terça-feira, 8 de março de 2011


MULHER! SIMPLESMENTE MULHER!

    Para comemorar o Dia  Internacional da Mulher muita coisa será  dita  e  publicada. Palavras  bonitas,  frases  significativas  e simpáticas.  A  mulher  será  comparada  a  jóias  e  flores,  será reconhecida tanto como boa cozinheira quanto como empresária competente  e  audaciosa.  Sua  ternura,  sensatez,  inteligência, persistência  e  equilíbrio  serão  lembrados  em  prosa,  versos  e canções em vários  ritmos e  idiomas... Sua sensibilidade, como sempre,  será  bastante  comentada!  Tudo  para  engrandecer  a
rainha do  lar!
    Tudo muito bonito e enaltecedor. Será que, no fundo, tantas homenagens não refletem uma tremenda discriminação? Sabe-se que aceitar a mulher como boa profissional, trabalhando “até” em  oficinas  mecânicas,  dirigindo  empresas,  ônibus,  foguetes espaciais, caminhões, aviões e helicópteros  tem sido difícil para a aioria  dos  homens.  Eles  não  admitem  publicamente  o reconceito, mas por dentro dizem baixinho:- “Lugar de mulher é a cozinha!”.
    Homens que pensam diferente são raros... Alguns disfarçam bem! A verdade é que a mulher, como concorrente,  representa uma ameaça e  isto reforça a discriminação, ainda que de maneira
educada e camuflada.
    Mas o  importante é que  todos se  lembrem de que mulher é ente. Gente que brilha. Gente forte. Gente que luta, que sofre, que  sente  e  que  ama  intensamente.  Ama  sua  família,  seus amigos, seu trabalho. Ama a Natureza, a Arte. Ama a Vida! Ama a Deus.
    Que se lembre de Maria, exemplo de mulher. Poderosa, fiel, discreta, corajosa, educadora, amante da simplicidade.
A mulher de hoje não precisa ser  rainha. Basta  reconhecer que os dons que Deus  lhe deu possibilitam que seja semelhante à Virgem Maria.
     Não precisa que haja um dia especial, nem que se  façam homenagens excepcionais, nem que se exagerem nos elogios. Basta que haja, realmente, igualdade. Igualdade de direitos e de deveres.
Portanto, nem escrava, nem  rainha.
    Simplesmente, mulher!


Ana Maria Zeferino - Comunidade São Domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...