sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ESPECIAL SÃO DOMINGOS: Uma ordem de pregadores


Nascimento da Ordem dos pregadores

No mês de abril de 1215, os padres de Toulose, Frei Pedro Seila e |Frei Tomás, eloqüentes pregadores, professaram o seguimento de Cristo vivendo o mesmo estilo de vida de Domingos….Em meados do mês de junho, do mesmo ano, a pequena comunidade, com residência em casa de Pedro Seila, recebe uma carta do bispo de Toulouse, na qual confere a Domingos a missão de pregar na sua diocese, e a autorização para fundar a Ordem dos Pregadores. Inocêncio III acolhe o projeto de Domingos. A falta de preparação adequada do clero fez com que o Concílio reservasse aos bispos o direito de pregar a Palavra de Deus.

A tradição da época narra que o Papa Inocêncio III, intrigado com a posição do Concílio, que proibia a fundação de novas ordens religiosas, sonhou que a Igreja de São João de Latrão estava caindo, devido à quebra das estruturas, e que Domingos carregava nos ombros parte do edifício, evitando que a Igreja caísse por terra. O papa Inocêncio III reconheceu, neste sonho profético, que a Ordem que Domingos queria fundar seria uma coluna na Igreja. Por isso, mandou chamá-lo, aprovou sua proposta e o despediu com sua benção…Em meados de dezembro de 1215, o Papa manda chamar Domingos para comunicar-lhe que havia decidido aprovar validamente sua Ordem, como tinha feito com a Ordem de São Francisco de Assis. Confirmação da ordem-Quando Domingos se dispunha a voltar a Roma, pra apresentar ao papa Inocêncio III o resultado da escolha da Regra…foi informado da morte do Pontífice, ocorrida em 16 de julho de 1216. Com a confiança no Senhor, Domingos apresentou-se ao novo Papa, Honório III…que..no dia 22 de dezembro de 1216…expedia a Bula de confirmação da ordem. Em 11 de fevereiro de 1218, o Pontífice expedia a Bula, dando à Ordem o honroso título de “Irmãos da Ordem dos Pregadores”…com plena faculdade de exercer este ministério na Igreja e fora dela;

Os mendicantes

O bispo Folques é consciente das limitações econômicas da nascente comunidade de irmãos pregadores; cria-se um fundo econômico, proveniente do dízimo paroquial, para o sustento dos irmãos….Domingos inicia a formação de novos irmãos pregadores, na escola da absoluta confiança na providência de Deus, vivendo na mendicância itinerante.

Preparação teológica

Para desempenhar a missão de pregadores itinerantes, Domingos não descuidava da formação permanente de seus companheiros. Numa manhã d 1215, Domingos inscreveu seis dos seus irmãos na escola de teologia do professor inglês Alexandre Stavensby. Domingos queria que seus filhos estivessem em dia com as correntes teológicas, para o exercício da pregação. No que diz respeito à formação espiritual, exortava os irmãos a serem: humildes…assíduos na oração, desprendimento total, sempre dispostos a renunciar a própria vontade, e executar com obediência voluntária ao que manda o prelado.Observar o silêncio, nas horas e lugares destindos à oração e ao estudo; não falar mal nunca dos ausentes e guardar diligentemente os livros, roupas e outras coisas que estão a serviço da comunidade.



Visão dos apóstolos São Pedro e São Paulo

A aspiração missionária de Domingos era levar a Palavra de Deus a “todas as nações”, ao mundo dos crentes de Jesus Cristo. Certo dia, quando orava na Basílica de São Pedro, em Roma, teve uma visão dos apóstolos São Pedro e São Paulo. Parecia que Pedro lhe entregava o bastão e Paulo um livro, dizendo-lhe: “Vai  prega, porque Deus o escolheu para esse ministério”.
Ao mesmo tempo, parecia contemplar seus filhos espalhados por todo o mundo, indo de dois em dois, a pregar aos povos a palavra divina. De regresso a Toulouse, convoca todos os irmãos e lhes manifesta que, embora poucos em número, decidiu dispersá-los em diversas partes do mundo, bem convencido de que o grão espalhado frutifica, e que amontoado, apodrece.


Do livro "Nas pegadas de São Domingos de Gusmão". Ir. Maria Izabel Coenca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...