segunda-feira, 15 de junho de 2015

Nesse dia 16 de junho completam-se 54 anos da morte do servo de Deus padre Donizetti Tavares de Lima


Donizetti Tavares de Lima nasceu na cidade de Cássia, em Minas Gerais, no dia 03 de janeiro de 1882. Vindo de uma família de 16 irmãos, era filho do advogado Tristão Tavares de Lima e da professora Francisca Cândida Tavares de Lima.

Estudou em Franca, Sorocaba e no Seminário Episcopal de São Paulo, onde exerceu a função de organista e professor de música. Aos 21 anos já tinha tomado a decisão pelo sacerdócio e matriculou-se no curso de filosofia do Seminário de São Paulo. Completou seus estudos eclesiásticos em Pouso Alegre-MG, local em que tornou-se sacerdote em 12 de julho de 1908. . 

Exerceu seu ministério sacerdotal em Campanha-MG, Jaguariúna-SP e Vargem Grande do Sul-SP. Chegou a Tambaú em 12 de junho de 1926 permanecendo até seu falecimento, em 16 de junho de 1961.

Padre Donizetti salva imagem da padroeira do Brasil durante incêndio

Assim que assumiu a paróquia, padre Donizetti encomendou a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida para colocar na Igreja Matriz de Santo Antônio. Em 1929, um incêndio provocado por um curto circuito destruiu completamente a igreja. Das 23 imagens que havia no local restou intacta apenas a imagem da padroeira do Brasil, retirada do incêndio pelo padre Donizetti. Diante do fato o padre prometeu construir um santuário para a Virgem Santíssima. Seu desejo, porém, só foi concretizado após sua morte, aos 79 anos.

A vida do religioso em Tambaú-SP

Padre Donizetti espalhou por Tambaú diversas obras sociais, entre elas destacam-se a fundação do asilo São Vicente de Paulo e da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Tambaú. Criou também a Congregação Mariana, a Irmandade das Filhas de Maria e o Circulo Operário Tambauense.

Muitos fiéis iam em busca de um alívio para suas dores do corpo e da alma e revelavam a cura de seus males após a benção do religioso. Ele não permitia que divulgassem essas curas, até que um comerciante de vinhos de Poços de Caldas-MG, em 1954, sem obter soluções médicas para as dores que sentia nas articulações do joelho solicitou ao religioso uma benção e obteve sua cura, espalhando a notícia. O religioso atribuía o dom da cura às pessoas merecedoras dela diante de Deus e à intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Aconteceu então o fenômeno das grandes romarias à Tambaú, que chegou a receber nos primeiros meses de 1955 mais de três milhões de pessoas. Hoje, o Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú é o segundo mais visitado do Estado de São Paulo.

O religioso fez voto de pobreza desde sua ordenação sacerdotal e a única coisa que dizia possuir eram livros. Para ele, a evangelização só alcançava seus frutos através da penitência. Exerceu seu sacerdócio como Jesus, a serviço dos pobres, dos desprotegidos e dos doentes. Viveu de maneira simples e humilde, sempre à disposição do povo. Sua “fama de Santidade” já em vida, leva até hoje milhares de pessoas ao Santuário Nossa Senhora Aparecida de Tambaú-SP, onde encontram-se seus restos mortais. Na chamada “Casa dos Milagres”, nome dado à residência onde viveu, encontram-se inúmeros objetos deixados por pessoas que alcançaram uma graça. Atualmente o padre está em processo de beatificação junto ao Vaticano.

Processo de beatificação e canonização

Dia 16 de Maio de 2009- Sábado - Ocorreu a missa solene do encerramento da etapa diocessana do processo de Beatificação do Pe. Donizetti Tavares de Lima, na Praça Pe. Donizetti em Tambaú/SP. Foram 17 anos de pesquisas e trabalhos, encerrando-se, agora, a etapa diocesana da Beatificação, iniciada dia 21 de fevereiro de 1992 , na Diocese de São João da Boa Vista, na Congregação das Causas dos Santos, em Roma, foi aberto no dia 14 de Setembro de 2009.

É atribuição do PAPA , agora, diante do processo encerrado, decretar a Beatificação do Pe. Donizetti, Servo de Deus, comprovadas as virtudes cristã em grau heróico, permitindo o culto público com certas limitações, por exemplo, em uma diocese eclesiástica, ou em uma ordem Religiosa, até que seja declarado Santo, o Santo Donizetti. 

A Canonização é a sentença definitiva do Papa, enquanto a beatificação é uma sentença não definitiva, que visa a Canonização. Qualquer católico, sem distinção de raça ou condição social, que tenha falecido com feitos religiosos extraordinários no sentido teológico cristão, pode ser proposto a Santo, desde que possua os seguintes requisitos: 

1 - FAMA DE SANTIDADE; 
2 - QUE TENHA EXERCIDO AS VIRTUDES CRISTÃS EM GRAU HERÓICO; 
3 - INEXISTÊNCIA DE OBSTÁCULOS INSUPERÁVEIS CONTRA A CANONIZAÇÃO. 

A Conclusão do processo, com base em rigorosa investigação, será conferido ao Pe. Donizetti seguindo os seguintes tramites:- título de Venerável, depois Beato e em seguida a Santidade, porque ele satisfaz as exigências também do Exercício das Virtudes Heróicas.

No presente, comprovou-se o exercício heróico das virtudes teologais - Fé, Esperança e Caridade - e as Cardeais -Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança. Em se tratando de religioso, um padre, cumpre, também, o exercício dos três Conselhos Evangélicos exigidos - Pobreza, Castidade e Obediência. Tudo isso foi analisado em consulta às testemunhas, ao povo, aos religiosos, com muito rigor e trabalho.

Programação da "Marcha da Fé"

O dia 16, sexta-feira, fica marcado na história como o momento mais triste para a população e seus devotos: o falecimento ocorrido às 11h15, aos 79 anos, logo após tomar a sua refeição, na cadeira de vime, tendo como causa da morte: insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio. Trinta e cinco anos e cinco dias após sua chegada a cidade Pe.Donizetti troca a terra pelo céu, para morar ao lado de Deus.
A programação do Santuário Nossa Senhora Aparecida será no período de 16 a 21 de junho. No dia 16 (feriado municipal em Tambaú-SP) a celebração será no horário de seu falecimento, ocorrido há 54 anos, tendo como celebrante Dom David Dias Pimentel, Bispo da Diocese de São João da Boa Vista.

No dias 17 e 18, com inicio às 19h, as celebrações também serão no Santuário, com os celebrantes: Dom Moacir Silva, Bispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto e Pe.José Roberto Gonçalves, Pároco da Paróquia Santo Antonio de Tambaú, respectivamente.
No dia 19, às 19h, o celebrante Pe. Alcides Alexandre de Oliveira Ricci, Pároco da Paróquia São Sebastião de Tambaú, estará celebrando a missa na Igreja São José, localizada no Terminal Turístico.
A missa para as pessoas com nome “Donizetti” será celebrada no dia 20, às 19h, em frente a réplica da Igreja São José, pelo Monsenhor Orlando A.de Souza Panaci, fundador da Comunidade Missionária Providência Santíssima.

O momento marcante da festa do Pe.Donizetti será no dia 21, quando haverá a 39ª Marcha da Fé, com saída em procissão do Santuário às 8h, dirigindo-se até a réplica da Igreja São José. A missa campal será celebrada por Dom Darci José Nicioli, Bispo Auxiliar de Aparecida. No Santuário, as celebrações das missas serão nos seguintes horários: 4h/ 5h30/ 7h/ 8h30/ 10h e 12h.

A Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, através do Pároco-Reitor: Pe.Anderson Godói de Oliveira, convida todos os devotos do Servo de Deus Pe.Donizetti para participarem dessa programação religiosa dedicada àquele que viveu pelos pobres e necessitados e que se encontra em Processo de Beatificação junto à Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano.

Saiba mais sobre a vida e obra de padre Donizetti:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...