A cidade de Quito, capital do Equador, segue a todo vapor com os preparativos para a visita do Papa Francisco que chega ao país neste domingo, 5. Os últimos dias têm sido de muito trabalho no Parque do Bicentenário, local onde o Papa celebrará uma Missa campal.
Cerca de 1 milhão e meio de pessoas devem participar da celebração com Papa. Para isso está sendo preparada uma estrutura há três meses, desde que a visita do Santo Padre foi confirmada. Trabalhadores de várias áreas – arquitetura, trânsito, saúde, segurança – intensificam os trabalhos as vésperas da chegada do Papa.
Entre eles está o jovem Osvaldo Guerrero, da Universidade Central de Carreiras Médicas de Quito. Ele faz parte de uma equipe de 300 pessoas que vão auxiliar com socorro médico no dia da missa, caso seja necessário.
“A expectativa é totalmente grande, há muita emoção da parte de todas as pessoas que estão trabalhando aqui. Estamos trabalhando para que tudo se desenvolva da melhor maneira, temos que dar o melhor”.
O empenho está sendo grande também por parte da equipe que cuida do trânsito de Quito. A expectativa é conseguir reduzir de 50 a 70% o fluxo de veículos pelas ruas da cidade nos dias da visita papal. O trabalho conta com o empenho de dois mil agentes de trânsito.
E toda a estrutura que está sendo montada no Parque hoje é fruto de um projeto desenvolvido desde que a visita foi anunciada. O diretor de projetos Ricardo Benitez informou que cerca de 100 pessoas estiveram envolvidas no planejamento da estrutura e que só a fase de desenhos durou um mês e a montagem propriamente dita das estruturas está sendo realizada há 15 dias. “Estamos muito contentes de termos podido realizar esse projeto para a visita do Papa”.O chefe dos agentes de trânsito locais, Diego Gaza, contou que a equipe recebeu vários treinamentos; a ela foram explicados todos os planos para que tudo saia conforme o previsto. “Como dizem, o Papa é uma das pessoas mais importantes do mundo, não podemos cometer erros.
Para a Missa com o Papa, serão esperadas, além dos fiéis, cerca de 40 bispos do Equador e de países vizinhos da América Latina. O número de sacerdotes presentes na celebração é estimado em 1200. Um dos momentos marcantes deve ser a exposição do quadro original da Virgem Dolorosa, conhecida pelo milagre ocorrido em 1906.
O Parque Bicentenário foi inaugurado em 27 de abril de 2013, onde era o antigo aeroporto de Quito. Com 125 hectares, é um dos espaços mais verdes da cidade e recebe, diariamente, a visita de centenas de quitenhos (pessoas naturais de Quito) que vão andar de bicicleta, fazer caminhadas ou praticar esportes. O Parque Bicentenário também é sede para festivais de músicas e demais eventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário