terça-feira, 13 de setembro de 2011

BOTE FÉ: EVENTO ACOLHE CRUZ DA JMJ E O ÍCONE DE N. SENHORA


 Com a escolha do Brasil para sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora peregrinam em todo o país a partir do dia 18 de setembro de 2011, quando ambos serão acolhidos na Arquidiocese de São Paulo. A festa será realizada das 9h às 21h, no Parque de Materiais da Aeronáutica (PAMA), próximo ao Campo de Marte, com shows, reflexões sobre a jornada e testemunhos de peregrinos que foram à Madri.

Às 16h, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegam ao local e, em seguida, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, preside missa.
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro, durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final do Ano Santo, depois de fechar a Porta Santa, o papa João Paulo 2º deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do papa naquela ocasião:"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção".

Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África, Austrália e Espanha, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994, a Cruz peregrina pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

Em 2003, o papa João Paulo 2º presenteou os jovens com um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
"Hoje eu confio a vocês… o Ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas" (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).

O papa Bento 16 anunciou  que o lema da Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, será "Ide e fazei discípulos de todos os povos", expressão baseada no Evangelho segundo São Mateus.

NOSSA DIOCESE NO EVENTO

Reserve na sua agenda o dia 18 de setembro de 2011. Nesta data acontecerá um grande evento católico que mobilizará toda a cidade de São Paulo: “Bote Fé”.
Este grande evento promovido na Arquidiocese de São Paulo faz parte das várias iniciativas de uma campanha promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB, em parceria com dioceses, pastorais, movimentos eclesiais, novas comunidades e gravadoras católicas. O principal objetivo desta campanha é chamar a atenção dos brasileiros para a importância da evangelização da juventude.
O evento será realizado na região do Campo de Marte, zona norte da capital, a partir das 9h.
A campanha “Bote Fé”, também tem o objetivo de acolher a cruz que chegará de
Madri para JMJ 2013 que acontecerá no nosso país.
Nossa diocese estará presente neste evento.
Caso sua paróquia queira participar é só cadastrá-la pelo telefone:               (11) 2772-7173         (11) 2772-7173 (Silvia) ou e-mail: botefesp@gmail.com botefesp@gmail.com   

Pe. Aloísio (Acessor diocesano para a juventude)
(Convite publicado no site da Diocese - acesse com o link ao lado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...