segunda-feira, 15 de agosto de 2011

15 DE AGOSTO: FESTA DA ASSUNÇÃO DA VIRGEM MARIA


Maria, Filha diletíssima de Deus Pai, Mãe de Deus Filho e Esposa do Espírito Santo, reúne em si todos os privilégios que uma criatura pode conter, sem transpor os limites entre o ser contingente e o Criador. Partícipe da união hipostática relativa, é Ela o pináculo da criação como que proporcional à Santíssima Trindade. Elevada a tão sublime grau de glória, Maria também é capaz de extremos atos de ternura para com os homens.

Esta é a vitória de Maria, celebrada nesta festa da Assunção. Ela está coroada de Doze estrelas, na fronte, por ter assumido e vencido, no seu papel de Mãe de Jesus e Mãe da Igreja.
Na sua Assunção, Maria diz-nos agora: Olhai: a minha vida era dom de mim mesma. E agora esta vida perdida, de entrega e serviço, alcança a verdadeira vida: a vida eterna, a vida plena, a vida repleta de sol, circundada pela luz de Deus.
A vida não se conquista, tomando-a para si, mas oferecendo-a e multiplicando-a, pelos outros.

A Assunção da Virgem Maria representa a fé da Igreja na obra da redenção. Entre as formas de redenção a Igreja reconhece uma forma radical de redenção: Unida ao Filho na vida e na morte, a Igreja sabe que Maria foi associada à glória do Filho Ressuscitado.

A Assunção é a Páscoa de Maria. Criatura da nossa raça e condição, Mãe da Igreja, a Igreja olha para Maria como figura do seu futuro e da sua pátria.
Só Deus pode dar uma recompensa justa aos serviços prestados aqui na terra; só ele pode tirar toda dor, enxugar todas as lágrimas, encher nossa vida de alegria.
A festa da Assunção de Maria nos faz crer que a vocação da humanidade é chegar à plena realização e à vitória definitiva sobre todas as mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...