segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A importância do presépio na centralidade do natal

Como surgiu pela primeira vez a iniciativa de montar uma representação do nascimento de Jesus?

A primeira representação teatral, ou seja, a encenação do Nascimento de Jesus se deu no ano de 1223, na cidade de Greccio, por inspiração de São Francisco de Assis. Segundo o biógrafo, São Francisco queria “relembrar como o menino nasceu em Belém, os apertos que ele passou, como foi posto num presépio, e ver com os próprios olhos como ficou em cima da palha, entre o boi e o burro”. Esta inspiração se deu por causa da vivência cristológica do santo de Assis. Francisco era um homem voltado para as coisas de Deus e era profundamente pautado na experiência de Jesus Cristo. Sendo assim, não poderia ser diferente. Para São Francisco a representação plástica e pictórica do Nascimento de Jesus já não era o suficiente para a contemplação do verdadeiro espírito do Natal. E assim, ele foi mais adiante, utilizando o meio que envolvia a todos, ou seja, uma encenação. Com este ato toda comunidade foi envolvida.

O que são Francisco desejava transmitir ao montar aquele presépio? 

São Francisco ao encenar o nascimento de Jesus, mais que transmitir, quis que todos os participantes pudessem vivenciar profundamente a experiência do nascimento de Jesus. Ali, na celebração litúrgica do Natal, todos puderam fazer a experiência de cada personagem. De acordo com a biografia, diz que: “aproximou-se o dia da alegria e chegou o tempo da exultação. De muitos lugares foram chamados os irmãos: homens e mulheres do lugar, de acordo com suas posses, prepararam cheios de alegria tochas e archotes para iluminar a noite que tinha iluminado todos os dias e anos com sua brilhante estrela. Por fim, chegou o santo e, vendo tudo preparado, ficou satisfeito. Fizeram um presépio, trouxeram palha, um boi e um burro. Greccio tornou-se uma nova Belém, honrando a simplicidade, louvando a pobreza e recomendando a humildade. A noite ficou iluminada como o dia e estava deliciosa para os homens e os animais. O povo foi chegando e se alegrou com o mistério renovado em uma alegria toda nova. O bosque ressoava com as vozes que ecoavam nos morros. Os frades cantavam, dando os devidos louvores ao Senhor e a noite inteira se rejubilava. O santo parou diante do presépio e suspirou, cheio de piedade e de alegria. ... Quando terminou a vigília solene, todos voltaram contentes para casa”.

A cena que vemos no presépio trazem algumas imagens como Maria, José e o menino, os pastores, os reis magos e os animais. Cada um desses personagens tem algo a nos dizer?

A cena que vemos no presépio, é uma narrativa bíblica e que foi construída a partir dos relatos dos evangelhos de Lucas e Matheus, dos livros dos profetas Isaías e Habacuc, bem como de outras fontes e da criatividade humana. Dos evangelhos saem os personagens: José, Maria e a criança envolta em tecidos deitado numa manjedoura, o anjo da apresentação, os pastores que vigiavam o rebanho, magos, estrela, presentes, ouro, incenso e mirra. Do livro de Isaías, saem o boi e o burro.(Isaías 1, 3: “O boi conhece o seu dono e o jumento, ao estábulo de seu dono”). A profecia de Habacuc, faz a repetição de Isaias - (3,2) dizendo que: “estarás no meio de dois animais”.

Devido a carga simbólica, todos esses personagens tem algo para nos dizer. Assim, os animais nos falam da humildade, da paciência, do sofrimento, da bondade. Os pastores são a família, a comunidade, os reis magos, é toda a humanidade, todos os povos e culturas. A estrela é a orientação da luz divina.

Lucas 2,6-18: “Estando eles ali, completaram-se os dias para o parto, ela deu à luz o seu filho primogênito. Envolveu-o em panos e o deitou numa manjedoura, por não haver lugar na sala dos hóspedes. Naquela mesma região havia unspastores no campo, vigiando à noite o rebanho. Um anjo do senhor apresentou-se diante deles e a gloria do Senhor os envolveu de luz, ficando eles muitos assustados. O anjo lhes disse: Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que é para todo o povo: Nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador, que é Cristo Senhor. Este será o sinal: encontrareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. Imediatamente juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados. Assim que os anjos se foram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: vamos até Belém, para ver o acontecimento que o Senhor nos deu a conhecer. Foram depressa e encontraram Maria, José e o menino deitado numa manjedoura. Vendo-o, contaram as coisas que lhes foram ditas sobre o menino. Todos que ouviram isto, maravilhavam-se do que lhes diziam os pastores”.

Qual o melhor lugar na casa para montar o presépio?

O melhor local de montar o presépio é aonde a família se reúne. Na casa, o local mais apropriado é a sala de estar. Ali, as pessoas são recebidas e aonde todos se encontram. Também pode ser montado na sala de jantar, pois Natal é festa. Ali as pessoas se reúnem para alimentar o corpo e festejar a alegria do nascimento do Filho de Deus. Uma vez que a família e os amigos estão reunidos, o presépio armado na sala de estar ou jantar tem uma função social e religiosa. Pode também montar em outros locais, como no quarto, que tem uma função piedosa. Ali, diante do presépio ou da Sagrada Família o fiel faz a sua devoção pessoal.

O presépio geralmente causa reações de encantamento, de admiração. Qual seria a atitude mais apropriada diante da cena do nascimento de Jesus?

A atitude humana diante do presépio é de admiração, respeito e profundo desejo de abraçar o projeto de vida de Jesus. Diante do presépio o humano se encanta porque Deus vem ser igual a nós.

O presépio nos revela ao mesmo tempo a grandiosidade e a fragilidade de Deus que quis estar no meio da gente, ser um de nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...