segunda-feira, 30 de maio de 2011

PADRE DONIZETTI, O SANTO DE TAMBAÚ

Saiba todos os detalhes do processo de beatificação e os esforços para canonização de Padre Donizetti, uma associação de fiéis cuida dos interesses e das campanhas desde 1997.


Foram 17 anos de pesquisas e trabalhos, encerrando-se, agora, a etapa diocesana da Beatificação, iniciada dia 21 de fevereiro de 1992.

Dia 16 de Maio de 2009, ocorreu a missa comemorativa do encerramento da etapa diocessana do processo de Beatificação do Pe. Donizetti Tavares de Lima, de Tambaú/SP, que, agora, será enviado ao Vaticano, em Roma/IT.

É atribuição do PAPA BENTO XVI, agora, diante do processo encerrado, decretar a Beatificação do Pe. Donizetti, Servo de Deus, comprovadas as virtudes cristã em grau heróico, permitindo o culto público com certas limitações, por exemplo, em uma diocese eclesiástica, ou em uma ordem Religiosa, até que seja declarado Santo, o Santo Donizetti.

Momentos da celebração de encerramento da fase diocena do processo de beatificação, presidida por D. David.

A Canonização é a sentença definitiva do Papa, enquanto a beatificação é uma sentença não definitiva, que visa a Canonização. Qualquer católico, sem distinção de raça ou condição social, que tenha falecido com feitos religiosos extraordinários no sentido teológico cristão, pode ser proposto a Santo, desde que possua os seguintes requisitos:

1 - FAMA DE SANTIDADE;
2 - QUE TENHA EXERCIDO AS VIRTUDES CRISTÃS EM GRAU HERÓICO;
3 - INEXISTÊNCIA DE OBSTÁCULOS INSUPERÁVEIS CONTRA A CANONIZAÇÃO.

O Papa Bento XIV definiu a SANTIDADE, na qual o Padre Donizetti se enquadra perfeitamente: "É a opinião geral, manifestada publicamente, de maneira espontânea pela maior parte do povo, sobre martírio ou sobre a vida vistuosa e milagres realizados pelo Servo de Deus, que induzem ao povo venerá-lo e pedir sua interseção".

Agora, concluído o processo, com base em rigorosa investigação, será conferido ao Pe. Donizetti o título de Beato e, depois, o de Santo, porque ele satisfaz as exigências também do Exercício das Virtudes Heróicas.

No presente, comprovou-se o exercício heróico das virtudes teologais - Fé, Esperança e Caridade - e as Cardeais -Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança. Em se tratando de religioso, um padre, cumpre, também, o exercício dos três Conselhos Evangélicos exigidos - Pobreza, Castidade e Obediência.

Tudo isso foi analisado em consulta às testemunhas, ao povo, aos religiosos, com muito rigor e trabalho.

SEJA SÓCIO DESSA OBRA

    A Associação de Fiéis do Pe. Donizetti participa do trabalho para que o Brasil, a maior nação católica do mundo, tenha mais um Santo nascido em território brasileiro. O associado recebe bimestralmente o Boletim Informativo, que lhe trás as informações atualizadas sobre o Pe. Donizetti.
     A sua participação contribuirá para que o nome do Pe. Donizetti seja colocado no Cânone da Igreja Católica e, assim, possa ter a glória dos altares e ser venerado em todo o mundo cristão.

Casa museu de Pe. Donizetti em Tambaú - SP
Túmulo de Pe. Donizetti, em Tambaú - SP

Casa onde nasceu Pe. Donizetti em Cássia - MG
ORAÇÃO PRÓ-BEATIFICAÇÃO DE PE. DONIZETTI

Pai Santo, nós vos pedimos que, se for vontade Vossa, possamos chegar ao conhecimento de Vossos dons de santidade no Pe. Donizetti, que Vos serviu na terra como sacerdote zeloso e dedicou toda a sua vida para transmitir Vossos dons, através da Palavra com que instruía, dos Sacramentos com que santificava e da liderança paroquial com que unia e ajudava os fiéis que, numerosos, o vinham procurar, na cidade de Tambaú onde foi Pároco por muitos anos.
Ajudai-nos, Senhor, a reconhecer nele os dons de Vossa Bondade e o testemunho de Vosso Amor, para que, imitando seus exemplos, sejamos também nós construtores de uma sociedade mais justa e fraternal.
Dignai-Vos conceder a beatificação do Pe. Donizetti e, Senhor, para consagrar mais inteiramente nossas vidas à causa da justiça, do amor e da paz, dai-nos, por sua intercessão, a graça que tanto precisamos...(peça-se).
AMÉM!

Acesse para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...