segunda-feira, 27 de junho de 2011

SANTOS DE JUNHO: 29/06 - SÃO PEDRO E SÃO PAULO

 

São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia. Filho de Jonas, era pescador e casado. André, seu irmão, encontrou Jesus e comentou com Pedro a respeito do Messias. Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu como um de seus escolhidos, trocando seu nome para Pedro, que significa pedra, rocha. A partir deste dia, Pedro deixou de ser pescador de peixes para se tornar pescador de homens.
Pedro tinha um temperamento impulsivo, mas uma imensa generosidade e um grande amor ao Mestre. E Jesus coloca-o em evidência sempre, marcando-o como o futuro chefe da Igreja. Em Cesaréia de Filipe, Jesus diz a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus, e tudo que ligares sobre a terra será ligado também no céu, e tudo que desligares na terra será também desligado no céu”. (Mt.16 13-20).

Paulo, nascido em Tarso, era chamado de Saulo ou Saul antes de sua conversão. Educado por Gamaliel, um dos grandes Mestres de Lei da época, era um homem duro e cumpridor das Leis e conhecedor da palavra de deus. Perseguia e aprisionava os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos. Converteu-se a caminho de Damasco, perseguindo os cristãos, quando o Senhor permitiu que ficasse cego e caísse do cavalo para que o ouvisse e se convertesse. Depois de sua conversão, foi batizado e preparou-se para o ministério, se tornando um grande missionário e fundando muitas comunidades cristãs. De perseguidor passou a ser perseguido, sofreu muito pela fé em Jesus, foi preso várias vezes, e morreu decapitado (cortaram a sua cabeça).


 Escreveu treze Epístolas (cartas) e ficou conhecido como “Apóstolo dos gentios” (povo estrangeiro, que falava muito sobre moral, mas na verdade não praticavam o que falavam, muitas vezes são citados nos Evangelho)."

 

 

São Pedro e São Paulo são fundamentos da Igreja

“Os dois Santos padroeiros de Roma, mesmo tendo recebido de Deus carismas e missões diferentes, são ambos fundamentos da Igreja una, santa, católica e apostólica, permanentemente aperta à dinâmica missionária e ecuménica”, indicou Bento XVI.
“Não se trata de uma declaração fruto de um raciocínio, mas de uma revelação do Pai ao pescador da Galileia”, disse o Papa.
“Simão Pedro é tão próximo ao Senhor que ele mesmo se torna uma rocha de fé e de amor sobre a qual Jesus edificou a sua Igreja”, acrescentou.
Já sobre São Paulo, Bento XVI recordou que o Apóstolo “difundiu o Evangelho com a Graça divina, semeando a Palavra de verdade e de salvação no meio dos povos pagãos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...