu colega íntimo, e por isso os três foram martirizados pouco tempo depois, enquanto Cecília, prevendo o que lhe aconteceria, distribuiu aos pobres tudo o que possuía. Presa e condenada a morrer queimada, ela foi exposta ao fogo durante um dia e uma noite, mas como depois disso ainda se encontrava sem ferimentos, um carrasco recebeu ordem para decapitá-la.

Mas, seu primeiro golpe também falhou. Isso aconteceu durante o ano 230, no reinado de Alexandre Severo, época em que Urbano I ocupava o papado. Anos depois uma igreja foi erigida pelo papa no local em que a jovem mártir resistira, tornando-se a Igreja de Santa Cecília uma das mais notáveis de Roma.

Muito embora a história não faça menção às prendas musicais de Cecília, ela se tornou, por tradição, a padroeira dos músicos, da música e do canto, cuja data de comemoração é 22 de novembro, o mesmo dia dedicado à santa. A tradição conta que Santa Cecília cantava com tal doçura, que um anjo desceu do céu para ouvi-la!

PARABÉNS À TODOS VOCÊS, QUE SEGUEM FAZENDO SUA ARTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...