sexta-feira, 15 de julho de 2011

NA ÁFRICA, MAIOR CAMPO DE REFUGIADOS DO MUNDO

Aden Salaad, de dois anos, olhando para sua mãe
 (fora do quadro)
    Construído há 20 anos para abrigar 90 mil pessoas vindas da guerra civil da Somália, os acampamentos de Dadaab, no Quênia, são considerados o maior campo de refugiados do mundo, abrigando hoje mais de 350 mil somalis. De acordo com uma previsão do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), até o final deste ano Dadaab será a residência de 450 mil pessoas, o equivalente à duas vezes a população de Genebra. Nos primeiros quatro meses do ano, foram mais de 41 mil novas chegadas.

     Além de conflitos internos, a Somália e outros países da África Oriental, como Etiópia e o próprio Quênia, passam pela pior seca dos últimos 60 anos. Nesta terça-feira, a ONU chamou a atenção para a crise humanitária na região, onde a temporada sem chuvas atinge cerca de 11 milhões de pessoas, e fez um apela a comunicada internacional.
"O custo humano desta crise é catastrófico. Nós não podemos nos dar o luxo de esperar" disse o secretário-geral da ONU, Ban ki-moon "Nós admitimos que temos que fazer de tudo para evitar que essa crise se aprofunde".

    Para receber a porção de comida - três quilos por quinzena, as famílias devem esperar, em média, 12 dias. Os utensílios de cozinhas e roupa de cama demoram mais de um mês. Durante este período, os recém-chegados precisam se virar em temperaturas médias de 50 graus, buscando alimentos no deserto e fugindo de animais selvagens, principalmente de ataques de hienas, frequentes na região.


    "Cheguei com seis parentes. Temos um pedaço de terra na área dos recém-chegados, mas não temos nada para construir um abrigo. Não temos plástico, nem tendas. Temos apenas os nossos cartões de registros, mas ainda esperamos por nossa porção de comida. É muito perigoso aqui. Temos medo que animais selvagens comam nossas crianças durante a noite" contou Fatima a funcionários do Médicos Sem Fronteiras, 15 dias após chegar ao Quênia, fugida de Mogadishu, na Somália.

    Como os acampamentos estão lotados, recém-chegados devem esperar do lado de fora dos campos ou procurar abrigo em casa de parentes. Segundo o Médicos Sem Fronteiras, cerca de 25 mil pessoas vivem do lado de fora dos acampamentos.

    A ONU tinha um projeto de abrir um novo campo de refugiado no local, uma extensão do complexo de Ifo, com mais instalações, que serviriam para acomodar 40 mil pessoas, mas a obra foi suspensa em janeiro deste, depois de muitas negociações com autoridades quenianas. Até o momento, não há sinais de avanço nas conversas com o governo.

    Há 20 anos, a Somália não tem um governo central e milícias islâmicas al-Shabbab impediram a entrada de ajuda humanitária nos locais dominados por ele. Segundo os extremistas, a ajuda encorajaria a dependência. Desde de o ano passado, a agência de alimentos da ONU desistiu de ajudar somalis, com medo de colocar seus funcionários em risco diante de "condições de trabalhos inaceitáveis".

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Espaço de discussão: DEUS NAS ESCOLAS

O Estado é laico. E é muito bom que seja assim. Sua laicidade é necessária até mesmo para preservar a liberdade religiosa e todo legítimo pluralismo. O Estado laico pode assim servir melhor a sociedade, sua razão de ser. A sociedade não é laica, ela se constitui pela convivência de várias instituições, inclusive pela convivência de várias religiões, todas elas empenhadas em responder ao apelo religioso que mora nas profundezas do ser humano.

Na sociedade devem connviver harmoniosamente pessoas religiosas e pessoas não religiosas. O respeito à diversidade é condição “sine qua” de uma verdadeira democracia. A sociedade é feita de espaços diversos. Há o espaço religioso e há o espaço secular. Não se opõem, embora sejam distintos. Também as pessoas religiosas sabem disso. Procuram, entretanto, levar as questões da existência-no-mundo para dentro do espaço religioso, bem como procuram fecundar a vivência secular, sem desnaturá-la, com os valores bebidos na experiência religiosa.

A experiência cristã católica da Eucaristia, por exemplo, onde nos encontramos com Deus de uma forma muito profunda, é uma vivência religiosa que nos impele a levar para o espaço secular – educação, economia, omunicação, etc... -  o sentido da solidariedade e da fraternidade como valores fundamentais para a construção da justiça e da paz social. Se posso levar para dentro da celebração religiosa as questões vividas no espaço secular, posso também explicitar no espaço secular, sem desnaturá-lo, a dimensão religiosa da existência que é para mim de fundamental importância. Respeitadas as diferenças de credo, pergunto: seria violentar a natureza de uma escola iniciar as aulas com uma prece a Deus, pedindo suas luzes para a boa convivência dos estudantes e a graça de um real empenho em aprender? Curioso que haja pessoas que, em defesa da liberdade e da laicidade do Estado, aceitem que um professor defenda o ateísmo, ainda que disfarçadamente, e recriminem a outros que manifestem sua crença em Deus. Nesse contexto gostaria de levantar a questão do ensino religioso nas escolas públicas.

O Estado é laico e deve ser. A sociedade é plural. O Estado não é o dono das escolas mantidas com os impostos que a sociedade generosamente lhe entrega para que em seu nome os administre.

O Estado, quando se sente dono da educação, transforma-a em instrumento de uma ideologia totalitária. Um grupo se apossa do Estado e se considera o portador da verdade total sobre o ser humano. O Estado, portanto, não pode impor um modelo de educação que contarie os valores de que a sociedade se nutre para se manter coesa e solidária. Nesse sentdio nossa Constituição dispõe que o ensino reliogioso deve ser oferecido pela Escola, sendo a matrícula opcional da parte dos estudantes e/ou de suas famílias. Nada mais democrático. Hoje, mais que ontem, as escolas estão necessitadas da presença da família e necessitadas de uma orientaçào religiosa que motive a vivência fraterna como fundamento do processo de crescimento da pessoa. Mais que nunca é necessária a presença de Deus nas escolas, sobretudo nas públicas. Interessante observar que, na Alemanha, onde a Social Democracia já ocupou por longo período o governo, o ensino religioso confessional é disciplina curricular do primário até o segundo grau.

A Constituição da Federação Alemã garante aos pais o ensino aos seus filhos na sua própria confissão. Quem não quer que os filhos participem declaram-no na diretoria para que participem de outra disciplina. Mesmo se, em toda Alemanha, a secularização, o consumismo, até a descristianização, e - com a presença crescente de imigrantes mulçumanos – a multiculturalidade aumenta, na parte ocidental da Alemanha o Ensino Religioso continua bem organizado e funciona bem.

Democracia de verdade é assim: as escolas estão a serviço da sociedade e não da ideologia – religiosa ou atéia – de um grupo no poder. Não pode ser o Estado a ditar os valores que devem orientar a educação das crianças e da juventude, mas a sociedade como um todo, devendo as Escolas oferecer aos estudantes o conhecimento científico e os valores morais que devem reger a vida social bem como o ensino religioso de acordo com a tradição da família de onde procede o estudante. O ensino religioso deve ser o espaço de formação correta da dimensão religiosa da pessoa dentro de sua tradição. Existem também na Alemanha Universidades Federais com Faculdades de Teologia, algumas com duas, uma Católica, outra Luterana.

Conclusão: não ensina democracia a Escola que exclui de seu currículo e de sua vivência a dimensão religiosa, vivida na família e na comunidade.  Negar no espaço secular a presença efetiva da experiência religiosa e do ensino a ela relacionado atenta contra o direito da família e das comunidades religiosas de que seus filhos recebam na escola uma educação integral. Se algum dia toda a sociedade se tornar atéia, seja banido o ensino religioso das escolas. Tanto quanto o fundamentalismo religioso é perverso o fundamentalismo laicista. 

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues

Arcebispo de Sorocaba - SP

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quarta-feira, 13 de julho de 2011

A VIRGEM DA ROSA MÍSTICA

A DEVOÇÃO a Nossa Senhora é o caminho mais breve para chegarmos ao SENHOR JESUS.
“Dizem coisas gloriosas sobre vós, Virgem Maria”! Publiquemos os louvores de Maria, tão sublime criatura de nosso Deus. As glórias de Maria vêm de seu divino filho, Jesus. Maria é obra prima da criação.

ROSA MÍSTICA

 Nossa Senhora apareceu, várias vezes, à vidente Pierina Gilli, em Montichiari, na Itália, entre os anos de 1947 e 1976. Durante uma aparição, no interior da Catedral de Montichiari, Nossa Senhora mostrou seu Coração luminoso, ornado com rosa branca, vermelha e amarela. Sorrindo dizia: “Eu sou a Imaculada Conceição…Aqui quero ser chamada Rosa Mística”(1947).

”Eu sou a mãe da Igreja… Quando trago aos meus filhos a mensagem do amor, uso o símbolo mais belo entre as flores:a rosa ” (1976)

SIGNIFICADO da expressão Rosa Mística: a Virgem Maria é como uma Rosa perfumada de virtudes excelsas: Mística é aquela pessoa que vive em profundidade de oração e união com Deus. Os místicos vivem imersos na transcendência divina. Que os cristão procurem imitar a vida mística de Maria!
O SENHOR DEUS, em sua pedagogia divina, envia – nos mais uma vez, neste conturbado século XX, a sua serva predileta e Rainha do Céu. Eis que ela surge como alvorada brilhante, no século das cores, com as rosas de três cores: a rosa BRANCA da oração, da pureza e da Imaculada Conceição, a VERMELHA do sacrifício e do amor cristão: a AMARELO- ouro do arrependimento e da conversão!

OBJETIVO. ROSA Mística Mãe da Igreja quer a renovação espiritual dos sacerdotes, dos institutos religiosos e dos leigos. O rebanho se renova em harmonia com a palavra e o exemplo dos pastores.


Os erros de doutrina de alguns, são provenientes de crise espiritual ou imaturidade psicológica. Os males do mundo são frutos do materialismo, dos vícios e do orgulho. Os que seguem o magistério da Igreja – a voz do Papa – estão sempre tem as luzes do Espírito Santo. A Igreja de Cristo é um rochedo invencível “Tu és Pedro” (pedra).
 Compreendemos porque o SENHOR, envia a Santíssima Virgem à humanidade. Ela é farol na tempestade, é a vencedora de todas as batalhas, ela há de esmagar a cabeça da serpente infernal, como afirmou na Cova da Iria: “POR FIM, O MEU CORAÇÃO IMACULADO TRIUNFARÁ.”

Maria é Mãe de misericórdia. O CORAÇÃO DIVINO DE JESUS está muito ofendido pelo mundo perverso e ateu. A humanidade se encontra num estágio de corrupção e decadência moral, sem precedentes.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

"JESUS SE IDENTIFICA COM O SEMEADOR", AFIRMA BENTO XVI

Na oração do Angelus deste domingo, no pátio interno da residência pontifícia de Castel Gandolfo, o papa Bento XVI refletiu a parábola do Semeador. "Jesus se identifica com o semeador, que espalha a boa semente da Palavra de Deus e percebe seus vários efeitos, segundo o tipo de acolhimento ao anúncio", disse o pontífice.

"Existe aquele que escuta superficialmente a Palavra, mas não a acolhe; aquele que a acolhe, mas não tem constância e perde tudo; aquele que é tomado pelas preocupações e seduções do mundo; e aquele que escuta de forma receptiva como a terra boa: aqui a Palavra dá fruto em abundância" – frisou Bento XVI.

O mesmo Evangelho deste domingo insiste também no método da pregação de Jesus, ou seja, o uso das parábolas. Porque lhes falas em parábola?,  perguntam os discípulos e Jesus responde fazendo a distinção entre eles e a multidão: "aos discípulos, ou seja, aqueles que já optaram por Ele, Jesus pode falar do Reino de Deus abertamente, aos outros, deve anunciá-lo em parábolas, para incentivar a decisão, a conversão do coração.

As parábolas, por sua natureza pedem um esforço de interpretação, interpelam a mente e a liberdade. No fundo, a verdadeira Parábola de Deus é Jesus, a sua Pessoa que através da humanidade, esconde e ao mesmo tempo revela a divindade. Deste modo Deus não nos obriga a crer Nele, mas nos atrai a Si com a verdade e a bondade de seu Filho encarnado: de fato, o amor respeita sempre a liberdade".

sexta-feira, 8 de julho de 2011

COMUNIDADE JAVÉ REALIZA "V SEMANA JOVEM - 2011"

De 11 a 15 de julho a Comunidade de jovens Javé realizará a "V Semana Jovem - 2011", que tornou-se tradicional entre a juventudade da paróquia São Domingos. Com o apelo para que o jovem cristão seja diferente em meio aos planos de uma sociedade que cultua vícios e ídolos passageiros, todos estão convidados paras as reflexões sempre às 19:30 H, na Igreja São Lucas!
PARTICIPE! 


quinta-feira, 7 de julho de 2011

CAMPANHA 1 MILHÃO DE BÍBLIAS - Conheça mais!

 O que nos ensina o Documento de Aparecida:
A Igreja peregrina é missionária por natureza, porque tem sua origem na missão do Filho e do Espírito Santo, segundo o desígnio do Pai. Por isso, o impulso missionário é fruto necessário à vida que a Trindade comunica aos discípulos. (347).

Propõe: Recomeçar desde Cristo.
   Ponto de partida: a realidade que nos    interpela.
   Ponto de chegada: ao serviço da vida    plena.
   A exigência: a Igreja em missão.
   As implicações: conversão pastoral e    renovação eclesial.
   O itinerário: o encontro com Cristo; vida    em comunidade; discipulado e    compromisso missionário.
   Os instrumentos: iniciação cristã e    formação permanente.
   Uma opção transversal: os pobres.

RECOMEÇAR DESDE CRISTO

      Todos os batizados são chamados a "recomeçar a partir de Cristo”, a reconhecer e seguir sua Presença com a mesma realidade e novidade, o mesmo poder de afeto, persuasão e esperança, que teve seu encontro com os primeiros discípulos nas margens do Jordão há 2.000 anos (549).
      O projeto de Jesus é instaurar o Reino de seu Pai. Por isso, pede a seus discípulos: “Proclamem que está chegando o Reino dos céus!” (Mt 10,7). Trata-se do Reino da vida. Porque a proposta de Jesus Cristo a nossos povos, o conteúdo fundamental dessa missão, é a oferta da vida plena a todos. (361)
      Invocamos o Espírito Santo para podermos dar o testemunho de proximidade que entranha proximidade afetuosa, escuta, humildade, solidariedade, compaixão, diálogo, reconciliação, compromisso com a justiça social e capacidade de compartilhar, como Jesus o fez. Ele continua convidando, continua oferecendo incessantemente vida digna e plena a todos. (363)

Projeto Nacional de Doação de 1 Milhão de Bíblias para 1 Milhão de Famílias

      Inserido no Projeto Brasil na Missão Continental, esta campanha é um serviço que a CNBB oferta a todos os Regionais, (Arqui) Dioceses, Pastorais, Organismos do Povo de Deus, Movimentos e outras Associações da Igreja Católica em nosso País, bem como a todos(as) os(as) Discípulos(as) Missionários(as), chamados(as) a anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo.

Tema: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).

Lema: “Discípulos e servidores da Palavra de Deus”.

A Campanha é composta por 1 Kit de evangelização, contendo uma unidade de :
      Bíblia Sagrada
      Bíblia Infantil: Deus fala a seus filhos
      Pequeno Catecismo: Eu Creio
      Livreto: Iniciação à leitura da Bíblia

   Esta campanha objetiva essencialmente levar a Palavra de Deus aos nossos irmãos e irmãs que não têm condições de comprar a Bíblia e outros materiais educativos de evangelização.
      A Campanha não é uma simples ação de distribuição de Bíblias em comunidades carentes; precisa estar inserida num adequado Projeto Diocesano de Evangelização.
      A campanha também não é uma venda subvencionada, ou seja, produtos mais baratos.

Todos os Bispos poderão solicitar o Kit, nas quantidades dos materiais que desejarem, desde que sua utilização se insira no Projeto Diocesano de Evangelização de sua Diocese.

Prioridades no atendimento:

      1º Regional NE 4 – Piauí      

 2º Regionais da Amazônia Legal 

      3º NE1, NE2, NE3, NE5, O1, O2, CO


quarta-feira, 6 de julho de 2011

COMUNIDADE PAROQUIAL SE PREPARA PARA A FESTA E NOVENA EM LOUVOR A SÃO DOMINGOS

A comunidade paroquial já está trabalhando para a realização da tradicional quermesse e das cerimônias religiosas da novena em preparação para a festa de São Domingos de Gusmão, celebrada em 8 de agosto, cujo tema nesse ano é: "A igreja precisa de discípulos e missionários!".

Logo mais, teremos uma programação especial aqui no blog de nossa paróquia em comemoração ao padroeiro.


Acompanhe a programação da novena:

 

terça-feira, 5 de julho de 2011

RETIRO DO CLERO 2011


Nesta Semana, de 04 a 07 de julho, os padres da nossa diocese de São João da Boa Vista, estão reunidos em oração no Alto da Serra na cidade de São Pedro.
O pregador do retiro espiritual do clero é o padre Luís Henrique, acessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB.

Os sacerdotes irão entrar em oração pelo nosso bispo, D. David, e pelo nosso clero para que esse retiro seja uma verdadeira experiência de comunhão fraterna.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O EVANGELIZADOR É UM COMUNICADOR

    A Igreja existe para evangelizar, para comunicar a boa nova do evangelho e fazer discípulos de Jesus entre todos os povos. Esta é a missão que Jesus confiou a sua Igreja, com a garantia de que Ele estaria com sua Igreja até o fim do mundo (Mt 28,19).
Obediente ao mandato de Jesus, os apóstolos, logo após a Ascensão, saíram para proclamar a boa notícia por todos os lugares (Mc 16,20).

    A mensagem de Jesus não é esotérica, isto é, não é para ficar escondida ou reservada a algum grupo de iniciados, a alguma seita ou religião; ao contrário, ela é destinada a todos os povos: “o que vos é dito aos ouvidos, proclamai-os sobre os telhados” (Mc 10,27).

    São Paulo após a sua conversão compreendeu essa necessidade de comunicar a mensagem do evangelho de maneira radical: “anunciar o evangelho não é título de glória para mim; é, antes, necessidade que se me impõe. Ai de mim, se eu não evangelizar” (1 Cor 9,16).
Diante  desta urgência da missão, a Igreja não pode deixar de usar os modernos e potentes meios de comunicação, como a imprensa, o rádio, o cinema, a TV, o celular, a internet e outros mais, para comunicar a uma imensa multidão de pessoas a mensagem de Cristo, “o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam sua perfeição” (Bento XVI).

    Não podemos nos esquecer que os  meios de comunicação são apenas instrumentos para se comunicar, não são bons nem maus; tudo depende da finalidade de seu uso. Eles não devem substituir o contato pessoal, pois a comunicação  é,  antes de tudo, relação entre pessoas para criar  comunhão, pois o homem é um ser relacional e a comunicação é essencial em sua vida.
   
    Mais importante que os meios usados é o comunicador e  a mensagem que ele transmite.  Aliás, este é o sentido da palavra comunicação que vem do latim “communis” e significa comunidade. Não devemos, pois,  nos isolar das pessoas que estão ao nosso lado, nem querer construir um mundo paralelo, diferente daquele em que vivemos.

    Mesmo não tendo os meios modernos de comunicação ao seu alcance, você, discípulo e missionário de Jesus, deve ser um evangelizador, um comunicador, em sua casa, em seu trabalho e na sua vida social.

Dom Raymundo Damasceno Assis

cardeal arcebispo de Aparecida

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O DOMINICANO - JULHO

Acompanhe na íntegra a edição de junho do nosso jornal - O DOMINICANO!

Família: presente de Deus!

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