quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ANO NOVO: A esperança nunca deve acabar!

 
Irmãos caríssimos.
 
Todo ano neste tempo, ficamos pensando em projetos, realizações, como será nosso novo ano.
Antes de pensar o ano novo é preciso fazer uma retrospectiva de como foi esse ano que esta por terminar.
É preciso olhar, se os projetos, sonhos, realizações, que fizemos para este ano foram de fato realizados.
Aqui cabe pensar o seguinte. Se no meu exame de consciencia e retrospectiva tudo aconteceu dentro daquilo que pensei e tudo foi realizado, é preciso agradecer a Deus.
Mas também é preciso aprimorar o que deu certo, para que meus sonhos e projetos se adequem aos tempos modernos.
Se por algum motivo ou outro, não deu certo é preciso pensar um pouco, quais foram as razões de tudo ter dado errado.
Primeiramente pode não ter dado certo, porque meu projeto poderia ter sido mal pensado. Não vinha ao encontro da minha realidade. Pode ser que diante das circunstâncias da vida, e das surpresas, algo me impediu de que desse certo. Ou simplesmente porque eu não quiz que desse certo.
Uma análise nesse sentido, com certeza, nos ajudaria a melhor entender o ano que vivemos e com base nessa reflexão traçar metas para o ano novo.
Alguns projetos devem ser traçados a curto prazo, ou seja, dentro de minhas possibilidades poderão ser realizados bem rapidamente. Outros a médio prazo, para daqui uns 6 meses ou até um ano e outros para longo prazo, mais de um ano ou até mais de anos pela frente.
Se meus projetos estão calcados em coisas materiais, talve até posso esperar mais um pouco. Trabalhar para realizá-los. Mas se meu projeto está voltado para coisas pessoais, de repente ele precisa começar a ser realizado hoje. Algumas coisas da nossa vida não podem esperar. Citemos aqui, como exemplo, uma estrutura familiar alicerçada no amor, na fidelidade, no cuidado aos filhos, etc. Outros mais pessoais como sempre ouvimos, deixar de fumar, beber, etc.
Também no que diz respeito a fé, e a um compromisso cristão mais verdadeiro e autêntico.
Um bom projeto de vida, precisa englobar vida pessoal, familiar, vida de fé, vida social e financeira. Se alguns desses aspectos ficarem para traz, com certeza seu projeto de vida ficará faltando alguma coisa.
Por isso mesmo um bom projeto de vida não pode ser feito de ultima hora. Ele precisa ser pensado, elaborado, para depois ser colocado em prática.
Tudo isso é preciso ser pensado para que o novo ano seja de fato, um ano totalmente diferente do que este que termina.
O que não é possível é usar do ditado popular “deixa a vida me levar, vida leva eu”. Esse ditado nos dias de hoje, nos leva ao fracasso. É preciso usar da vida que tenho para que com o suor do meu trabalho, eu consiga o necessário para que meu ano se torne muito melhor do que este.
Nesta certeza, também no que diz respeito a nossa vida de fé, devemos fazer nossos projetos pessoais e familiares. É preciso pedir que Deus me ajude, mas Deus me ajudando e eu ajudando Deus com certeza tudo se torna mais fácil.
Faça do seu sonho uma realidade, lute por ele com responsabilidade e empenho, que com certeza você será capaz de realizá-lo.
Procure a felicidade sempre, faça da sua vida uma luz para todos.
Peçamos a bençãos do Senhor para nosso novo ano e que a intercessão fecunda da bem aventurada virgem Maria em noss favor chegue aos ouvidos do seu filho Jesus.
Participemos da celebração da Eucaristia em ação de graças pelo novo ano. Recebemos Cristo Eucarístico em nossos corações, depois soltemos nossos fogos para saudar o novo ano.
E que de fato esse novo ano seja tão iluminado quanto os fogos que soltamos.
 
Deus te abençõe, te guarde e te proteja neste novo ano.
 
Minha benção.
 
Pe. Helio Ricardo Martinatti
Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...